(Lançamento) Fiat Fiorino 2022 chega de cara nova a partir de R$99.990

Esperada há alguns anos, a reestilização da Fiorino finalmente saiu do papel. O furgão de entrada da Fiat ainda mantinha o visual do Uno 2010, modelo do qual deriva, mas o hatch popular já havia sido reestilizado algumas vezes desde então. Agora, com a aposentadoria do Uninho confirmada ainda para 2021, é a hora da Fiorino se separar definitivamente dele: ela recebe uma frente inédita (mesclando as linhas do próprio Uno reestilizado, Strada e Pulse), interior renovado (exatamente o mesmo da Strada), motor com nova calibração e mais equipamentos de série. Lateral e traseira permanecem praticamente iguais, contrariando as expectativas da imprensa especializada.

A nova frente, exclusiva, mescla elementos do Uno, Strada e Pulse (Foto: Fiat/divulgação)

Agora disponível em versão única, a Endurance, a Fiorino 2022 custa R$100 mil e traz de série ar-condicionado, vidros e travas elétricas, alarme, faróis de neblina, banco do motorista com regulagem de altura, protetor de cárter, além das novidades exigidas por lei dos controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (TC), assistente de partida em rampas (Hill Holder) e alerta de frenagem de emergência. Os tradicionais airbag duplo frontal e freios ABS também são itens padrão no modelo.

As mudanças mecânicas também são destaque: ao invés do moderno motor 1.3 Firefly, a Fiorino aposta no bom e velho 1.4 Fire quatro cilindros, o mesmo da Strada de entrada, com duas válvulas por cilindro e comando de válvulas simples no cabeçote. A única diferença é que, na Fiorino 2022, ele recebeu uma recalibração para se adequar às novas regras do Proconve L7 (PL7), ou seja perdeu um pouco de potência/torque em prol da eficiência energética: agora são 84 cv/86 cv de potência a 6 mil rpm (gasolina/etanol) e 11,8 mkgf/12,2 mkgf de torque a 4 mil rpm (gasolina/etanol).

Motor 1.4 Fire perdeu potência e torque, mas está mais econômico (Foto: Fiat/divulgação)

Por outro lado, para compensar a perda de potência, a Fiat reescalonou o câmbio manual de 5 marchas: a 2ª, 3ª e ré estão mais curtas para agilizar o uso no trânsito urbano, enquanto a 5ª ficou mais longa para garantir menor consumo na estrada. Os resultados práticos melhoraram em quase 12%: 8,1 km/l (etanol) e 11,7 km/l (gasolina) no percurso urbano, e 8,3 km/l (etanol) e 12,4 km/l (gasolina) no percurso rodoviário, segundo números oficiais.

Outras melhorias diversas foram aplicadas à Nova Fiorino 2022, como por exemplo no sistema de ar-condicionado, que está até 18% mais eficiente, nas palhetas do limpador de parabrisas, que passaram a ser do tipo flat-blade, mais eficientes e duradouras, ou no robusto sistema de suspensões traseiras de feixes de molas, que estão mais resistentes e aprimorados. A capacidade de carga é a mesma de antes, com 650 kg, mas a capacidade do compartimento traseiro cresceu de 3.100 para 3.345 litros.

O interior é o mesmo da Strada, e agora o Fiorino está mais completo (Foto: Fiat/divulgação)

A Fiorino 2022 já está sendo distribuído para a rede de concessionárias Fiat de todo o Brasil, e a única cor disponível é a Branco Banchisa sólida, como é de se esperar em um carro de trabalho. Confira abaixo mais fotos e ficha técnica completa do furgão.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.