Palio Citymatic: o popular com embreagem automática

Lançado em 1999, o Fiat Palio Citymatic trazia o sistema de embreagem automática opcional, eliminando o pedal de embreagem. Não era a última palavra em inovação, já que nos anos 60 a DKW já havia lançado um sistema parecido chamado Saxomat (com embreagem acionada por contrapesos a vácuo e com câmbio manual), mas diferente do referido sistema da DKW, a Fiat lançou um sistema bem moderno para a época.

Como protagonista de algumas campanhas de lançamento, o Saci-Pererê com sua única perna, capaz de guiar o tal Citymatic (Foto: Fiat/divulgação)

Pai do atual sistema automatizado, o conjunto era acionado por um cabo acoplado a alavanca de transmissão, continha sensores, central eletrônica, reservatório de óleo e atuador hidráulico junto ao câmbio. Quando a alavanca era manuseada de forma a engatar uma marcha, o cabo acionava um atuador/sensor junto a embreagem do veículo, que era exatamente a mesma do modelo convencional. O manuseio do câmbio era o mesmo do modelo manual, bastando tirar o pé do acelerador para efetuar a troca de marchas, e se o condutor errasse uma marcha, um alerta sonoro do tipo “bip” o avisava do erro. Já para se engatar a ré, bastava parar o carro totalmente acionar o pedal do freio.

Ideal pra quem queria descansar o pé esquerdo (Foto: reprodução/pistonildo.com.br)

Além de muitos elogios dos usuários e da mídia da época, o carro perdia muito pouco em desempenho se comparado a versão manual. Fazia de 0 a 100km/h em 20s25, ante 18s77 da versão comum e rodava 12,38km/l com um litro de gasolina na cidade, ante 13,0km/l da versão manual. A Fiat, muito audaciosa à época, escolheu o Palio especial 500 anos com motor 1.0 de 61cv a 6000rpm e 8,1kgfm de torque a 3000rpm para estrear o sistema, sendo uma ótima opção para quem quisesse descansar o pé esquerdo no trânsito, já que a diferença de preço era de apenas R$ 738,00 (valor da época) se comparado ao Palio ELX.

R$738 mais caro que o Palio ELX da época: o Citymatic valia a pena (Foto: Fiat/divulgação)

Logo que a versão edição especial 500 anos foi retirada do catálogo no final do ano 2000, a versão Citymatic também foi retirada de linha e o sistema de embreagem passou a ser oferecido opcionalmente as demais versões em linha, sendo ELX, EX e Young. A concorrência reagiu e passou a oferecer o sistema de embreagem automática, como o GM Corsa Auto Clutch. Outro que usava o sistema de embreagem automático era o Mercedes Classe A, mas este chegou antes, em 1999.

A concorrência se apressou pra trazer rivais do Palio sem pedal da embreagem (Foto: FIat/divulgação)

Estava nos planos da fábrica oferecer o sistema para os modelos mais potentes da família Palio, mas apesar do conforto inigualável e a praticidade, a Fiat não emplacou muitos veículos com o sistema e em meados de 2001, o opcional Citymatic saiu do catálogo da marca. Mesmo fora de linha, os carros dotados deste sistema têm manutenção simples pois usam a mesma embreagem do modelo convencional. Você tem, teve ou ao menos já viu um?

Raridade nos dias de hoje. Já teve ou viu um destes? (Foto: FIat/divulgação)
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Leonardo França é formado em gestão de pessoas, tem pós-graduação em comunicação e MKT e vive o jornalismo desde a adolescência. Atua como BPO, e há 20 anos, ajuda pessoas a comprar carros em ótimo estado e de maneira racional. Tem por missão levar a informação de forma simples e didática. É criador do canal Autos Originais e colaborador em outras mídias de comunicação.