(Lançamento) Ram 1500 Limited eleva o nível como picape mais luxuosa do Brasil
A Ram, tradicional marca de picaponas, lança a 1500 Limited, versão hiper luxuosa da tradicional 1500, que hoje já é vendida por aqui na grife Label, mais esportiva. A nova Limited, que será vendida também com o pacote Night Edition, tem PBT abaixo dos 3500 kg, por isso pode ser dirigida por motoristas com CNH B, de carros pequenos, e permite viajar a até 120 km/h em rodovias, por exemplo. Sua meta é clara: combater a Ford F-150, além de marcar o território para atrapalhar a chegada da Chevrolet Silverado, ainda esse ano.
Tabelada em R$529.990, a Limited “tradicional” usa e abusa dos cromados e enfeites pela carroceria, o que inclui as bonitas rodas cromadas aro 22, dupla saída de escapamento traseira e seus quase 6 metros de comprimento total. Por outro lado, para quem busca uma grandalhona mais discreta e elegante, o pacote Night Edition (que custa R$10 mil a mais) segue pelo caminho do black piano, cromados escurecidos, faróis e lanternas com máscara negra, rodas pretas e visual mais esportivo e jovem.
Lembrando que, por essas cifras, a Ram 1500 Limited chega como a picape mais cara do mercado nacional, claro que excluindo aquelas vendidas por importadores independentes. Na configuração Night Edition ela supera o preço, inclusive, da enorme 3500 Longhorn. Mas compensa com muito recheio…
Entregando o maior nível de luxo, conforto e tecnologia, a nova Ram, que vem importada dos EUA e permite um uso mais urbano e diário. Para isso, conta com a exclusividade das suspensões a ar autonivelantes, que também podem ser controladas pelo motorista (no painel e até pela chave, vale falar). O sistema traz quatro bolsas de ar infláveis, uma para cada roda, que permitem a opção da carroceria mais elevada ou baixa. Por enquanto, só ela traz essa tecnologia no mundo das picaponas.
Como não poderia faltar numa Ram, o espaçoso V8 HEMI de 5.7 litros bebe apenas gasolina, mas consegue desativar metade dos oito cilindros quando a demanda por força é baixa, economizando combustível. No conjunto há ainda duplo comando de válvulas variável e quatro válvulas por cilindro (32 no total). São 400 cv de potência e 56,7 mkgf de torque administrados por uma transmissão automática de 8 marchas. Para liberar espaço na cabine, a tradicional alavanca de câmbio dá lugar a um seletor giratório instalado no painel.
É o mesmo conjunto da 1500 Rebel, mas com importantes mudanças na relação final do diferencial: ele ficou mais longo, ou seja, o V8 trabalha em rotações um tanto menores na Limited, permitindo mais conforto, silêncio e menor consumo. Sua tração 4×4 pode ficar ativada inclusive no uso “civil”, o que ajuda na dinâmica da enorme caminhonete em curvas asfaltadas, por exemplo. Mas, obviamente, há a 4×4 High para velocidades mais altas e a reduzida para off-road, a 4×4 Low.
Interessante o conjunto de soluções que tentam amenizar a sede de gasolina do V8: a grade do radiador é ativa, abrindo e fechando de acordo com a necessidade de refrigeração do motor; por baixo do parachoque dianteiro há um spoiler aerodinâmico que se abaixa acima dos 50 km/h, melhorando a passagem do ar por ali; o estribo lateral se recolhe quando não é usado, melhorando a eficiência aerodinâmica; e as suspensões adaptativas tem uma posição, chamada de “Aero”, que foca em reduzir o atrito com o ar acima de 100 km/h.
O peso também é preocupação, afinal ele interfere muito na capacidade de carga/reboque, desempenho e consumo no final. Na 1500 Limited, há partes da carroceria em alumínio (capô, por exemplo), enquanto quase que 100% do seu chassi é feito em liga-leve de altíssima resistência. Na prática, ela é capaz de puxar mais de 3.600 kg, o equivalente a quase 4,5 Renault Kwid! Mas, se puxa tanto, ela não carrega muito peso: 530 kg, no máximo, incluindo o conteúdo que vai na caçamba de 1.200 litros de capacidade e nos compartimentos laterais.
Um dos motes da grife Limited é a tecnologia, por isso é com ela que estreia o app Ram Connect, onde o motorista pode comandar e controlar vários parâmetros da caminhonete pela tela do celular, além de ter ao seu dispor serviços de emergência. A internet 4G a bordo permite fazer da picape um roteador ambulante, o painel de instrumentos de 12” tem mais de 20 telas diferentes, na enorme multimídia vertical de outras 12” existe um lote de funcionalidades, e no topo do painel há um head-up display configurável.
Mais: sistema de som Harman Kardon com 19 alto-falantes, câmera 360º, freio de estacionamento eletromecânico (aula para alguns sedans médios e seus antiquados sistemas “no pé”), partida remota do V8, volante multifuncional aquecível (mas com regulagens manuais), pedaleira eletricamente ajustável, bancos dianteiros e traseiros com ajustes elétricos (os traseiros reclinam), bancos dianteiros e traseiros com aquecimento e ventilação individuais, teto-solar panorâmico, acabamento interno em couro, madeira e alumínio legítimos, há duas tomadas de 115V no console (de pino, como as residenciais), um baú no console central com 151 litros de capacidade, conjunto óptico totalmente em LED e outros superlativos.
E nem acabou: segura, ela vem com piloto automático adaptativo (ACC), função stop&go, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, detecção inteligente de pedestres, alerta de saída de faixa ativo, assistente de permanência em faixa, sistema Park Assist, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, comutação automática do farol alto, faróis com função direcional, divisor inteligente de caçamba, degrau retrátil para acessar a caçamba, capota marítima e mais. Ufa!
Luxuosa e de requinte igualável ao de sedans de luxo, a 1500 Limited chega na melhor fase da Ram do Brasil, braço do Grupo Stellantis. A marca tem crescido exponencialmente no mercado nacional, quer seja nas concessionárias, gama de produtos ou emplacamentos, em que pese os preços altíssimos e limitações como a falta de opções turbodiesel, por exemplo. Deu tão certo que a concorrência tenta surfar na mesma onda, caso da Ford F-150 que apelou para o preço “mais baixo”, ou da Chevrolet Silverado, que também pretende incomodar.
Em processo de distribuição, as novas 1500 Limited e 1500 Limited Night Edition tem até cinco opções de cores para a carroceria: Branco Marfim, Preto Diamond, Cinza Crystal, Azul Patriot e Vermelho Delmonico (essa última só para as 1500 Limited sem pacote Night Edition). Em breve, noutra matéria, detalhes sobre a experiência de dirigir essa caminhonete grandalhona na selva de pedra.