Stellantis tem Fiat Toro turbodiesel R$20 mil mais barata, Fastback “popular” e Jeep Commander de entrada


Praticamente de uma só vez, a Stellantis trouxe três novidades valiosas para a linha da Fiat e Jeep, todas focadas em “dar um gás” nas vendas. Começando pela fabricante italiana e sua picape monobloco, a Fiat Toro ganhou um desconto permanente em todas as versões turbodiesel: R$20 mil. Nesse caso, a meta também é adequar a linha Toro para a chegada da Titano, caminhonete que ficará no nível de cima, além da Ram Rampage, que chegará muito em breve.

Vendida em três versões, a Toro turbodiesel agora parte de R$188.590, ante R$208.590 do preço antigo, na versão Volcano. Acima dela, a Ranch, que aposta num visual mais enfeitado e no melhor estilo “country”, custa R$205.790 no novo preço, contra R$225.790 do antigo. A opção mais cara é a Ultra, com pegada mais esportiva e urbana, inclusive equipada com caçamba de tampa rígida (como um porta-malas): ela agora custa R$206.890, contra R$226.890 de antes.

A Fiat deixou bem claro que nada do conteúdo de série foi alterado, e que apenas o preço foi reduzido. E hoje, como a Toro com motor 2.0 16v turbodiesel (170 cv e 35,7 mkgf) só existe nas versões mais caras, a lista de equipamentos é extensa, incluindo câmbio automático de 9 marchas, tração 4×4 com reduzida, seletor de tipos de terreno, 7 airbags, painel de instrumentos digital, bancos em couro, conjunto óptico em LED, multimídia vertical de 10,1”, conexão com smartphone via app Connect////Me, ar-condicionado digital automático de duas zonas, sensores de chuva e crepuscular e por aí vai.
Ainda na linha Fiat, outra boa nova foi a chegada da versão Turbo 200 para o Fastback, que fica abaixo da Audace, até então a porta de entrada para o SUV coupé. A nova versão mais em conta, que curiosamente não adotou o sobrenome “Drive” como aconteceu no crossover Pulse, tem missão clara: fazer o Fastback entrar para o novo programa de descontos do governo para carros de até R$120 mil, o tão falado “programa dos carros populares”.

E é exatamente por isso que o novo Fastback Turbo 200 custa R$119.990, ficando no limite de adesão ao programa. Já com os abonos do governo, ele cai para R$115.990. A versão de entrada perde os auxílios inteligentes a condução do pacote ADAS (alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência e alerta de saída de faixa ativo, por exemplo), carregador de celular sem fio e o acabamento especial das rodas aro 17 (eram diamantadas).

No mais, o restante dos equipamentos continua, com destaque ao ar-condicionado automático digital, multimídia de 8,4”, freio de mão eletromecânico com função Auto Hold, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, conjunto óptico em LED, 4 airbags e outros. O motor aqui é sempre o 1.0 turboflex de três cilindros, com injeção direta, que rende 125/130 cv de potência e 20,4 mkgf de torque (gasolina/etanol), casado ao câmbio automático CVT que simula 7 marchas.

Por último, mas não menos importante, é uma nova versão de entrada para o Jeep Commander, SUV de sete lugares da fabricante americana. O inédito Commander Longitude T270, posicionado abaixo da Limited T270, é vendido sempre com motor 1.3 turboflex de 180/185 cv de potência e 27,5 mkgf de torque, transmissão automática de 6 velocidades e tração dianteira. Ele custa R$229.990, enquanto a Limited flex hoje não sai por menos de R$246 mil. Falando dos Commander Flex, há ainda a topo de linha Overland T270, de R$273.590.

Nessa nova configuração, ficou de fora apenas o pacote ADAS de assistentes de condução, incluindo alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, comutação automática do farol alto e o piloto automático adaptativo (ACC), além das rodas diamantadas aro 18, trocadas por outro jogo mais simples emprestado do Compass.

Ainda assim, nada do acabamento interno foi simplificado, e continuam de série o painel de instrumentos digital, multimídia completa de 10,1”, chave presencial com partida por botão, ar-condicionado digital automático dual zone, banco do motorista com ajustes elétricos, sistema Park Assist, monitor de ponto-cego, conjunto óptico full LED, cabine em couro e camurça, freio de estacionamento eletromecânico, Auto Hold etc.

A trinca de novidades, incluindo os novos preços da Toro turbodiesel, já podem ser encontradas nas redes de concessionárias Fiat e Jeep espalhadas pelo Brasil.