(Lançamento) VW Jetta GLI 2023 traz novo visual e mais tecnologia por R$217 mil

Prometido há praticamente um ano, o Novo Jetta GLI finalmente desembarca no Brasil. Vindo diretamente do México, ele se torna a única versão do sedan da VW vendida no mercado nacional, e, com proposta esportiva, não tem concorrentes diretos por aqui. Relembrando, o modelo foi lançado originalmente em junho de 2019, e, desde então, já emplacou quase 4.500 carros no mercado nacional.

Demorou, mas o Novo Jetta GLI chegou (Foto: VW/divulgação)

O preço dessa nova linha 2023 é de R$216.990, podendo subir com a adição de cores exclusivas. Tudo que era opcional antes, como por exemplo o teto-solar, agora se tornou item de série. Por essas e outras que a VW agora o chama de “melhor Jetta de todos os tempos”.

Os itens que antes eram opcionais, agora são de série (Foto: VW/divulgação)

O visual externo, renovado, ganha novos parachoques dianteiro e traseiro, grade remodelada, rodas inéditas de 18” e lanternas com novos elementos. Por dentro, quem se destaca é o volante de três raios vindo do Golf europeu (o mesmo do Nivus, mas com comandos touch), nova alavanca de transmissão, além da multimídia VW Play de 10”, que também estreou no crossover Nivus e foi inteiramente desenvolvida no Brasil.

Parachoques são novos, assim como esse tom de vermelho da carroceria (Foto: VW/divulgação)

Esportivo legítimo, o Jetta GLI traz o mesmo motor 2.0 TSI (turbo) com quatro válvulas por cilindro, injeção direta de gasolina e duplo comando variável de antes, mas agora recalibrado e rendendo 231 cv de potência e 35,7 mkgf de torque, entregues a partir de 1.500 rpm. Como grande novidade, a transmissão automatizada de dupla embreagem (DSG) agora tem sete velocidades, o que garantiu mais agilidade e melhor funcionamento do conjunto.

O motor é o mesmo de antes, mas a transmissão mudou (Foto: VW/divulgação)

Contando com suspensões independentes nas quatro rodas com ajustes esportivos, fixação multilink no eixo traseiro, freios a disco nas quatro rodas vindos do Golf R (312 mm na dianteira e 300 mm na traseira), direção elétrica progressiva e bloqueio eletrônico do diferencial, o sedan esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e chega aos 250 km/h de velocidade máxima. O seletor com três modos de condução (Eco, Sport e Individual) também adequa o carro de acordo com as necessidades do motorista.

Dinamicamente, poucas mudanças (Foto: VW/divulgação)

Na prática, analisando os números de peso X potência e desempenho fornecidos em dados oficiais, ele tem o mesmo pique do modelo anterior.

Mais tecnologia

Novo volante, alavanca de câmbio e multimídia marcam o interior do Novo Jetta GLI (Foto: VW/divulgação)

Embora traga boa parte dos equipamentos da linha anterior, o Novo Jetta GLI estreia algumas modernidades, como por exemplo a multimídia VW Play de 10” com diversas conectividades e funções exclusivas. Além dela, o sedan traz também o painel de instrumentos digital Active Info Display, conjunto óptico full-LED, luzes ambientes em LED, piloto automático adaptativo (ACC), detector de fadiga, frenagem pós-colisão e frenagem autônoma de emergência, que já eram oferecidos antes.

Apesar de deixar de lado outros assistentes de condução, como monitor de ponto-cego ou alerta de saída de faixa, o carro é bastante completo no geral. No mais, ele continua com os já tradicionais bom porta-malas de 510 litros, espaço interno generoso, dirigibilidade apurada, rodar confortável e visual esportivo.

Bom espaço interno e nível de conforto permanecem (Foto: VW/divulgação)

Podendo ser pintado nas cores Branco Puro e Cinza Puro (sólidas), Vermelho Kings e Azul Rising (metálicas e inéditas), e Preto Mystic (perolizada), o Novo Jetta GLI 2023 estará disponível nas concessionárias Volkswagen a partir de maio. Sua garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Compartilhar:
Com 21 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.