(Lançamento) Chevrolet Spin 2025 muda tanto que parece ganhar nova geração

Aparentemente, saiu mais barato e foi mais fácil para a Chevrolet reestilizar mais uma vez sua minivan Spin, ao invés de criar uma nova geração. Isso porque, na linha 2025, o modelo mudou tanto que parece outro carro, porém conservando a plataforma Gamma II e a boa e velha mecânica que já a acompanha desde 2012. Por enquanto, a GM garantiu que a novidade começa a chegar nas concessionárias ainda em março. Serão três versões: LT (R$120 mil pela manual de cinco lugares e R$127 mil pela automática de sete lugares), LTZ (R$138 mil sempre automática com sete lugares) e Premier (R$145 mil sempre automática com sete lugares).

Toda a porção dianteira da minivan, que passa a ser chamada de “crossover” pela fabricante, é inédita: capô e paralamas estão mais altos e musculosos, enquanto a grade mostra boa harmonia com os faróis divididos em dois andares, como já visto na picape Montana. A cara, mais moderna e até agressiva, soma ainda um novo parachoque de linha elevada. Lateralmente, com exceção de novas rodas, apliques plásticos nas caixas de rodas e base das portas, seguindo o estilo da extinta versão aventureira Activ (o visual off-road agora é de série para toda a linha), são iguais as maçanetas, janelas, retrovisores e vincos da primeira Spin, de 12 anos atrás.

Todo o conjunto de lanternas traseiras é inédito, e fica dividido entre a tampa do porta-malas e a lateral. A própria tampa, aliás, ganha novas linhas e vincos, com uma régua mais pronunciada, logo acima do local da placa de licença. O vidro traseiro, ao que tudo indica, segue sem mudanças, porém, em contrapartida, o parachoque traseiro está também elevado e com estilo aventureiro, se comparado ao anterior. Vale falar que, de série, toda a linha Spin agora traz conjunto óptico em LED, o que inclui os faróis e lanternas.

Foto: Chevrolet/divulgação

Por dentro, tudo está diferente: painel, instrumentos, volante, laterais de portas, bancos, acabamentos de teto e colunas. Além do volante emprestado dos Onix, Tracker e Montana, o painel da Spin 2025 também segue o visual mais atual da linha Chevrolet, com multimídia no mesmo nível dos instrumentos e linhas arrojadas, assim como nas laterais de portas. As três fileiras de bancos passam a contar com novo formato, estrutura, espumas e revestimentos, e os dois dianteiros já acomodam os airbags laterais de série. Todas as versões da minivan, aliás, passam a vir com 6 airbags, e os de cortina abrangem também os ocupantes da terceira fileira, no caso de o carro estar equipado com ela.

No geral, a Chevrolet ressalta a maior quantidade de porta-trecos pela cabine (50% a mais), e seu bom nível de praticidade e modularidade, inclusive com os bancos da segunda fileira correndo sobre trilhos, os da terceira fileira rebatíveis, sem contar o maior porta-malas dentre os carros nacionais: até 756 litros na configuração de cinco lugares. O porte, dimensões externas e nível de espaço interno seguem praticamente inalterados, já que a Spin segue na mesma geração.

Com foco em famílias, PCDs e profissionais do ramo dos transportes (táxis, motoristas particulares e quem trabalha para Uber/99), a Spin é o carro com os proprietários mais fiéis da marca no Brasil, já que 70% deles partem para a compra de outra Spin mais nova, segundo a Chevrolet. Por essas e outras, como a fama de robustez, segue nela o motor 1.8 8v, com literalmente décadas de produção, ainda gerando 106/111 cv de potência e 16,8/17,7 mkgf de torque. Como seus fiéis escudeiros, dois câmbios: manual ou automático, ambos de 6 marchas.

Foto: Chevrolet/divulgação

As boas novas estão relacionadas a sua performance e eficiência: graças a modernas centrais eletrônicas, emprestadas do SUV Tracker, o motor veterano passa a ser mais rápido nas respostas ao comando do acelerador, e está até 11% mais econômico, pelos números da fabricante. Agora, além de ter passe livre nas próximas leis de emissão de poluentes para carros vendidos no Brasil, o 1.8 8v permite que a minivan acelere de 0 a 100 km/h em 11 segundos quando abastecida com etanol. Só não ficou claro se esse número, divulgado pela Chevrolet, se refere as versões automáticas ou manuais.

Foto: Chevrolet/divulgação

Na mesma toada, o conjunto de suspensões foi retrabalhado em prol do conforto e dirigibilidade (a altura com relação ao solo cresceu 1,6 cm), as bitolas dianteira e traseira foram ampliadas em cerca de 3,5 cm em busca de um melhor comportamento dinâmico, a direção elétrica passou por uma reprogramação para ficar mais precisa, e os freios, com discos na frente e tambores atrás, também sofreram leves ajustes. Além disso, por estar mais alta e com parachoques elevados, a Spin 2025 ostenta maiores ângulos de ataque (16,6º) e saída (24,4º).

Foto: Chevrolet/divulgação

A lista de equipamentos para todas as versões cresceu, e agora temos a minivan como um dos produtos mais tecnológicos que a Chevrolet fabrica no Brasil (se não for “o mais”). Muitos itens novos, inclusive, nem existiam na grande maioria dos carros quando a Spin debutou em 2012: multimídia de 11” com conexões sem fio, painel de instrumentos digital de 8”, conjunto óptico inteiro em LED, ar-condicionado automático digital, saídas de ventilação para a segunda fileira, chave presencial, partida por botão, Wi-Fi embarcado, conexão do carro com o smartphone via app (permite comandar várias funções a distância), carregador de celular sem fio, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, indicador de distância do veículo a frente, monitor de ponto-cego, assistente de frenagem emergencial, e mais.

A lista ainda vai além com aviso de uso do cinto de segurança para todos os ocupantes, piloto automático com função de limitador de velocidade, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, bancos da segunda fileira bipartidos, concierge OnStar, além de vidros, travas e retrovisores elétricos, bancos forrados em couro ecológico, volante multifuncional, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, faróis de neblina, novas rodas de liga-leve, rack de teto, ESP, TC, Hill Holder, ISOFIX e por aí vai. Lembrando que esse conteúdo, certamente, só está inteiro disponível na versão mais cara do modelo, a Premier.

Já é certo que o modelo terá mais de 60 acessórios de personalização, que incluem fitas para iluminação ambiente em LED e até uma espécie de Chromecast automotivo: basta plugar o aparelho na entrada auxiliar e acessar serviços de streaming de vídeo, redes sociais, aplicativos de transporte, Google etc., todos pela multimídia. Para sua inédita carroceria, são seis opções de cores: Branco Summit, Preto Ouro Negro, Prata Shark, Cinza Rush, Verde Safari e Azul Boreal. 

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.