(Lançamento) Honda apresenta Accord e:HEV: híbrido chegará ao Brasil em junho

A Honda apresentou hoje uma novidade para sua linha no Brasil: o Accord e:HEV, versão híbrida que desembarca por aqui em junho, sendo o primeiro veículo com esse tipo de motorização da marca no mercado nacional. Essa nova configuração deve substituir o Accord atual, oferecido somente na versão topo de linha Touring com motor 2.0 Turbo.

O e:HEV é equipado com dois motores elétricos que rendem 184 cv e cerca de 32 mkgf de torque, e um 2.0 do ciclo Atkinson com aspiração natural, que rende 145 cv e 17,8 mkgf de torque. Sua tecnologia de funcionamento é inédita no mercado brasileiro: o par de motores elétricos, acoplados a uma transmissão chamada de E-CVT, não trabalham em conjunto com o 2.0 convencional, diferentemente do convencional.

Na realidade, esse Accord está mais para elétrico do que para híbrido, afinal, na maioria do tempo, o que o movimenta é a propulsão elétrica. A única bateria, instalada sob o banco traseiro, é recarregada com a energia gerada pelo motor 2.0 convencional, e um dos dois motores elétricos, inclusive, também produz carga para abastecer o sistema.

O funcionamento do trem-de-força do Accord e:HEV em cada situação (Foto: Divulgação/Honda)

Mas, então o 2.0 do ciclo Atkinson serve só para gerar energia para os propulsores elétricos? Não, afinal é totalmente ativado em velocidades acima dos 110 km/h, transformando o Accord e:HEV em um híbrido mais comum (motor a combustão convencional que movimenta o carro e, enquanto isso, recarrega os motores elétricos). O curioso é que o propulsor a combustão não funciona com nenhuma transmissão: ele é ligado apenas a um diferencial com relação extremamente longa.

São três modos de condução: Eco, Normal e Sport, que modificam não só o desempenho do carro, mas também o nível de regeneração de energia (freio-motor mais ou menos intenso). Segundo o Inmetro, esse Accord híbrido consegue fazer médias de até 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada.

O visual também passa por mudança: além do novo tipo de propulsão, o Novo Accord recebe atualizações no design com os parachoques dianteiro e traseiro renovados, assim como a grade dianteira e as rodas diamantadas aro 17. O sistema Sensing, que contempla vários assistentes de direção, também passou por melhorias e recalibrações, ficando mais eficiente.

Preços e conteúdos ainda não foram divulgados pela fabricante, mas a certeza é que o modelo chegará às concessionárias a partir de junho. A lista de equipamentos de série deve ser semelhante à do Accord Touring 2.0 Turbo atual, que custa cerca de R$255 mil.

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Com 21 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.