Nissan Sentra 2024 deverá ser o sedan médio mais barato do Brasil: tudo sobre ele!

Vez ou outra a Nissan traz algo totalmente novo para o Brasil. Seu próximo lançamento será a oitava geração do sedan médio Sentra. O carro, sempre importado do México, esteve à venda por aqui até 2021, mas saiu de linha pelas baixas vendas e troca de geração no exterior.

Foto: Nissan/divulgação

Passado algum tempo, a fabricante japonesa confirmou que ele voltará atualizado para o nosso mercado em 2023, novamente igualado aos carros vendidos nos EUA e Europa. Inclusive, agora em 2022 o Sentra completa 40 anos de vida: foi lançado no Japão em 1982.

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Boa parte dos detalhes da tal nova geração vazaram na mídia automotiva, incluindo versões, motorização, equipamentos, detalhes e, principalmente, preços. Ele promete começar em R$143.490 na versão de entrada Sense, passando pela intermediária Advance de R$153.590, até chegar na topo de linha Exclusive, de R$179.890. Lembrando que esses preços podem mudar até o lançamento oficial.

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Seus concorrentes serão Chevrolet Cruze Sedan (a partir de R$145 mil), Caoa-Chery Arrizo 6 PRO (que começa em R$147 mil) e Toyota Corolla (R$148 mil iniciais). Ou seja, se não encarecer, o médio da Nissan, terá o preço básico mais baixo da categoria.

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A atual oitava geração foi apresentada no começo de 2019, trazendo construção modular sobre a plataforma CMP. É a mesma base que sustenta, por exemplo, o Renault Kangoo E-Tech, furgão elétrico que também virá ao Brasil em 2023. O sedan renovado tem porte próximo ao de um Corolla atual, seguindo a tradição de crescimento ao longo dos anos. Mas, ao que tudo indica, seu porta-malas diminuiu bastante: são apenas 405 litros de capacidade, contra 503 da sétima geração.

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Apesar disso, mecanicamente ele pouco muda, principalmente falando de motor e câmbio. Continua o tradicional 2.0 16v aspirado, que já o acompanha há um bom tempo, mas agora melhorado para render cerca de 150 cv e 20 mkgf de torque, razoáveis para a categoria. E, sim, será movido somente a gasolina, sem opção flex por enquanto. Da mesma forma, a transmissão CVT X-Tronic será mantida, mas simulando oito velocidades. O último Sentra saiu de linha com um CVT6.

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Boa nova no sistema de suspensões, agora independente nas quatro rodas e com fixação traseira tipo multibraço. Os freios serão a disco nas quatro rodas nas três versões de acabamento. Curiosa a ativação do freio de estacionamento, que, nesse caso, será um “freio de pé”: um pequeno pedal junto do freio e acelerador, quando pressionado, trava as rodas traseiras. As primeiras Chevrolet S10 e Blazer usavam o mesmo método em meados dos anos 90, bem arcaico em tempos de botão eletromecânico e função Auto Hold.

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A oferta de equipamentos será interessante. O Sentra Sense, de entrada, já terá rodas de liga aro 16, volante multifuncional, painel de instrumentos com tela multifuncional de 7”, chave presencial, multimídia de 8”, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, piloto automático, ar-condicionado analógico e 6 airbags. Rodas aro 17, ar-condicionado automático digital dual zone, bancos em couro com ajustes elétricos para o motorista, alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência virão na intermediária Advance.

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Os destaques da topo de linha Exclusive serão mais assistentes de condução (piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa ativo, monitor de ponto-cego e alerta de tráfego cruzado traseiro), câmera 360º, teto-solar, retrovisores externos aquecidos e com rebatimento elétrico, retrovisor interno fotocrômico, multimídia com GPS, sistema de som Bose com oito alto-falantes, partida remota do motor, entre outros. Rodas aro 18 não estão descartadas.

Dentre os números de ficha técnica dos materiais vazados, um 0 a 100 km/h em longos 12,4 segundos, além do consumo padrão INMETRO de 9 km/l no percurso urbano e 11,3 km/l no rodoviário. Não há Start&Stop no conjunto.

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Datas: a previsão é que a pré-venda, composta pelas versões Advance e Exclusive, comece ainda no dia 15 de janeiro de 2023 em um lote de pouco mais de mil unidades. As vendas oficiais, segundo especulações, devem ter início em meados de março, sempre como modelo 2024.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.