(Lançamento) Honda Civic volta híbrido e mais tecnológico por R$245 mil
O Civic voltou ao Brasil em versão única. É uma nova geração, a 11ª, e vem da Tailândia com tecnologia híbrida e tudo novo, desde visual, plataforma modular, mecânica e estilo, mais tradicional que o da anterior. Na verdade, esse Novo Civic, chamado oficialmente de e:HEV pela propulsão mista, já existe no exterior desde meados de 2021, mas só agora chega ao Brasil depois de algum tempo de promessa da Honda, por R$244.900.
Primeiro Civic híbrido da história do modelo no Brasil, ele traz uma combinação parecida com a do seu extinto irmão maior Accord e:HEV. Tem um motor 2.0 16v a gasolina, com injeção direta e funcionamento no ciclo Atkinson (entrega 143 cv de potência e 19 mkgf de torque), além de outros dois propulsores elétricos: um, principal, de 184 cv e 32,1 mkgf, que trabalha junto com o 2.0 a gasolina, além de outro de menor capacidade, com função de gerador. É ele que abastece o conjunto de baterias sob o assento traseiro.
Quem ainda faz parte do conjunto é uma transmissão automática tipo CVT desenvolvida e preparada exclusivamente para trabalhar com conjuntos híbridos. Apesar de ser movido quase sempre pelo motor elétrico principal, o Civic e:HEV tem três fases de funcionamento: EV Drive, totalmente elétrico, Hybrid Drive, que ativa todos os motores para desempenho máximo, ou Engine Drive, tirando de cena os motores elétricos e transformando o carro em um sedan comum a gasolina.
Cada modo entra em cena em determinada forma e situação de condução e, em todo caso, há regeneração de energia em frenagens e desacelerações com quatro níveis. O motorista ainda pode optar entre modo de condução Eco, Normal, Sport ou Individual (personalizável). Economia é o foco: o novo sedan da Honda consegue até 15,9 km/l na estrada e 18,3 km/l na estrada, com gasolina nos dois casos, segundo o INMETRO.
Apesar da troca de geração, o Civic mantém suspensões independentes nas quatro rodas, eixo traseiro multibraço e uma carroceria um tanto maior: agora são 4,68 m de comprimento (cerca de 4 cm a mais que a anterior) e 2,73 m de entre-eixos (ganho de 3 cm), enquanto largura (1,8 m) e altura (1,43 m) permanecem. Quem está menor é o porta-malas, que baixou de 525 para 495 litros, fora o “tanquinho” de gasolina com apenas 40 litros de capacidade. A fabricante fala em várias melhorias de construção e soldagem.
Dentre as novidades de equipamentos e tecnologia, multimídia de 9” com Android Auto/Apple CarPlay, painel de instrumentos digital de 10,2”, bancos dianteiros elétricos, ar-condicionado digital automático de duas zonas, chave presencial, partida remota do motor, iluminação full-LED, carregador de celular sem fio, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, teto-solar, sensores de chuva e crepuscular, bancos em couro, rodas de liga-leve aro 17, sistema LaneWatch, 8 airbags e o pacote Honda Sensing (ACC, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, detector de fadiga do condutor, farol alto automático etc).
Além disso, o Novo Civic e:HEV permite conexão com o myHonda Connect, aplicativo multifunções da marca. Há dois planos, sendo um mais básico e gratuito, e outro completo, com todos os serviços da plataforma, pago em planos mensais. O carro chega ainda em janeiro a toda a rede de concessionárias da marca no Brasil, e pode ser pintado em quatro cores: Branco Topázio, Preto Cristal, Prata Platinum e Cinza Basalto. Falando em garantia, são três anos sem limite de km para o carro e oito anos/160 mil km para motores elétricos e baterias.