(Lançamento) Honda Civic volta híbrido e mais tecnológico por R$245 mil

O Civic voltou ao Brasil em versão única. É uma nova geração, a 11ª, e vem da Tailândia com tecnologia híbrida e tudo novo, desde visual, plataforma modular, mecânica e estilo, mais tradicional que o da anterior. Na verdade, esse Novo Civic, chamado oficialmente de e:HEV pela propulsão mista, já existe no exterior desde meados de 2021, mas só agora chega ao Brasil depois de algum tempo de promessa da Honda, por R$244.900.

Foto: Honda/divulgação

Primeiro Civic híbrido da história do modelo no Brasil, ele traz uma combinação parecida com a do seu extinto irmão maior Accord e:HEV. Tem um motor 2.0 16v a gasolina, com injeção direta e funcionamento no ciclo Atkinson (entrega 143 cv de potência e 19 mkgf de torque), além de outros dois propulsores elétricos: um, principal, de 184 cv e 32,1 mkgf, que trabalha junto com o 2.0 a gasolina, além de outro de menor capacidade, com função de gerador. É ele que abastece o conjunto de baterias sob o assento traseiro.

Quem ainda faz parte do conjunto é uma transmissão automática tipo CVT desenvolvida e preparada exclusivamente para trabalhar com conjuntos híbridos. Apesar de ser movido quase sempre pelo motor elétrico principal, o Civic e:HEV tem três fases de funcionamento: EV Drive, totalmente elétrico, Hybrid Drive, que ativa todos os motores para desempenho máximo, ou Engine Drive, tirando de cena os motores elétricos e transformando o carro em um sedan comum a gasolina.

Cada modo entra em cena em determinada forma e situação de condução e, em todo caso, há regeneração de energia em frenagens e desacelerações com quatro níveis. O motorista ainda pode optar entre modo de condução Eco, Normal, Sport ou Individual (personalizável). Economia é o foco: o novo sedan da Honda consegue até 15,9 km/l na estrada e 18,3 km/l na estrada, com gasolina nos dois casos, segundo o INMETRO.

Foto: Honda/divulgação

Apesar da troca de geração, o Civic mantém suspensões independentes nas quatro rodas, eixo traseiro multibraço e uma carroceria um tanto maior: agora são 4,68 m de comprimento (cerca de 4 cm a mais que a anterior) e 2,73 m de entre-eixos (ganho de 3 cm), enquanto largura (1,8 m) e altura (1,43 m) permanecem. Quem está menor é o porta-malas, que baixou de 525 para 495 litros, fora o “tanquinho” de gasolina com apenas 40 litros de capacidade. A fabricante fala em várias melhorias de construção e soldagem.

Dentre as novidades de equipamentos e tecnologia, multimídia de 9” com Android Auto/Apple CarPlay, painel de instrumentos digital de 10,2”, bancos dianteiros elétricos, ar-condicionado digital automático de duas zonas, chave presencial, partida remota do motor, iluminação full-LED, carregador de celular sem fio, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, teto-solar, sensores de chuva e crepuscular, bancos em couro, rodas de liga-leve aro 17, sistema LaneWatch, 8 airbags e o pacote Honda Sensing (ACC, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, detector de fadiga do condutor, farol alto automático etc).

Além disso, o Novo Civic e:HEV permite conexão com o myHonda Connect, aplicativo multifunções da marca. Há dois planos, sendo um mais básico e gratuito, e outro completo, com todos os serviços da plataforma, pago em planos mensais. O carro chega ainda em janeiro a toda a rede de concessionárias da marca no Brasil, e pode ser pintado em quatro cores: Branco Topázio, Preto Cristal, Prata Platinum e Cinza Basalto. Falando em garantia, são três anos sem limite de km para o carro e oito anos/160 mil km para motores elétricos e baterias.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.