(Lançamento) Volvo EX30 estreia com preço de Corolla Cross e mira nos chineses

A Volvo é uma das marcas que mais têm se preocupado, investido e dado a devida atenção ao mercado brasileiro: sempre alinha seus produtos daqui com os europeus, não demora para trazer novidades e aposta no bom custo X benefício, fazendo frente inclusive a modelos nacionais. Bom exemplo é o do novo EX30, prometido pra cá desde quando foi apresentado no exterior, há cerca de três meses: ele estreia a nova identidade visual da marca por aqui, e, para muitos, é considerado revolucionário no design e projeto.

O novo modelo de entrada da marca, sempre elétrico e com carroceria SUV, compartilha a plataforma modular SEA 2 com modelos da Geely, atual proprietária da marca sueca, ao invés de usar da tradicional base SPA já encontrada no XC40, XC60, XC90 e afins. Para efeito de comparação, o EX30 é um pouco maior que um VW T-Cross, chegando aos 4,23 m de comprimento, 1,84 m de largura, cerca de 1,55 m de altura (o VW tem 1,60 m) e 2,65 m de entre-eixos. Seu porta-malas ronda os 400 litros de capacidade, e, sob o capô, há outro compartimento de 7 litros para objetos menores.

A grande atração do Volvo de entrada está na faixa de preço. Ele entra em pré-venda em quatro configurações (baterias de 51 kWh ou 69 kWh de capacidade), divididas em três níveis de acabamento (Core, Plus e Ultra), partindo praticamente do mesmo valor cobrado por um Toyota Corolla Cross Hybrid. Além disso, o EX30 acaba saindo mais em conta que muitos SUVs elétricos chineses, a exemplo do BYD Yuan Plus ou JAC E-JS4, ainda que esses sejam maiores que a novidade.

A versão de entrada Core pode ter baterias de 51 kWh por R$220 mil ou de 69 kWh por R$240 mil, seguida da intermediária Plus de R$265 mil (sempre com 69 kWh) e, no topo da linha, está a Ultra, de R$280 mil (também com 69 kWh). As versões com maior capacidade de armazenamento de carga são chamadas de Extended Range (“Alcance Estendido”), mas toda a linha usa o mesmo powertrain: motor elétrico instalado no eixo traseiro, que rende sempre 276 cv de potência e 35 mkgf de torque imediatos. Assim como no XC40 P6, a força do EX30 é enviada para as rodas traseiras.

A Volvo fala que o novo SUV leva, em média, apenas 5,5 segundos na prova de 0 a 100 km/h, com máxima limitada eletronicamente em 180 km/h, assim como outros carros da marca. A versão Core de entrada, com baterias menores, consegue rodar cerca de 340 km com uma carga completa, número que sobe para bons 470 km no caso das versões com 69 kWh de capacidade. Dotado de entrada elétrica no padrão Tipo 2, ele já é preparado para suportar recargas ultrarrápidas de até 153 kW, levando, nesse caso, apenas 25 minutos para recuperar 70% de sua energia. O material das acumuladoras é sempre íon-lítio, e, usualmente, elas ficam rentes ao assoalho.

Foto: Volvo/divulgação

Pensado para ser o Volvo mais ecológico e menos prejudicial ao meio-ambiente da história, o EX30 traz recursos como interior 100% sustentável, feito com materiais reciclados e renováveis, como jeans, linho e lã. Couro, nem pensar. Quem comprar o carro terá quatro opções de acabamento interno: Mist, Breeze, Pine e Indigo.

De série, o novo carro da marca, que é fabricado na China junto do XC60, traz tela central de 12,3”, funcionalidades do Google Automotive, e não dispõe de painel de instrumentos: todas as informações para o motorista estão na multimídia. Outra curiosidade é a disposição do porta-luvas, colocado abaixo da tela central, e não do lado do passageiro: isso facilita o acesso do compartimento também pelo motorista.

Há ainda conjunto óptico em LED, farol alto com comutação automática, sensores de chuva e crepuscular, ar-condicionado automático digital (uma ou duas zonas, dependendo da versão), câmera de ré (ou 360º nas versões mais caras), sensores de estacionamento (só dianteiros ou em toda a volta do carro, dependendo do nível de acabamento), rodas de liga-leve diamantadas (aro 18, 19 ou 20), 6 airbags, retrovisores com rebatimento elétrico, chave presencial e mais.

Falando nas tecnologias de condução, ele oferece sempre alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, assistente de permanência em faixa, monitor de ponto-cego, piloto automático adaptativo (ACC), alerta de abertura das portas quando há veículos/ciclistas/pedestres por perto, e um sistema de detecção de fadiga do condutor mais aprimorado: câmeras e sensores internos monitoram as expressões faciais do motorista milhares de vezes por minuto, buscando sinais de desatenção, sonolência ou outras anomalias durante a condução, e emitindo um alerta.

As versões mais caras podem trazer ainda retrovisores interno e externos com função fotocrômica, carregador de celular sem fio, sistema de som assinado pela Harman Kardon, iluminação ambiente em LED personalizável, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos, sistema Park Assist, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memórias de posição, teto-solar panorâmico, função de climatização do interior a distância e por aí vai.

O novo Volvo EX30 entra hoje, dia 14, em pré-venda pelo site da marca ou através da rede de concessionárias espalhadas pelo Brasil. Os preços divulgados são especiais para o lançamento, e, para os primeiros compradores, há um wallbox residencial gratuito. São cinco opções de cores para a carroceria: Branco Cristal, Preto Ônix, Cinza Vapor, Azul Nuvem e Amarelo Musgo, essa última especial do lançamento. A garantia é de 2 anos sem limite de quilometragem para o carro, e 8 anos/160 mil km para as baterias.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.