(Lançamento) Great Wall Ora 03: novo elétrico de entrada vem completão por R$150 mil

A GWM demorou, mas finalmente lançou o Ora 03 no Brasil. Arquirrival de BYD Dolphin, mas com porte de hatch médio (é quase do tamanho de um VW Golf), o novo modelo chinês é 100% elétrico, custa a partir de R$150 mil para peitar o Dolphin, vem sempre completão e tem até série especial para cá. É mais uma prova que os chineses eletrificados não estão para brincadeira…

Foto: GWM/divulgação

Ora, na verdade, é uma submarca da GWM, e fora do Brasil esse 03 se chama Good Cat (“Gato Bom”), ou Funky Cat (“Gato Descolado”). Apelando para um visual que mistura elementos retrô com toques esportivos e uma traseira pra lá de arrojada, o pequeno Ora usa uma base modular preparada para a eletrificação e tem cerca de três anos de estreia mundial. É o primeiro 100% elétrico da Great Wall Motors do Brasil, e também seu primeiro produto que não é SUV.

São duas versões de acabamento, um diferencial que só ele traz nessa faixa de preço: Skin, de R$150 mil, e GT, de R$184 mil. Existe ainda a série especial Copacabana, limitada em 200 carros, que também custa R$150 mil e se diferencia pelo teto e colunas em branco (pintura em dois tons), tapetes exclusivos e emblemas alusivos, fora que traz teto-solar panorâmico opcional por R$10 mil, item já de série na versão GT.

Foto: GWM/divulgação

Toda a linha traz o mesmo conjunto mecânico: motor elétrico dianteiro de 171 cv de potência e 25,5 mkgf de torque máximo, junto de um redutor que transfere a força para as rodas da frente, além de freios a disco nas quatro rodas, suspensões McPherson na dianteira e com eixo arrastado na traseira, direção com assistência elétrica e baterias de íon-lítio. Sua carroceria, com 4,23 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,60 m de altura e 2,65 m de entre-eixos, tem porte similar a dos últimos VW Golf vendidos por aqui, só que é mais alta que a de um Honda Fit. Mas são só 228 litros de porta-malas.

Com peso ao redor dos 1.550 kg e coeficiente de arrasto (Cx) baixo de apenas 0,29, o Ora consegue acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de 8 segundos, chegando aos 160 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente.

Foto: GWM/divulgação

A versão mais cara, GT, traz um lado mais esportivo do pequeno 03, com apliques em vermelho pela carroceria, rodas exclusivas aro 18 (também com detalhes avermelhados), pinças de freio vermelhas, arco das caixas de rodas com aplique plástico em preto brilhante, aerofólio traseiro e interior sempre mesclando couro preto com vermelho. Ela, mais completa, tem 63 kWh de capacidade das baterias, ante 48 kWh da versão de entrada Skin, garantindo bom alcance de 400 km pelo ciclo WLTP (310 km na Skin).

Foto: GWM/divulgação

A recarga é padrão no plugue Tipo 2, podendo ser feita em tomadas residenciais 220V, wallbox ou eletropostos, inclusive os mais rápidos. As baterias menores da versão Skin levam aproximadamente 3 horas para preencher 85% da carga em velocidade de 11 kWh, tempo que sobe para aproximadamente 5 horas na versão GT. Nos eletropostos mais rápidos, são cerca de 30 minutos para recuperar 50% da carga na Skin, ou 40 minutos na GT. Todo o conjunto de motor elétrico e baterias conta com refrigeração especial por líquido.

Foto: GWM/divulgação

Uma das maiores apostas do Ora 03 é na segurança, e sua grande propaganda é sobre os resultados dos testes do Euro NCap, onde ele gabaritou com todas as estrelas possíveis. São de série desde a versão de R$150 mil o alerta de colisão frontal e traseira, frenagem autônoma de emergência (identifica obstáculos grandes, veículos, pedestres e ciclistas), alerta de saída de faixa ativo, assistente de manutenção de trajetória com centralizador de faixa (consegue contornar leves curvas sozinho), piloto automático adaptativo com função anda e para (ACC e Stop&Go), desvio inteligente de colisão (só para veículos grandes como caminhões), monitor de ponto-cego ativo, alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem inteligente (no GT há ainda alerta de tráfego cruzado frontal).

Mais: ele tem farol alto com comutação automática, pode controlar automaticamente a velocidade com base na via com ACC ligado (desacelera em curvas, por exemplo), ler placas de sinalização, tem limitador de velocidade programável, câmeras 360º com diversas opções de visualização do carro, e a versão GT oferece ainda o sistema Park Assist, que estaciona o carro sozinho. Curioso são os sete airbags de série para toda a linha: são duas bolsas frontais, duas laterais dianteiras, duas de cortina e uma no meio dos bancos dianteiros, evitando o choque do motorista com o ocupante ao lado em caso de impactos laterais ou capotamentos, por exemplo.

O hatch, desde a versão Skin, traz ar-condicionado digital automático, conjunto óptico full LED, rodas aro 18, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, volante multifuncional ajustável em altura e profundidade, bancos em couro sintético, alerta de uso do cinto de segurança para todos os ocupantes, assistente inteligente em descidas, sensores de estacionamento dianteiros, chave presencial com partida por botão, alarme antifurto, painel de instrumentos digital de 10,2”, multimídia de outras 10,2”, seletor de modos de condução (Eco, Normal, Esportivo, Esportivo+ e Automático), seletor de peso da direção (Conforto, Normal, Esportivo), retrovisores externos com aquecimento e mais. Completasso!

A GT ainda completa a enorme lista com bancos dianteiros com ajustes elétricos, memória de posição e ventilação para os bancos dianteiros, massageador de banco para motorista e passageiro dianteiro, porta-malas com tampa de abertura presencial, carregador de celular sem fio, sensores de estacionamento dianteiros, partida do motor sem uso do botão, controle de largada (Launch Control), luzes de embarque/desembarque nos retrovisores externos e mais.

Foto: GWM/divulgação

Sempre com garantia de cinco anos para o carro (oito anos ou 200 mil km para as baterias), o GWM Ora 03 pode ser comprado, além das lojas e concessionárias, pelo Mercado Livre, desde que seja feito um sinal de R$9 mil, valor que é reembolsável em caso de desistência da compra.

O hatch pode ser pintado de Branco Ágata, Preto Hematita, Cinza Amazonita (só para a GT) e Azul Copacabana (só para a Skin). A cabine também é personalizável na pintura e acabamento: pode ser cinza e azul, branco e marrom, gelo e vermelho ou inteira preta com costuras azuis. A GT, como já dito, sempre tem interior vermelho e preto, sem outras opções. As entregas do Ora 03 começam a partir de dezembro.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.