(Lançamento) Ram Rampage é a nova picape nacional que deve incomodar Hilux e Ranger

Finalmente chega ao mercado a Rampage, picape tão esperada pelos fãs da Ram que não tinham bufunfa para uma 1500 Rebel, ou simplesmente não precisavam de algo tão grande. Um dos diferenciais da novidade é o porte: como é feita sobre a plataforma modular Small Wide 4×4, mesma de Fiat Toro e Jeep Renegade/Compass/Commander, a Rampage tem porte similar ao de uma Ford Maverick. Ou seja, é um meio-termo exatamente entre a Fiat Toro e uma Toyota Hilux ou Ford Ranger, por exemplo. E é com essas maiores, além da Maverick, que ela pretende concorrer…

O projeto da Rampage é brasileiro: apesar do acompanhamento da matriz norte-americana, foram os times de engenharia da Stellantis Brasil que lideraram a empreitada, que custou R$1,3 bilhão. Nesse valor já está incluso o processo de adaptação da planta de Goiana, no Pernambuco, que fabrica a primeira Ram nacional. Por enquanto, a estreia é só no mercado nacional, mas é quase certo que a picape vai para o exterior, chegando inclusive nas terras do Tio Sam, onde atuará em um segmento inédito dentro da marca.

Foto: Ram/divulgação

Mecanicamente, como já adiantado em outra matéria do início do mês, a Rampage se divide entre o diesel e a gasolina. No caso do primeiro, há o conhecido 2.0 16v Multijet turbodiesel com intercooler e Common Rail, mesmo da linha Jeep 4×4, mas com calibração de Commander (são 170 cv de potência e 38,7 mkgf de torque). A opção a gasolina é emprestada do Jeep Wrangler: trata-se do 2.0 16v turbo Hurricane, ainda importado, com duplo comando variável e injeção direta, entregando 272 cv de potência e quase 41 mkgf de torque.

Os dois são acoplados sempre à caixa automática ZF 9HP, com nove velocidades, em um conjunto que acompanha tração 4×4 permanente com reduzida. A distribuição de força entre os eixos é automática, e fica a encargo dos sistemas eletrônicos. Oficialmente, o consumo das turbodiesel é de cerca de 10 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada, enquanto as versões equipadas com o motor Hurricane a gasolina conseguem rodar algo ao redor dos 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.

Foto: Ram/divulgação

 

Apesar dessas versões a gasolina beberem mais, aceleram como esportivas: levam só cerca de 7 segundos na prova de 0 a 100 km/h, e batem a marca de 220 km/h de máxima. Como nos turbodiesel o que manda é a força, o desempenho é mais modesto: 11 segundos e 186 km/h, respectivamente. Só nas 2.0 turbo a gasolina existe o escapamento esportivo de cano duplo para realçar o ronco, além do modo Sport de condução.

Suas três versões de acabamento rondam o preço das caminhonetes turbodiesel médias com cabine dupla mais baratas. São elas a Rebel, tabelada em R$239.990 na variante turbodiesel ou R$249.990 na turbo a gasolina; Laramie, que custa R$249.990 quando turbodiesel e R$259.990 quando turbo a gasolina; e R/T, vendida sempre com motor turbo a gasolina, por R$269.990. Caso raro: as versões turbodiesel custam menos que as versões a gasolina.

Foto: Ram/divulgação

A construção é refinada, quase como a de um SUV de luxo: ela usa suspensões independentes nas quatro rodas, tem todos os freios a disco ventilado (305 mm na frente e 320 mm atrás), usa e abusa dos aços de ultra e alta resistência (86% do monobloco é feito deles), foca na boa rigidez torcional e tem tamanho intermediário no mundo das picapes.

As medidas são 5,0 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,78 m de altura e exatos 3 metros de entre-eixos. Rapidamente comparando, a Ford Maverick tem 5,11 m, 1,84 m, 1,73 m e 3,1 m, na ordem. A altura em relação ao solo da Rampage pode passar dos 26 cm, contra 22 da sua rival. Apesar das semelhanças de porte, as duas tem com estilos bem diferentes: a nova Ram segue a identidade das irmãs maiores 1500, 2500 e 3500, com frente alta e imponente, linha de cintura elevada, e aspecto esportivo dependendo da versão, a exemplo da R/T.

Foto: Ram/divulgação

A caçamba de toda a linha tem os mesmos 980 litros de capacidade, medindo 2,1 m de comprimento com a tampa baixada (ou apenas 1,05 com ela fechada), 1,38 m de largura sem contar as caixas de rodas (também 1,05 m entre elas), com quase 60 cm de altura. Em todas as versões, o compartimento traz acabamento plástico e iluminação em LED própria. Sua capacidade de carga varia entre 750 kg nas versões turbo a gasolina e 1.015 kg quando turbodiesel.

Foto: Ram/divulgação

Chama a atenção o peso em ordem de marcha sempre superior a 1.900 kg, quase o mesmo de uma caminhonete maior (novamente citando Toyota Hilux e Ford Ranger), e há 60 litros de capacidade no tanque das Rampage turbodiesel e 55 nas versões turbo a gasolina. O conjunto roda/pneu pode ter aro 17 com pneus 235/65 de uso misto nas Rebel, aro 18 com pneus 235/60 nas Laramie e aro 19 com pneus 235/55 na R/T, a mais esportiva do trio, que traz as rodas pintadas de preto.

O interior é caprichado, e tem bastante do Jeep Commander, incluindo o formato básico e alguns elementos do painel, como saídas de ar e linhas gerais. Os instrumentos digitais tem 10,3”, enquanto a multimídia horizontal mede outras 12,3”, e tecnologias como conexão sem fio de smartphones (podem ser pareados dois ao mesmo tempo), ou carregador de celular sem fio ventilado são de série. Ao todo, generosa, a cabine conta com 6 portas USB para passagem de dados ou recarga.

Desde a versão de entrada Rebel há ainda 7 airbags, controle eletrônico de descidas, ar-condicionado automático digital dual zone, banco do motorista com ajustes elétricos, bancos em couro, conexão com app via smartphone, conjunto óptico full LED, freio de estacionamento eletromecânico, função Auto Hold, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, piloto automático adaptativo (ACC), retrovisor interno fotocrômico e por aí vai.

As configurações mais caras não recebem nada de luxo, conforto ou segurança extras, apenas adereços estéticos ou variações de um item já presente. As Laramie, por exemplo, tem bancos de couro marrons ao invés de pretos, trocam o parachoque traseiro na cor da carroceria por uma peça cromada e adiciona enfeites próprios pela carroceria. Só na R/T há couro preto e camurça pela cabine, rodas pintadas de preto e teto em preto brilhante. Resumindo, ela é sempre completa.

 

Para as três versões é oferecido o pacote opcional Elite, de R$6 mil, que soma luzes ambientes em LED, som assinado Harman Kardon e ajustes elétricos para o banco do passageiro dianteiro. A gama de cores conta com Vermelho Flame (sólida e de série), Prata Billet, Cinza Maximum, Preto Diamond e Branco Pérola (essas metálicas custando R$2 mil extras). Já em fase de pré-venda, a Ram Rampage só deve começar a chegar nas concessionárias em agosto, sempre com 3 anos de garantia, que pode ser estendida por mais 12 ou 24 meses.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.