(Lançamento) Nova Fiat Ducato demorou, mas chegou: preços começam em R$246 mil

Numa estratégia interessante, a Fiat esperou o mês de abril para lançar a Nova Ducato reestilizada. O motivo? Agora em 2023, a van comercial completa seu 25º ano de Brasil, já que foi lançada em 1998, ainda importada da Europa. De lá pra cá, o modelo trocou algumas vezes de motorização, passou a ser nacional, mudou o visual e até ganhou uma nova geração, que, novamente, passou a ser importada (agora do México). Nesses 25 anos já são mais de 130 mil unidades vendidas por aqui.

A van renovada abandona aquele design que dividia opiniões, lançado por aqui em 2018, em prol de linhas frontais mais modernas, fluídas e atuais. Lembrando que agora a Ducato passa a ter a mesma cara de suas irmãs-gêmeas Citroën Jumper e Peugeot Boxer, com faróis afilados, luzes diurnas, nova grade e parachoque dianteiro. Segundo a Fiat, a cesta de peças da dianteira da Ducato pode ser até 82% mais barata que a de suas rivais, como Renault Master ou Ford Transit.

A Fiat ainda aposta no menor custo por km rodado da categoria, de R$2,78, revisões programadas até 30% menores que as das rivais e consumo de diesel contido, com média geral de 10 km/l na cidade ou estrada. Lembrando que a Ducato pode ser comprada, revisada e reparada na rede Fiat Professional, que tem equipe própria e só cuida dos veículos de trabalho da marca (Fiorino, Scudo e Ducato).

Outra boa novidade da van é a troca de motor: sai de cena o 2.3 turbodiesel nacional e, em prol das leis de emissão do Proconve L7, chega um 2.2 turbodiesel. Apesar da menor cilindrada, o projeto mais moderno do 2.2 garante maior potência (140 cv, ante 130 do anterior), torque (34,6 mkgf contra 32,7), economia de diesel (13% mais econômico, segundo a fabricante) e silêncio de operação. Ele continua emparelhado a um câmbio manual de 6 marchas.

Foto: Fiat/divulgação

Apesar de não ter nenhuma mudança significativa nas laterais e interior (há novo arranjo interno das lanternas traseiras e parachoque remodelado atrás), são cinco versões: Cargo, furgão com 11,5 m³ de espaço no baú e capacidade para levar 1,3 tonelada; MaxiCargo, furgão alongado (6 metros de comprimento) com 13 m³ de espaço; Multi, alongado e “oco” de fábrica, mas com janelas, permitindo montagens diversas; Minibus Comfort, para até 19 ocupantes e com carroceria comum; e Minibus Executivo, tamanho normal, que comporta 17 pessoas e oferece mais luxo a bordo.

Nos equipamentos de destaque, ar-condicionado, direção hidráulica, conjunto elétrico (vidros, travas e retrovisores), portas USB, indicador de trocas de marchas, banco do motorista com ajustes completos (incluindo lombar), sistema Start&Stop, alarme antifurto, sensores de estacionamento traseiros (câmera de ré na multimídia de 7” opcional), piloto automático, limitador de velocidade, computador de bordo, faróis de neblina, ESP, TC, Hill Holder, assistente eletrônico de estabilização lateral e mais.

Lembrando que cada versão traz um conteúdo de série por diferentes preços: R$245.990 pela Cargo, R$249.990 pela MaxiCargo, R$261.490 pela Multi, R$309.990 pela Minibus Comfort e R$319.990 pela Minibus Executivo. As vendas se iniciam hoje, dia 05 de abril, em toda a rede Fiat Professional, e a linha Ducato tem 1 ano de garantia.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.