(Lançamento) Peugeot 208 com motor turbo é quase esportivo e parte de menos de R$100 mil

Depois de mais de três anos de lançamento, essa segunda geração do Peugeot 208 finalmente recebe uma motorização a altura do seu design arrojado, tecnologia embarcada e bons equipamentos de série. Desde 2020, sua linha mais cara era composta pelo veterano 1.6 16v EC5, robusto, mas que não é o rei do desempenho. A partir do ano passado, na linha 2023, chegou para complementar sua gama o 1.0 Firefly aspirado, destinado às versões de entrada.

Agora, como modelo 2024, temos o motor superalimentado: é o 1.0 12v tricilíndrico, chamado GSE T200, de projeto Fiat, que já move os Pulse e Fastback, equipado com turbocompressor, injeção direta de combustível, sistema Multiair e fundido inteiramente em alumínio. Assim como no crossover e no SUV coupé, junto dele vem a transmissão automática tipo CVT com 7 marcha simuladas, feita pela japonesa Aisin e que também pode ser encontrada no Toyota Yaris. Vale falar que esse 208 T200 é o primeiro carro da marca com câmbio CVT.

A calibração do conjunto motor/câmbio no Peugeot continua igual ao dos Fiat: são 125/130 cv de potência e 20,4 mkgf de torque com gasolina/etanol (200 N.m., daí sua sigla: “Turbo 200”), responsáveis por elevar o pequeno 208 a um patamar próximo ao de hatches esportivos como VW Polo GTS e Fiat Pulse Abarth. Nos números de performance, a marca fala em apenas 9 segundos na prova de 0 a 100 km/h, com máxima de 206 km/h quando abastecido com etanol. O CVT oferece modo Sport de condução e opção de trocas manuais.

Foto: Peugeot/divulgação

Para dar conta do melhor desempenho, nunca antes encontrado nessa geração do hatch, a engenharia da fabricante cuidou de recalibrar molas e amortecedores (endurecidos) e mexer em itens de dinâmica como a barra estabilizadora, por exemplo. Os freios, com discos na frente e tambores atrás, passam a contar também com pinças mais poderosas. Lembrando que o 208 é o carro mais leve hoje movido por esse motor 1.0 turbo: cerca de 1.180 kg.

Foto: Peugeot/divulgação

Isso faz bem também ao consumo de combustível, de acordo com as medições do INMETRO: com gasolina no tanque de 47 litros o Peugeot 208 turbo pode fazer até 12,5 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada, enquanto com etanol os números são de até 8,8 km/l na cidade e 10,0 km/l na estrada. O modo de condução ECO, que ajuda a reduzir o consumo nas versões 1.6 automáticas, não está disponível nos carros T200 CVT.

São três versões turbo: Allure (R$99.990), Style (R$109.990) e a topo de linha Griffe (R$114.990). O motor 1.6 16v aliado ao câmbio automático de seis marchas continua sendo oferecido na Active (R$97.990) e Roadtrip (R$102.990), mas, dada a novidade dos carros T200, o veterano EC5 enfrentará uma batalha dura contra o 1.0 turbo, ainda mais com preços próximos assim. O 1.0 Firefly, de aspiração natural e parceria com o câmbio manual de cinco marchas, continua no 208 Like (R$75.990) e Style MT5 (R$86.990), sem mudanças.

As mudanças visuais já encontradas na Europa, como novo parachoque dianteiro, grade e faróis retocados, além do interior com mais recursos (iluminação ambiente em LED e teclas touch), ficaram para a próxima. Por enquanto, com exceção das novas rodas aro 17 calçadas com pneus 205/45 para a versão Style, e de um compressor de ar-condicionado mais potente nas versões turbo, o 208 2024 segue inalterado.

Como curiosidade, vale falar que, por causa da transmissão CVT, pela primeira vez o hatch da Peugeot passa a ter a seleção das posições do câmbio automático em linha reta, e não em trilho curvado como antes. Só as versões 1.6 com caixa AT6 mantém o esquema antigo.

Foto: Peugeot/divulgação

O 208 turbo traz sempre itens como piloto automático, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, rodas de liga-leve aro 16 com acabamento especial, multimídia de 10,3” com conexões sem fio, conjunto elétrico completo (vidros, travas e retrovisores), volante multifuncional, 6 alto-falantes, 4 airbags, ar-condicionado automático digital etc.

A Griffe chega a ter bancos em couro e camurça, volante e manopla em couro, apliques em couro nas laterais de portas, teto panorâmico, faróis full-LED, painel de instrumentos digital 3D, chave presencial, partida por botão, câmera 180º, 6 airbags, carregador de celular sem fio, ponteira de escape cromada, iluminação individual traseira, pedaleira em alumínio, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, assistente de manutenção em faixa, detector de fadiga do condutor, farol alto com comutação automática, leitor de placas de sinalização e por aí vai.

Foto: Peugeot/divulgação

A fabricante também estreia o novo programa Peugeot Confiance, que oferece serviços de pós-venda e bônus aos novos proprietários de quaisquer carros 0 km da marca, incluindo elétricos e utilitários. Outra novidade são os acessórios Mopar disponíveis para o 208, a exemplo das saias laterais, spoiler dianteiro e traseiro, iluminação interna em LED branco, projetor de logo nos retrovisores externos, entre outros.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.