(Lançamento) Fiat Toro estreia cara “nova” na linha 2024

Preparando o território para a chegada da Titano, caminhonete cabine dupla feita no esquema de chassi sob carroceria que vem no final do ano, a Fiat promove mudanças na linha 2024 da Toro, sua picape monobloco. Na verdade, as tais mudanças caem bem em um momento que a Stellantis, dona de Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, Ram e afins, decide aprimorar a maioria de seus produtos para estrear o modelo 2024.

A linha continua composta por seis configurações: Endurance (R$150 mil), Freedom (R$164 mil), Volcano (R$178,6 mil), Volcano turbodiesel (R$192,4 mil), Ranch turbodiesel (R$210 mil) e Ultra turbodiesel (R$211 mil). As duas últimas passam a oferecer novas rodas aro 18 calçadas com pneus de uso misto, enquanto a Volcano flex ou diesel agora traz de série o pacote Connect////Me, com internet 4G a bordo, roteador wi-fi, comandos remotos do carro via app de smartphone, navegador com atualizações em tempo real, assistente de chamadas etc. Esse kit de conectividade chega como opcional na Freedom.

Agora, em toda a linha, a Toro passa a ter a mesma cara, usando a grade que antes era exclusiva das versões topo de linha: o componente, maior, ovalado e pronunciado, tem a missão de valorizar o porte da picape. O que muda é o acabamento: simples e escurecido nas mais baratas, e cromado com mais detalhes nas mais caras. A única exceção vai para a Ultra, versão que tem certo apelo esportivo e caçamba “tampada”: nesse caso, a grade é em preto brilhante. Esse é um opcional da Volcano, junto das rodas escurecidas.

A motorização e mecânica geral não mudam. As versões flex continuam com o 1.3 turboflex de quatro cilindros, com injeção direta, que entrega 180/185 cv de potência e 27,5 mkgf de torque (gasolina/etanol), aliado sempre ao câmbio automático de seis marchas (Aisin AT6) e tração dianteira. Já nas turbodiesel vai o consagrado 2.0 16v Multijet, com Common Rail e turbina de geometria variável, de 170 cv e 35,7 mkgf, acoplado a caixa automática ZF 9HP, com nove velocidades, além da tração 4×4 com reduzida.

Quando flex, a Toro consegue carregar até 750 kg, número que sobe para 1 tonelada nas turbodiesel. Para todas elas há uma caçamba de 937 litros e até 400 kg de capacidade de reboque sem freio. A paleta de cores conta com os tons Vermelho Colorado, Branco Ambiente, Preto Carbono, Prata Billet, Cinza Granito, Azul Jazz, Branco Polar (perolizada) e Cinza Sting. As três últimas só estão disponíveis para as versões Volcano, Ranch e Ultra. Sua garantia é de 3 anos sem limite de km.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.