(Lançamento) Ram 1500 Limited eleva o nível como picape mais luxuosa do Brasil

A Ram, tradicional marca de picaponas, lança a 1500 Limited, versão hiper luxuosa da tradicional 1500, que hoje já é vendida por aqui na grife Label, mais esportiva. A nova Limited, que será vendida também com o pacote Night Edition, tem PBT abaixo dos 3500 kg, por isso pode ser dirigida por motoristas com CNH B, de carros pequenos, e permite viajar a até 120 km/h em rodovias, por exemplo. Sua meta é clara: combater a Ford F-150, além de marcar o território para atrapalhar a chegada da Chevrolet Silverado, ainda esse ano.

Tabelada em R$529.990, a Limited “tradicional” usa e abusa dos cromados e enfeites pela carroceria, o que inclui as bonitas rodas cromadas aro 22, dupla saída de escapamento traseira e seus quase 6 metros de comprimento total. Por outro lado, para quem busca uma grandalhona mais discreta e elegante, o pacote Night Edition (que custa R$10 mil a mais) segue pelo caminho do black piano, cromados escurecidos, faróis e lanternas com máscara negra, rodas pretas e visual mais esportivo e jovem.

Foto: Ram/divulgação

Lembrando que, por essas cifras, a Ram 1500 Limited chega como a picape mais cara do mercado nacional, claro que excluindo aquelas vendidas por importadores independentes. Na configuração Night Edition ela supera o preço, inclusive, da enorme 3500 Longhorn. Mas compensa com muito recheio…

Entregando o maior nível de luxo, conforto e tecnologia, a nova Ram, que vem importada dos EUA e permite um uso mais urbano e diário. Para isso, conta com a exclusividade das suspensões a ar autonivelantes, que também podem ser controladas pelo motorista (no painel e até pela chave, vale falar). O sistema traz quatro bolsas de ar infláveis, uma para cada roda, que permitem a opção da carroceria mais elevada ou baixa. Por enquanto, só ela traz essa tecnologia no mundo das picaponas.

Como não poderia faltar numa Ram, o espaçoso V8 HEMI de 5.7 litros bebe apenas gasolina, mas consegue desativar metade dos oito cilindros quando a demanda por força é baixa, economizando combustível. No conjunto há ainda duplo comando de válvulas variável e quatro válvulas por cilindro (32 no total). São 400 cv de potência e 56,7 mkgf de torque administrados por uma transmissão automática de 8 marchas. Para liberar espaço na cabine, a tradicional alavanca de câmbio dá lugar a um seletor giratório instalado no painel.

É o mesmo conjunto da 1500 Rebel, mas com importantes mudanças na relação final do diferencial: ele ficou mais longo, ou seja, o V8 trabalha em rotações um tanto menores na Limited, permitindo mais conforto, silêncio e menor consumo. Sua tração 4×4 pode ficar ativada inclusive no uso “civil”, o que ajuda na dinâmica da enorme caminhonete em curvas asfaltadas, por exemplo. Mas, obviamente, há a 4×4 High para velocidades mais altas e a reduzida para off-road, a 4×4 Low.

Foto: Ram/divulgação

Interessante o conjunto de soluções que tentam amenizar a sede de gasolina do V8: a grade do radiador é ativa, abrindo e fechando de acordo com a necessidade de refrigeração do motor; por baixo do parachoque dianteiro há um spoiler aerodinâmico que se abaixa acima dos 50 km/h, melhorando a passagem do ar por ali; o estribo lateral se recolhe quando não é usado, melhorando a eficiência aerodinâmica; e as suspensões adaptativas tem uma posição, chamada de “Aero”, que foca em reduzir o atrito com o ar acima de 100 km/h.

O peso também é preocupação, afinal ele interfere muito na capacidade de carga/reboque, desempenho e consumo no final. Na 1500 Limited, há partes da carroceria em alumínio (capô, por exemplo), enquanto quase que 100% do seu chassi é feito em liga-leve de altíssima resistência. Na prática, ela é capaz de puxar mais de 3.600 kg, o equivalente a quase 4,5 Renault Kwid! Mas, se puxa tanto, ela não carrega muito peso: 530 kg, no máximo, incluindo o conteúdo que vai na caçamba de 1.200 litros de capacidade e nos compartimentos laterais.

Foto: Ram/divulgação

Um dos motes da grife Limited é a tecnologia, por isso é com ela que estreia o app Ram Connect, onde o motorista pode comandar e controlar vários parâmetros da caminhonete pela tela do celular, além de ter ao seu dispor serviços de emergência. A internet 4G a bordo permite fazer da picape um roteador ambulante, o painel de instrumentos de 12” tem mais de 20 telas diferentes, na enorme multimídia vertical de outras 12” existe um lote de funcionalidades, e no topo do painel há um head-up display configurável.

Mais: sistema de som Harman Kardon com 19 alto-falantes, câmera 360º, freio de estacionamento eletromecânico (aula para alguns sedans médios e seus antiquados sistemas “no pé”), partida remota do V8, volante multifuncional aquecível (mas com regulagens manuais), pedaleira eletricamente ajustável, bancos dianteiros e traseiros com ajustes elétricos (os traseiros reclinam), bancos dianteiros e traseiros com aquecimento e ventilação individuais, teto-solar panorâmico, acabamento interno em couro, madeira e alumínio legítimos, há duas tomadas de 115V no console (de pino, como as residenciais), um baú no console central com 151 litros de capacidade, conjunto óptico totalmente em LED e outros superlativos.

E nem acabou: segura, ela vem com piloto automático adaptativo (ACC), função stop&go, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, detecção inteligente de pedestres, alerta de saída de faixa ativo, assistente de permanência em faixa, sistema Park Assist, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, comutação automática do farol alto, faróis com função direcional, divisor inteligente de caçamba, degrau retrátil para acessar a caçamba, capota marítima e mais. Ufa!

Foto: Ram/divulgação

Luxuosa e de requinte igualável ao de sedans de luxo, a 1500 Limited chega na melhor fase da Ram do Brasil, braço do Grupo Stellantis. A marca tem crescido exponencialmente no mercado nacional, quer seja nas concessionárias, gama de produtos ou emplacamentos, em que pese os preços altíssimos e limitações como a falta de opções turbodiesel, por exemplo. Deu tão certo que a concorrência tenta surfar na mesma onda, caso da Ford F-150 que apelou para o preço “mais baixo”, ou da Chevrolet Silverado, que também pretende incomodar.

Foto: Ram/divulgação

Em processo de distribuição, as novas 1500 Limited e 1500 Limited Night Edition tem até cinco opções de cores para a carroceria: Branco Marfim, Preto Diamond, Cinza Crystal, Azul Patriot e Vermelho Delmonico (essa última só para as 1500 Limited sem pacote Night Edition). Em breve, noutra matéria, detalhes sobre a experiência de dirigir essa caminhonete grandalhona na selva de pedra.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.