(Avaliação) JAC E-J7: sedan elétrico bom de preço está quase lá…


É meio complicado entender os nomes dos carros elétricos da JAC: E de “elétrico”, J de “JAC” e 7 se refere ao tamanho. Mas além do nome é bom explicar mais algumas coisinhas sobre o E-J7, que afinal ainda é um ilustre desconhecido para muitos: sedan grande 100% elétrico, tem porte de um Audi A5 Sportback, foi desenvolvido a partir do JAC J7 (seu equivalente a gasolina), tem vários pitacos da VW no projeto, é vendido no Brasil desde o final de 2021 e hoje custa R$253 mil.
Até parece um preço alto, mas levando em conta aquilo cobrado por alguns sedans híbridos, que já vão bem além da barreira dos R$300 mil, levar um 100% elétrico, maior, por menos é até interessante. Lembrando que esse JAC ficou mais barato desde o lançamento há dois anos: eram R$260 mil.

Diferente dos normais
O carro é bem diferente, e talvez por isso atraia tantos olhares na rua. A carroceria, larga e fluída, fica dividida com o teto preto e agrada no conjunto da obra: é moderna, mescla bem esportividade e classe e, tirando alguns pontos, não copia nada de ninguém. E quem olha pra ele já mata a charada: o EJ-7 tem cara de carro elétrico e isso ninguém nega. Bonito ou feio? Vai do gosto de cada um.

E o que chama a atenção é que ele é alto e erguido do solo (cerca de 13 cm, quase o mesmo que um Chevrolet Onix Plus), além de ter pneus altos com rodas 17”: geralmente esses carros são bem baixos, com rodonas pelo menos de aro 19 e pneus de perfil mínimo. Que diferença isso faz? Assim ele fica mais adequado ao solo brasileiro, e ganha pontos no conforto e dissipação dos impactos de pisos ruins, por exemplo. Isso sem falar que dificilmente “enrosca” em obstáculos. Até aqui, ótimo.

Mas nada disso tira o fato que ele ainda não está “no estado da arte” em suspensão: frente e traseira não conversam muito bem (o comportamento de uma e outra é bem diferente), os amortecedores tem curso limitado e batem seco com frequência, e das molas vêm quase todos os ruídos de rodagem. Talvez trocando os pneus Giti chineses por Michelin, como no SUV E-JS4, já ajude. Há o que melhorar.

Mas ainda que o conforto fique na frente da dinâmica desse conjunto, o E-J7 é bom nas curvas e desvios rápidos de trajetória. Muito também pelo centro de gravidade baixo, peso concentrado no assoalho (baterias) e barra estabilizadora nos dois eixos. Ao volante o motorista só sofre com a típica direção leve e “boba” dos JAC: são perfeitas para manobras e uso urbano, mas não nas altas velocidades. Para amenizar, o modo “Sport” da direção coloca mais peso na assistência elétrica.

De fino trato
Surpreende, por dentro, o nível geral. As linhas classudas não são bonitas só aos olhos como também ao toque: só materiais de primeira, com montagem correta, inclusive atrás. LEDs do painel e portas, que tem configuração de intensidade, cor e ritmo de acendimento fazem bem a cabine como um todo. A multimídia vertical gigante e o painel de instrumentos digital também, apesar da lentidão e operação confusa da central.
Como dica, talvez um teto interno escurecido melhore ainda mais, e faça mais jus aos materiais escuros do painel e bancos, esses inclusive bem agradáveis no conforto e bem-estar. Teto claro cai bem num SUV, mas nem tanto num sedan elétrico e mais esportivo como o E-J7. A acomodação é fácil para todo mundo: o motorista e passageiros viajam mais baixos, mas não como no seu “irmão de tamanho” Audi A5, por exemplo. Ideal.
Só não dá pra entender a falta de ajuste de profundidade do volante, mas isso é mal de boa parte dos carros chineses. Num carro desses, ter um ajuste fino da posição de guiar conta bastante. Em contrapartida, o motorista tem ao seu dispor ajustes elétricos de distância e altura (tanto da parte de trás quanto da frente do assento), fora a tradicional alavanca manual que permite a regulagem do encosto. Nem mesmo os mais altos encontram problemas com a altura da cabine.
Atrás três se acomodam com espaço e conforto para as pernas e ombros. Boa a sacada de ter assoalho plano, coisa que vale muito num sedan. E falando em ideia boa, o porta-malas é talvez uma das maiores virtudes do E-J7: além da tampa gigante com abertura tão grande quanto, que vai até o teto e ergue inclusive o vidro traseiro, ele é o primeiro JAC vendido no Brasil a ter abertura/fechamento elétricos. Lá dentro cabem nada menos que 590 litros segundo a fabricante.

Anda muito, para bem e gasta pouco
Esse sedanzão de quase 4,8 m de comprimento, 1,82 m de largura e 2,76 m de entre-eixos é completamente elétrico. Com tração dianteira, o motor frontal despeja 194 cv de potência e 34,7 mkgf de torque a zero rpm. Animam. Tanto que ele acelera como um esportivo e leva menos de 6 segundos para ir de 0 a 100 km/h, isso já contando com o “coice” dos quase 35 quilos de força imediata, que colam os ocupantes no banco e erguem bastante a dianteira sempre que se pisa fundo.

Anda e para muito bem: mesmo com discos sólidos atrás (não são ventilados), o sistema de freios tem resposta praticamente imediata ao comando do pedal esquerdo, e segura os 1.650 kg do carro com competência de sobra. A JAC, baseada no ciclo NEDC, fala em exatos 402 km de alcance para o sedan E-J7, e é isso que o computador de bordo informa com 100% de carga das baterias de 50 kWh, mesmas do E-JS4. Aliás, o motor elétrico também é o mesmo do SUV, mas lá são 150 cv.
A regeneração de energia nas frenagens tem três níveis que o motorista escolhe, sendo que o mais forte chega perto de ser um One Pedal Drive. Mas precisa reconfigurar tudo a cada vez que o carro é ligado: depois de uns 5 minutos desligado ele “zera” todas as escolhas de condução, inclusive aquela que endurece a direção elétrica. Já o Hill Holder, que quase causou problemas no teste do E-JS4, aqui também é imprevisível: talvez ele segure o carro, ou talvez não.

Falando em gasto de energia, o E-J7 é até contido. Os 402 km de alcance viram cerca de 380 na vida real, ainda bons pra um sedan grande de luxo. No uso misto entre cidade e estrada, a média geral dos 450 km rodados no teste foi de 13,2 kWh/100 km, ou 7,6 km/kWh. O baixo arrasto aerodinâmico mostra suas vantagens. Pra recarregar, pode ser em tomadas 220V, wallbox ou eletropostos, desde que haja um adaptador pra converter o padrão GB/T (que só a JAC adota no Brasil) para o Tipo 2, tradicional. No E-J7 esse adaptador vem de série.
Vale olhar
Se você não conhecia o E-J7, prazer. Assim com os outros JACs elétricos, são bons de preço e com vários benefícios, mas pisam na bola lá e acolá. Ninguém é perfeito, ainda mais tendo a estrutura limitada da JAC brasileira. Mas se existe a busca por um elétrico que não seja SUV nem hatch pequeno, o E-J7 está no caminho certo, e dá a largada nesse caminho te encantando com uma das melhores armas: o preço.
Ficha técnica:
Concepção de motor: elétrico, dianteiro, refrigeração líquida de baterias e propulsor, conjunto de baterias de fosfato-ferro-lítio instaladas no assoalho, capacidade de energia de 50 kWh |
Carregamento: entrada GB/T, recarga via eletropostos (de 1h45min a 8h00min dependendo da força), wallbox (cerca de 8h00min) e tomadas 220V (cerca de 28 horas). Regeneração de energia durante condução |
Potência: 193 cv |
Torque: 34,6 mkgf |
Suspensão dianteira: independente, McPherson, com barra estabilizadora |
Suspensão traseira: independente, multibraço, com barra estabilizadora |
Direção: com assistência elétrica progressiva |
Freios: discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira |
Pneus e rodas: Giti Comfort F22 Advanztech, medidas 215/55 com rodas de liga-leve aro 17 |
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,77 m/1,82 m/1,51 m/2,76 m |
Porta-malas: 590 litros |
Alcance: 402 km (ciclo NEDC) |
Peso em ordem de marcha: 1.650 kg |
Aceleração 0 a 100 km/h: 5,9 segundos |
Velocidade máxima: 150 km/h (limitada eletronicamente) |
Preço básico: R$252.900 |
Itens de série:
Teto solar, Central multimídia tipo Ipad com tela de 13” HD Touchscreen, Conectividade com Apple Car Play e Android Auto e Bluetooth, Sistema Keyless (Chave com destravamento remoto das portas e do porta-malas) com entrada e partida sem chave, Painel de LED 100% Digital Active Info Display, Sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro), Ar Condicionado Automático Digital com painel Touch Screen, Saída de Ar Condicionado na fileira traseira, Bancos do motorista com aquecimento, Bancos revestidos em couro Ecológico Premium JAC Seat, Painel Soft-touch com revestimento em couro ecológico Premium JAC, Volante multifuncional revestido em couro Ecológico Premium JAC, Volante com regulagem de altura, 4 alto falantes e 4 tweeters, Projetor com luz de Led Auxiliar nas Portas, Apoio de braço na segunda fileira de bancos com porta copos, Apoio de braço na primeira fileira de bancos com compartimento, 1 entradas USB e 12V no console dianteiro, 2 Entrada USB para segunda fileira, Porta Malas com Abertura Elétrica, 6 Airbags (Dois frontais, Dois laterais dianteiros, Dois de cortina), BAS – Brake Assist System, TCS – Traction Control System, ESP – Eletronic Stability Program, HSA – Hill System Assist, BOS – Brake Overide System, TPMS – Tire Pressure Monitoring System, Função Auto Hold (Imobiliza o veículo ao parar), DLR – Luzes diurnas em LED, Freios ABS com EBD, Desembaçador do espelho retrovisor, Faróis com regulagem elétrica de altura, Faróis e lanternas de neblina, Faróis e Lanternas em LED, Faróis com acendimento automático, Função “Follow me Home”, Travamento automático das portas à 15 km/h, Aviso de cinto não acoplado (todos), Piloto Automático, Freio de estacionamento elétrico, Câmera de ré, Isofix, Sensor de Chuva, Rodas de Liga-Leve aro 17 Diamantadas