Audi RS6 completa 20 anos: 20 curiosidades do esportivo atemporal

Em agosto de 2002, há 20 anos, a Audi apresentava ao mundo sua mais nova criação esportiva: a dupla sedan/station RS6. A criação “endiabrada” vinha para dar ainda mais força ao segmento de modelos de luxo esportivos da época, que, dentro da própria Audi, ainda contava com o RS4, lançado três anos antes. Os RS6 vinham para serem maiores, mais luxuosos e, claro, ainda mais poderosos.

Foto: Audi/divulgação

O modelo icônico já trazia de série a tração integral Quattro, marca registrada da fabricante alemã, além do poderio de sobra de um motor V8 biturbo de 4.2 litros com 450 cv de potência. Quem cuidava da transmissão de tanta força para as quatro rodas era uma caixa automática de cinco velocidades. São três características que ele mantém até hoje, 2022: tração integral, motor biturbo e câmbio automático.

A tal primeira geração, chamada de C5, durou até 2004, e, no final de sua produção, ganhou até uma série especial chamada de “Plus”, com ainda mais potência: 480 cv. Só em 2008 viria o novo RS6, o C6. Seu motor já era um gigantesco V10 de 5.0 litros com mais de 570 cv, além da transmissão automática de seis velocidades e tração Quattro de série. Ela durou até 2011.

Foto: Audi/divulgação

A terceira veio em 2013, chamada de C7, e tinha menos cilindrada em seu motor, mas potência aproximada: aqui era um 4.0 V8 biturbo de cerca de 560 cv. Graças a nova transmissão automática de oito velocidades. Essa foi, até então, a geração mais longeva do RS6 em produção: durou por cinco anos, até 2018.

Logo veio a seguinte, e atual, C8, lançada em 2019 como modelo 2020. Sua receita construtiva traz também motor 4.0 V8 biturbo, mas gerando quase 600 cv, além da caixa automática de oito velocidades e tração Quattro. É o mais rápido da história, levando apenas 3,6 segundos para ir de 0 a 100 km/h partindo da imobilidade. O ícone está à venda no Brasil oficialmente pela Audi. Seu preço? Quase R$1,1 milhão. Um ícone de respeito e muito, mas muito valor.

Foto: Audi/divulgação

20 curiosidades em 20 anos

1 – A suspensão Dynamic Ride Control (DRC) foi lançada na primeira geração (C5) e continua na quarta e atual geração (C8) seguindo os mesmos princípios de funcionamento.

2 – A atual geração do RS6 preserva apenas três peças da carroceria do A6 de entrada: o teto, as duas portas dianteiras e a tampa do porta-malas.

3 – O motor da segunda geração (C6) ocupava tanto espaço na dianteira que o reservatório de água foi deslocado para uma posição, digamos, atípica: próximo à porta do passageiro.

4 – A exclusiva cor “Sebring Black Crystal Effect”, lançada na atual geração (C8), homenageia o local onde a primeira geração do RS6 (C5) fez a sua estreia nas pistas de corrida, em 2003, na cidade de Sebring, na Flórida (EUA). Desde então, todas as cores da linha RS se referem a autódromos famosos que receberam os esportivos da marca.

5 – O propulsor biturbo está presente em todas as quatro gerações do modelo.

Foto: Audi/divulgação

6 – A primeira geração do RS6 inaugurou o sistema de escape duplo com saídas ovais que se tornaram atualmente o padrão da linha RS.

7 – A tração integral Quattro, uma das mais prestigiadas do mundo, está presente no modelo desde a primeira geração.

8 – Os faróis em LED da atual geração (C8) são do Audi A7, sendo o RS6 o único membro da família A6 que permite  utilização de laser sob encomenda.

9 – O sistema de refrigeração adicional do motor, presente na segunda e terceira geração, precisou ser substituído na atual geração para um sistema mais compacto e adequado ao uso diário do veículo.

10 – A atual geração do RS6 foi o primeiro modelo da Audi a ser equipado com rodas de liga leve pintadas de preto como item de série.

Foto: Audi/divulgação

11 – Desde a segunda geração, o modelo integra o seleto “clube dos 300”, ou seja, os carros que ultrapassam os 300 km/h.

12 – O pacote de personalização do veículo com alumínio fosco está disponível somente nos modelos RS, e no RS6 vem sendo oferecido desde a primeira geração.

13 – Projetado das pistas para as ruas, o RS6 tem uma arquitetura focada em esportividade, com centro de gravidade baixo, aparência musculosa e espaço extra para diâmetros de rodas maiores.

14 – A tonalidade de interior Cognac Brown, exclusiva e uma das mais populares da Audi, foi usada na primeira geração do modelo, em uma edição limitada de 2004, e hoje é oferecida como opcional em homenagem ao primeiro modelo.

15 – O evento de lançamento do RS6 ocorreu no circuito de Nürburgring, na Alemanha, onde os revendedores da Audi formaram um comboio de 30 carros para desfilar com a novidade diante de um público de 194 mil pessoas.

Foto: Audi/divulgação

16 – Nascido no velho continente, o RS6 ampliou suas raízes europeias para se tornar um cidadão do mundo, conquistando mercados importantes como o chinês, desde a  terceira geração, e o norte-americano, na atual geração.

17 – A primeira geração do RS6 foi usada na competição American Le Mans Series (ALMS), nos Estados Unidos, que consagrou em sua primeira temporada o piloto norte-americano Randy Pobst.

18 – O Sistema de Cancelamento de Ruído Pirelli (PNCS, na sigla em inglês) foi usado pela primeira vez na terceira geração e conta com pneus especiais que produzem baixo ruído de rolamento devido a uma esponja de poliuretano integrada ao corpo do pneu. Dessa forma, o sistema absorve a maior parte das vibrações, garantindo significativamente menos poluição sonora.

19 – A arquitetura do RS6 exige tubulações mais longas e, durante o reabastecimento nos testes de rodagem dos protótipos, surge um ruído de ar conhecido como “tank mooing”, que graças à otimização da tubulação, foi naturalmente cessado nos carros de produção em série.

20 – Metade dos clientes do RS6 na Europa encomendam um engate de reboque para o veículo, mostrando a combinação entre o DNA esportivo e a versatilidade para o uso diário.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.