(Lançamento) Fiat Toro estreia cara “nova” na linha 2024
Preparando o território para a chegada da Titano, caminhonete cabine dupla feita no esquema de chassi sob carroceria que vem no final do ano, a Fiat promove mudanças na linha 2024 da Toro, sua picape monobloco. Na verdade, as tais mudanças caem bem em um momento que a Stellantis, dona de Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, Ram e afins, decide aprimorar a maioria de seus produtos para estrear o modelo 2024.
A linha continua composta por seis configurações: Endurance (R$150 mil), Freedom (R$164 mil), Volcano (R$178,6 mil), Volcano turbodiesel (R$192,4 mil), Ranch turbodiesel (R$210 mil) e Ultra turbodiesel (R$211 mil). As duas últimas passam a oferecer novas rodas aro 18 calçadas com pneus de uso misto, enquanto a Volcano flex ou diesel agora traz de série o pacote Connect////Me, com internet 4G a bordo, roteador wi-fi, comandos remotos do carro via app de smartphone, navegador com atualizações em tempo real, assistente de chamadas etc. Esse kit de conectividade chega como opcional na Freedom.
Agora, em toda a linha, a Toro passa a ter a mesma cara, usando a grade que antes era exclusiva das versões topo de linha: o componente, maior, ovalado e pronunciado, tem a missão de valorizar o porte da picape. O que muda é o acabamento: simples e escurecido nas mais baratas, e cromado com mais detalhes nas mais caras. A única exceção vai para a Ultra, versão que tem certo apelo esportivo e caçamba “tampada”: nesse caso, a grade é em preto brilhante. Esse é um opcional da Volcano, junto das rodas escurecidas.
A motorização e mecânica geral não mudam. As versões flex continuam com o 1.3 turboflex de quatro cilindros, com injeção direta, que entrega 180/185 cv de potência e 27,5 mkgf de torque (gasolina/etanol), aliado sempre ao câmbio automático de seis marchas (Aisin AT6) e tração dianteira. Já nas turbodiesel vai o consagrado 2.0 16v Multijet, com Common Rail e turbina de geometria variável, de 170 cv e 35,7 mkgf, acoplado a caixa automática ZF 9HP, com nove velocidades, além da tração 4×4 com reduzida.
Quando flex, a Toro consegue carregar até 750 kg, número que sobe para 1 tonelada nas turbodiesel. Para todas elas há uma caçamba de 937 litros e até 400 kg de capacidade de reboque sem freio. A paleta de cores conta com os tons Vermelho Colorado, Branco Ambiente, Preto Carbono, Prata Billet, Cinza Granito, Azul Jazz, Branco Polar (perolizada) e Cinza Sting. As três últimas só estão disponíveis para as versões Volcano, Ranch e Ultra. Sua garantia é de 3 anos sem limite de km.