(Lançamento) Land Rover Defender ganha motorização turbodiesel híbrida na linha 2023

Prestes a completar dois anos de vendas no mercado nacional, a atual e quinta geração do jipe Defender da Land Rover ganha, finalmente, uma motorização mais eficiente, como pedia o público consumidor, na linha 2023.

Antes 2.0 turbo a gasolina, agora 3.0 turbodiesel mais conjunto híbrido leve (Foto: Land Rover/divulgação)

Se antes o aventureiro inglês era movido pelo motor 2.0 turbo a gasolina da família Ingenium, com 300 cv de potência e cerca de 41 mkgf de torque, que não era lá dos mais eficientes no consumo de combustível ou mesmo força, a coisa agora muda totalmente de figura.

Isso porque, nessa nova linha, ele passa a ser vendido única e exclusivamente com motorização turbodiesel MHEV (Mild Hybrid Eletric Vehicle, ou “Veículo Semi-Híbrido”), composta por um grandalhão 3.0 turbodiesel de seis cilindros em linha e 24 válvulas com os mesmos 300 cv, mas 66,2 mkgf de torque progressivo entre 1.500 e 2.500 rpm. A transmissão se manteve a automática de 8 velocidades.

O Defender 2023 tem mais potência e torque, e está mais econômico (Foto: Land Rover/divulgação)

O lado híbrido vem de um sistema unindo o alternador e motor de arranque, produzindo 48 Volts, que fica responsável por dar a partida no conjunto e auxiliar em momentos durante a condução do Defender. Com todo esse aparato, a Land Rover conseguiu uma substancial melhora nas médias de consumo, que agora ficam na casa dos 12,8 km/l divulgados oficialmente.

Mais potente e torcudo, o Defender 2023 melhorou também no desempenho. Consegue cumprir a prova de 0 a 100 km/h em 7 segundos na carroceria maior, de quatro portas (110), ou até menos que isso quando falamos das versões menores, de duas portas (90). Com limitador eletrônico de velocidade, o jipe mantém os 190 km/h de máxima.

0 a 100 km/h em 7 segundos: nem parece SUV (Foto: Land Rover/divulgação)

Além da nova motorização, o Defender 2023 estreia duas versões inéditas, batizadas de X-Dynamic e X, que ocupam o posto de mais caras da gama. A primeira aposta em um visual mais “dark”, com detalhes em preto brilhante e rodas aro 20 com acabamento cinza, enquanto a segunda, mais esportiva, tem ainda lanternas escurecidas e até pinças de freio pintadas de vermelho.

Os preços, claro, subiram: R$708.950 pela 90 HSE (única duas portas), R$725.950 pela 110 HSE (mais barata com quatro portas), R$743.950 pela 110 X-Dynamic e salgadíssimos R$800.950 pela 110 X.

Preços? subiram, claro (Foto: Land Rover/divulgação)

Falando um pouco do carro no geral, ela é feita sobre a plataforma D7x e, mesmo monobloco, ainda mantém a tradicional valentia e capacidade off-road que sempre marcou o Defender. Capaz de atravessar trechos alagados de até 90 cm de profundidade, o modelo tem mais de 29 cm de altura em relação ao solo e, para o mercado brasileiro, é sempre equipado com tração 4×4 repleta de recursos, além de suspensões pneumáticas adaptáveis.

Nos itens de série, destaque para um completo pacote de assistentes de condução, sistema de som assinado pela Meridian, multimídia de 11,4”, painel de instrumentos digital de 12,3”, conjunto óptico full-LED, carregador de celular sem fio, bancos dianteiros com ajustes elétricos, teto-solar panorâmico, possibilidade de comandar diversas funções do carro via smartphone e por aí vai.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.