XC40: O SUV de Entrada da Volvo Conquista Pela Tecnologia

Estive na Suécia em umas quatro oportunidades, sendo que três a convite da Volvo. Estou falando de meados dos anos 90 e início dos anos 2000. Tive a oportunidade de conhecer muito sobre a marca Sueca e sobre a preocupação primeira da marca com o quesito segurança. Os gringos suecos não brincam em serviço quando o assunto é segurança veicular. Pude ver ao vivo e em cores uma boa parte da tecnologia que eles desenvolveram desde o início dos anos 60 até hoje. Sem dúvida, eles são respeitadíssimos mundialmente pelos principais e mais sérios fabricantes conhecidos. E, acreditem, uma boa parte da tecnologia de segurança veicular adotada hoje quase que mundialmente, teve seus estudos iniciados lá na Suécia, pelos técnicos da Volvo.

Hoje, a Volvo deixou de ser uma marca única e estritamente Sueca para se transformar em um fabricante internacional de veículos. Inicialmente, a Ford adquiriu o controle acionário da Volvo e, posteriormente, esse controle acionário foi repassado para a chinesa Geely, que entrou em um segmento que ela levaria décadas para chegar se fosse com seu próprio desenvolvimento. O fato é que, hoje, a Volvo possui fábricas, além da sede Sueca, também na Bélgica e outras duas na China, onde produz veículos com a mesma qualidade daqueles que antes eram fabricados exclusivamente na Suécia. Até seus modernos motores superalimentados com turbocompressor são produzidos em fábricas Suecas e Chinesas. É a internacionalização da Volvo.

Avaliei o XC40, o menor SUV da Volvo no mercado atualmente, na versão intermediária Momentum. Do mesmo porte do Jeep Compass, o XC40 é a mais nova aposta da Volvo no mercado nacional. Tem como principais concorrentes, os Alemães BMW X1, Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA. Todos osso duro de roer pela qualidade dos produtos oferecidos ao consumidor. Só pré-venda do modelo, realizada em abril de 2018, foram vendidas aproximadamente 1.000 das 2.000 que a Volvo pretendia comercializar durante todo o ano passado. O carro caiu nas graças do público já no lançamento.

O seu motor 2.0 Turbo produz saudáveis 255cv com um torque máximo de 35,7mkgf, esse último momento de força do torque máximo começa em 1.500rpm e vai estável até os 4.800rpm. Essa característica do motor garante uma dirigibilidade impecável. E dirigir esse Volvo fica ainda mais agradável quando o desempenho desse ótimo motor se une ao câmbio automático de 8 marchas. Muitíssimo silencioso e confortável, o XC40 tem um rodar de fazer inveja a muito sedan de luxo. E como segurança é a marca registrada da Volvo, freios e direção tem um comportamento excelente, com precisão e suavidade mesmo em situações mais críticas.

No visual, o SUV sueco dá mostras claras de sua internacionalização. Agradável, bonito, imponente e atraente são todos adjetivos que cabem muito bem ao XC40. As rodas diamantadas de liga-leve de 19” completam o design elegante e esportivo. A pintura em dois tons (Capota branca e carroceria azul), dão leveza e graça ao design. O interior, bem refinado, tem couro preto nos bancos, laterais de porta e painel. Detalhes em alumínio no painel e portas dão um contraste com o couro preto, tornando o interior requintado e agradável. Com 2,70m de distância entre-eixos, o espaço interno é suficiente para transportar confortavelmente só quatro pessoas, pois o túnel central alto demais atrapalha as pernas de quem vai no meio. Os 460 litros do porta-malas são suficientes para o tamanho e proposta do carro.

Seu sistema multimídia Sensus de 9”, que comanda também o sistema de ventilação e ar-condicionado, apesar de bastante completo, é complicado de mexer e pouco intuitivo. O quadro de instrumentos é digital, com tela TFT de 12,3′ e, além de trazer menos configurações e funções que o Active Info Display da Volkswagen ou Virtual Cockpit da Audi, também não é de fácil operação. Por recomendação da própria Volvo, o comprador do XC40 tem que assistir um curso de aproximadamente duas horas antes de sair com o carro da concessionária, para poder familiarizar-se com todos os comandos da multimídia e painel digital. Um dos principais destaques do modelo é o sistema semiautônomo Pilot Assist, que traz as funções City Safety, que pára ou desacelera o carro automaticamente quando os sensores detectam algum obstáculo a frente. Esse sistema é ativado em casos de obstáculos parados, como pedestres ou árvores, ou em movimento, como bicicletas ou outros carros em baixa velocidade. Além do City Safety, o Pilot Assist possui também um assistente de pista, que corrige a trajetória do carro quando os sensores detectam que o carro está saindo da estrada ou da faixa de rodagem.

 De série, o XC40 Momentum vem com ar-condicionado dual zone, configuração de modo de condução (Comfort, Dynamic, Eco, Off-Road e Individual), carregamento de celular por indução, banco do motorista com ajustes elétricos, 6 airbags, alerta de colisão frontal, faróis full-LED, freio de estacionamento elétrico e Volvo On Call, um serviço de segurança, monitoramento e conveniência 24 horas do veículo que pode ser acessado por um aplicativo de celular ou uma central de atendimento exclusiva. O único opcional dessa versão é a ativação do sistema semiautônomo Pilot Assist, que custa R$5.000.

O XC40 é oferecido, atualmente, em três versões: T4 (R$174.950) Momentum (R$194.950) e R-Design (R$214.950). O motor e câmbio das três versões é o mesmo, a única diferença fica por conta da configuração eletrônica do módulo do propulsor da versão de entrada T4, que desenvolve 190cv e 30,6mkgf de torque máximo.

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Douglas Mendonça
Jornalista na área automobilística há 45 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e na Revista Motor Show por 24 anos, de onde foi diretor de redação de 2007 até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Ensino de Engenharia Paulista (IEEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e os Mil Quilômetros de Brasília em 2004, além de ter participado em competições de várias categorias do automobilismo brasileiro. Tem 64 anos, é casado e tem três filhos homens, de 17, 28 e 31 anos.
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