Stellantis tem Fiat Toro turbodiesel R$20 mil mais barata, Fastback “popular” e Jeep Commander de entrada

Praticamente de uma só vez, a Stellantis trouxe três novidades valiosas para a linha da Fiat e Jeep, todas focadas em “dar um gás” nas vendas. Começando pela fabricante italiana e sua picape monobloco, a Fiat Toro ganhou um desconto permanente em todas as versões turbodiesel: R$20 mil. Nesse caso, a meta também é adequar a linha Toro para a chegada da Titano, caminhonete que ficará no nível de cima, além da Ram Rampage, que chegará muito em breve.

Foto: Fiat/divulgação

Vendida em três versões, a Toro turbodiesel agora parte de R$188.590, ante R$208.590 do preço antigo, na versão Volcano. Acima dela, a Ranch, que aposta num visual mais enfeitado e no melhor estilo “country”, custa R$205.790 no novo preço, contra R$225.790 do antigo. A opção mais cara é a Ultra, com pegada mais esportiva e urbana, inclusive equipada com caçamba de tampa rígida (como um porta-malas): ela agora custa R$206.890, contra R$226.890 de antes.

Foto: Fiat/Divulgação

A Fiat deixou bem claro que nada do conteúdo de série foi alterado, e que apenas o preço foi reduzido. E hoje, como a Toro com motor 2.0 16v turbodiesel (170 cv e 35,7 mkgf) só existe nas versões mais caras, a lista de equipamentos é extensa, incluindo câmbio automático de 9 marchas, tração 4×4 com reduzida, seletor de tipos de terreno, 7 airbags, painel de instrumentos digital, bancos em couro, conjunto óptico em LED, multimídia vertical de 10,1”, conexão com smartphone via app Connect////Me, ar-condicionado digital automático de duas zonas, sensores de chuva e crepuscular e por aí vai.

Ainda na linha Fiat, outra boa nova foi a chegada da versão Turbo 200 para o Fastback, que fica abaixo da Audace, até então a porta de entrada para o SUV coupé. A nova versão mais em conta, que curiosamente não adotou o sobrenome “Drive” como aconteceu no crossover Pulse, tem missão clara: fazer o Fastback entrar para o novo programa de descontos do governo para carros de até R$120 mil, o tão falado “programa dos carros populares”.

Foto: Fiat/Divulgação

E é exatamente por isso que o novo Fastback Turbo 200 custa R$119.990, ficando no limite de adesão ao programa. Já com os abonos do governo, ele cai para R$115.990. A versão de entrada perde os auxílios inteligentes a condução do pacote ADAS (alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência e alerta de saída de faixa ativo, por exemplo), carregador de celular sem fio e o acabamento especial das rodas aro 17 (eram diamantadas).

Foto: Fiat/Divulgação

No mais, o restante dos equipamentos continua, com destaque ao ar-condicionado automático digital, multimídia de 8,4”, freio de mão eletromecânico com função Auto Hold, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, conjunto óptico em LED, 4 airbags e outros. O motor aqui é sempre o 1.0 turboflex de três cilindros, com injeção direta, que rende 125/130 cv de potência e 20,4 mkgf de torque (gasolina/etanol), casado ao câmbio automático CVT que simula 7 marchas.

Foto: Fiat/Divulgação

Por último, mas não menos importante, é uma nova versão de entrada para o Jeep Commander, SUV de sete lugares da fabricante americana. O inédito Commander Longitude T270, posicionado abaixo da Limited T270, é vendido sempre com motor 1.3 turboflex de 180/185 cv de potência e 27,5 mkgf de torque, transmissão automática de 6 velocidades e tração dianteira. Ele custa R$229.990, enquanto a Limited flex hoje não sai por menos de R$246 mil. Falando dos Commander Flex, há ainda a topo de linha Overland T270, de R$273.590.

Foto: Jeep/divulgação

Nessa nova configuração, ficou de fora apenas o pacote ADAS de assistentes de condução, incluindo alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, comutação automática do farol alto e o piloto automático adaptativo (ACC), além das rodas diamantadas aro 18, trocadas por outro jogo mais simples emprestado do Compass.

Foto: Jeep/divulgação

Ainda assim, nada do acabamento interno foi simplificado, e continuam de série o painel de instrumentos digital, multimídia completa de 10,1”, chave presencial com partida por botão, ar-condicionado digital automático dual zone, banco do motorista com ajustes elétricos, sistema Park Assist, monitor de ponto-cego, conjunto óptico full LED, cabine em couro e camurça, freio de estacionamento eletromecânico, Auto Hold etc.

Foto: Jeep/divulgação

A trinca de novidades, incluindo os novos preços da Toro turbodiesel, já podem ser encontradas nas redes de concessionárias Fiat e Jeep espalhadas pelo Brasil.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.