(Lançamento) Seres M7 tem nome de BMW, mas quer peitar os BYD a partir de abril
A BMW nunca teve um sedan M7, e essa foi a deixa para a Seres Motors nomear seu mais novo SUV grande. O Seres M7, na realidade também um Huawei, ou Aito, dependendo do mercado, é recente, e não tem mais do que dois anos de lançamento mundial. Por aqui, ele ainda não tem preço divulgado, mas as primeiras unidades para venda devem chegar no começo de abril. A estimativa é tê-lo acima dos R$500 mil, concorrendo com BYD Tan EV, Audi Q7, Volvo XC90 e afins, e, aos interessados, duas unidades já estão expostas em lojas de São Paulo e Alphaville.
O M7 é um carro de dimensões generosas, ficando acima de todos os principais rivais: são mais de 5 metros de comprimento, pesando 2.400 kg, com quase 1.100 litros de porta-malas (somando dianteiro e traseiro), e capacidade para seis pessoas, no formato 2+2+2, onde os ocupantes da primeira e da segunda fileira vão acomodados em confortáveis poltronas individuais e reclináveis, que podem virar quase camas. Os ajustes elétricos estão em quase todo o carro, desde bancos até volante e cintos de segurança, e alguns comandos são feitos por voz.
Além do luxo, também presente nas rodas aro 21, sistema de som Huawei com 19 alto-falantes, massageadores de bancos, painel central com 15,6”, modo karaokê, sistema de estacionamento autônomo, maçanetas embutidas, head up display ou portas com fechamento por sucção, o M7 é um híbrido tipo EREV, que a Seres considera totalmente elétrico. Na realidade, em todo o tempo, o carro é movido por dois motores elétricos (um em cada eixo, resultando em tração integral), e, no conjunto, há ainda um pequeno motor a gasolina 1.5 com quatro cilindros, que serve apenas de gerador para as baterias de 40 kWh de capacidade.
Segundo a fabricante, é possível rodar até 1.220 km nas melhores condições do conjunto propulsor (1.5 a gasolina carregando as baterias e motores elétricos movendo as rodas), sendo que, no modo 100% elétrico, sem necessidade de ativar o gerador a combustão, o M7 consegue mais de 230 km de alcance. O resultado disso são nada menos que 439 cv de potência e quase 67 mkgf de torque imediato, permitindo que ele acelere de 0 a 100 km/h em ágeis 4,8 segundos. O pacote ainda é composto por suspensões independentes nas quatro rodas e poderosos freios a disco ventilado nas quatro rodas.
Apesar de, em seu país de origem, existirem uma versão mais simples (Comfort), com um só motor elétrico, tração dianteira e capacidade para cinco ocupantes, é quase certo que teremos apenas a versão mais poderosa e cara em nosso mercado (chamada de Premium). A Seres ainda destaca o pouco tempo para recarga externa de suas baterias, tarefa que pode ser cumprida em 30 minutos nos casos de fontes ultrarrápidas, o que significa que o M7 ainda é plug-in.
A fabricante fala em bastante sucesso do M7 mundo afora, com mais de 130 mil pedidos em poucos meses após o lançamento. Em abril, quando deve desembarcar por aqui, o inédito SUV terá cinco tons de carroceria (Preto, Cinza, Prata, Verde e Azul) e três cores internas, sempre acompanhadas de iluminação ambiente em LED configurável (Preto, Marrom e Bege).