(Lançamento) Jeep Compass 2025 está mais barato e ganha novo motor de 272 cv

A Jeep repensou por completo sua linha Compass. Barateou todas as versões que já existiam, criou opções inéditas, adicionou conteúdos de série que não existiam e, de quebra, colocou no seu SUV médio queridinho um motor mais potente, o 2.0 turbo a gasolina emprestado da Ram Rampage, sem mexer no 1.3 turboflex de até 185 cv de potência, que segue sendo o coringa para maior parte das versões junto do câmbio automático de seis marchas fornecido pela Aisin. Boa notícia é que o 2.0 turbodiesel, com seus 35,7 quilos de torque, ainda é oferecido, já em compasso de despedida, mas em uma só versão.  

Toda a gama do Compass 2025 está menos cara, com reduções que chegam a R$20 mil: Sport flex por R$180 mil (eram 185), Longitude flex por R$197 mil (eram 202), Limited flex por R$217 mil (eram 224), Série S flex por R$237 mil (eram 250), Limited diesel por R$250 mil (eram 270), enquanto as inéditas Overland 2.0 turbo, com viés aventureiro, e Blackhawk 2.0 turbo, que apela para a esportividade, saem por R$267 mil e R$280 mil, respectivamente. Existe ainda a 4XE, híbrida plug-in, por pouco mais de R$347 mil.  

As duas novas versões, Overland e Blackhawk, suprem a lacuna deixada pela extinta Trailhawk, porém são movidas pelo poderoso motor Hurricane, um 2.0 16v a gasolina, com duplo comando variável, injeção direta e turbocompressor, que entrega 272 cv de potência e 40,8 mkgf de torque máximo. Assim como a turbodiesel, elas usam a transmissão automática ZF de nove velocidades, e contam com tração 4×4, reduzida e seletor de tipos de terreno. Considerados os SUVs nacionais mais potentes e torcudos, os novos Jeep 2.0 turbo conseguem acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos, correndo até quase 230 km/h. 

Além de novidades na estética para toda a linha, com retoques na grade dianteira, novas rodas (aro 18 ou 19), e um aspecto mais urbano em algumas versões (parachoques inteiros e apliques plásticos pintados na cor da carroceria), as duas versões inéditas com motor 2.0 turbo contam com calibração própria do sistema de suspensões independentes, prevendo melhor comportamento dinâmico da carroceria pela grande potência extra, além da boa desenvoltura no off-road. Também é de série nelas o escapamento com cano duplo e ponteiras cromadas.  

Internamente, podem mudar alguns detalhes de acabamento e, nas configurações mais caras, ele adota os bancos do seu irmão maior Commander. Como item disponível apenas na Blackhawk, de elementos escurecidos e pegada apimentada, está o painel de instrumentos digital mais esportivo, com dados de pressão do turbo ou Força G, sem contar as pinças de freio vermelhas. 

No recheio de série, é inédita a tecnologia de manutenção do carro na faixa (centraliza o Compass na pista e permite o contorno de curvas, seguindo a trajetória da via), que se junta aos já existentes assistentes de condução (alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, monitor de ponto-cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, função anda e para do piloto automático adaptativo, leitor de placas de sinalização, farol alto automático, detector de fadiga etc). Itens como o pacote ADAS, sistema de som assinado pela Beats, painel de instrumentos digital de 10,2” e multimídia de 10,1” já estão disponíveis em praticamente todas as versões do SUV, com exceção da Sport.  

Desde a versão mais básica, Sport, o modelo já traz ar-condicionado digital automático de duas zonas, sensores de chuva e crepuscular, rodas aro 18, conjunto óptico em LED e painel de instrumentos digital. As mais caras podem ter até Park Assist, Amazon Alexa integrada à multimídia, internet 4G + concierge a bordo, bancos dianteiros com ajustes elétricos, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos e sensor de presença, retrovisor interno fotocrômico, teto-solar panorâmico e rodas 19”.  

A marca das sete fendas ainda aproveitou o momento de novidades para apresentar outras duas. A primeira é a garantia de cinco anos para o Compass 2025, que substitui o antigo programa com cobertura de três anos, ainda acompanhando a Assistência 24h. Mais: quem for dono de Compass 2022 em diante e fez todas as revisões na rede autorizada, também ganha os dois anos extras. Outra boa nova é a certificação de blindagem nível III-A também para Compass 0 km ou pós-2022: se feito por empresas homologadas pela Jeep, o serviço de proteção balística não interfere na garantia de fábrica. 

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.