(Lançamento) Seres M7 tem nome de BMW, mas quer peitar os BYD a partir de abril

 

A BMW nunca teve um sedan M7, e essa foi a deixa para a Seres Motors nomear seu mais novo SUV grande. O Seres M7, na realidade também um Huawei, ou Aito, dependendo do mercado, é recente, e não tem mais do que dois anos de lançamento mundial. Por aqui, ele ainda não tem preço divulgado, mas as primeiras unidades para venda devem chegar no começo de abril. A estimativa é tê-lo acima dos R$500 mil, concorrendo com BYD Tan EV, Audi Q7, Volvo XC90 e afins, e, aos interessados, duas unidades já estão expostas em lojas de São Paulo e Alphaville.

O M7 é um carro de dimensões generosas, ficando acima de todos os principais rivais: são mais de 5 metros de comprimento, pesando 2.400 kg, com quase 1.100 litros de porta-malas (somando dianteiro e traseiro), e capacidade para seis pessoas, no formato 2+2+2, onde os ocupantes da primeira e da segunda fileira vão acomodados em confortáveis poltronas individuais e reclináveis, que podem virar quase camas. Os ajustes elétricos estão em quase todo o carro, desde bancos até volante e cintos de segurança, e alguns comandos são feitos por voz.

Além do luxo, também presente nas rodas aro 21, sistema de som Huawei com 19 alto-falantes, massageadores de bancos, painel central com 15,6”, modo karaokê, sistema de estacionamento autônomo, maçanetas embutidas, head up display ou portas com fechamento por sucção, o M7 é um híbrido tipo EREV, que a Seres considera totalmente elétrico. Na realidade, em todo o tempo, o carro é movido por dois motores elétricos (um em cada eixo, resultando em tração integral), e, no conjunto, há ainda um pequeno motor a gasolina 1.5 com quatro cilindros, que serve apenas de gerador para as baterias de 40 kWh de capacidade.

Segundo a fabricante, é possível rodar até 1.220 km nas melhores condições do conjunto propulsor (1.5 a gasolina carregando as baterias e motores elétricos movendo as rodas), sendo que, no modo 100% elétrico, sem necessidade de ativar o gerador a combustão, o M7 consegue mais de 230 km de alcance. O resultado disso são nada menos que 439 cv de potência e quase 67 mkgf de torque imediato, permitindo que ele acelere de 0 a 100 km/h em ágeis 4,8 segundos. O pacote ainda é composto por suspensões independentes nas quatro rodas e poderosos freios a disco ventilado nas quatro rodas.

Apesar de, em seu país de origem, existirem uma versão mais simples (Comfort), com um só motor elétrico, tração dianteira e capacidade para cinco ocupantes, é quase certo que teremos apenas a versão mais poderosa e cara em nosso mercado (chamada de Premium). A Seres ainda destaca o pouco tempo para recarga externa de suas baterias, tarefa que pode ser cumprida em 30 minutos nos casos de fontes ultrarrápidas, o que significa que o M7 ainda é plug-in.

A fabricante fala em bastante sucesso do M7 mundo afora, com mais de 130 mil pedidos em poucos meses após o lançamento. Em abril, quando deve desembarcar por aqui, o inédito SUV terá cinco tons de carroceria (Preto, Cinza, Prata, Verde e Azul) e três cores internas, sempre acompanhadas de iluminação ambiente em LED configurável (Preto, Marrom e Bege).

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.