Ford Territory 2024 marca o lançamento de um veículo totalmente novo

O novo Ford Territory 2024 não tem absolutamente nada a ver com a já virtuosa geração anterior. O inédito SUV, concebido com a reconhecida experiência da engenharia da Ford nesse segmento, é de excelência quando comparado aos seus concorrentes do mercado nacional: o Territory supera e muito as expectativas do consumidor desse segmento e até mesmo dos modelos de categorias superiores, graças a atributos como as dimensões generosas, mecânica de alta tecnologia e nível elevado de conforto e segurança.

Com a grande evolução tecnológica e de projeto, a nova geração do Ford Territory consegue ser um dos melhores do segmento, inclusive com preço menor que o da geração anterior: ele é maior, melhor equipado, tem motor mais potente e custa R$10 mil a menos (R$209.990), graças a um contínuo processo de aperfeiçoamento que leva a uma melhora da qualidade com redução dos valores.

Além das novas qualidades, surpresa grata para seu novo preço: R$209.990, ou R$10 mil a menos que o da geração anterior (Foto: Ford/divulgação)

Só para que se tenha uma ideia, essa linha 2024 do Territory é dimensionalmente maior que o Jeep Compass, de cinco lugares, e mais espaçoso até que o Jeep Commander, de sete lugares, com ótima relação custo-benefício da única versão disponível para a venda, a topo de linha Titanium, completíssima e bastante refinada.

Além dos faróis em LED com comutação automática de luz alta, rodas aro 19 com pneus de perfil 50, teto solar panorâmico e tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos com sensor de presença, o novo SUV oferece ar-condicionado digital automático dual zone e com saídas traseiras, bancos em couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos, motorista e passageiro dianteiro com possibilidade de resfriamento de seus bancos, luzes ambientes em LED, carregador de celular sem fio, câmera 360º, painel de instrumentos digital de 12,3”, multimídia de outras 12,3” com conexões sem fio ao smartphone, start&stop, piloto automático adaptativo com função anda e para, sistema Park Assist e mais.

Além disso, destaque para sua segurança exemplar com seis airbags, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, alerta de uso do cinto de segurança para todos os ocupantes, assistente de partida em rampas, controle eletrônico de frenagem em descidas, monitor de pressão dos pneus, frenagem automática pós-colisão etc. Resultados em testes de colisão, como o do C-NCAP, garantiram ao Territory 2024 a nota máxima em segurança.

O projeto do novo Territory, ainda mais afinado pela engenharia brasileira da Ford, é totalmente preparado para trafegar em nosso piso, tanto que dispõe de soluções ideais para as nossas condições de ruas e estradas, como o stop hidráulico nos amortecedores dianteiros, evitando batidas secas no fim de curso das suspensões. Falando nelas, temos um confortável, suave e seguro sistema independente nas quatro rodas, com fixação multibraço do eixo traseiro, melhorando pontos como dinâmica da carroceria e bem-estar a bordo. Os freios, seguros, têm discos nas quatro rodas.

Dimensionalmente, temos um SUV generoso de 4,63 m de comprimento, quase 1,94 m de largura, mais de 1,70 m de altura e praticamente 2,73 m de distância entre-eixos. Um carrão, que transfere suas dimensões boas de carroceria para o interior espaçoso, arejado, de teto alto e acesso fácil. Além disso, os 448 litros de seu porta-malas superam o nível de rivais de peso, como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.

Seu porte, superior ao da geração anterior, garante ainda um maior porta-malas (Foto: Ford/divulgação)

De novidade temos ainda o motor a gasolina 1.5 turbo com injeção direta e duplo comando de válvulas variável, com quatro cilindros e 16 válvulas, que produz confiáveis 169 cv de potência e 25,5 mkgf de torque, força essa que vem cedo, por completo ao redor dos 1.500 rpm. Isso se traduz em acelerações eficientes e melhor desempenho ao menor toque no acelerador. Esse propulsor é gerenciado por uma rápida e silenciosa transmissão automática de dupla embreagem banhada a óleo com sete velocidades, que, além da modernidade, oferece alto rendimento e um estilo de condução naturalmente esportivo.

Novo motor 1.5 turbo garante maior potência e torque, além de menor consumo ao Territory 2024 (Foto: Ford/divulgação)

Com esse conjunto motriz, o Novo Territory consegue ser um carro ágil e, ao mesmo tempo rápido, podendo acelerar de 0 a 100 km/h na casa dos 10 segundos, permitindo retomadas sem demora, como a de 80 para 120 km/h em cerca de 4,5 segundos. Através de uma mecânica mais eficiente no consumo e o maior tanque de combustível (60 litros), a segunda geração do SUV permite viagens mais tranquilas graças ao alcance, ou autonomia, maior: até 708 km.

Bons níveis de aceleração e desempenho, e eficiência que permite alcance generoso nas viagens (Foto: Ford/divulgação)

Suas linhas, robustas e ao mesmo tempo arrojadas, ganham realce com as seis opções de cor da carroceria (Azul Metálico, Cinza Catar, Vermelho Vermont, Marrom Roma, Preto Toronto e Branco Bariloche). Um importante plus de segurança também está disponível: a blindagem pode ser feita sem perda ou alteração alguma na garantia de fábrica do Novo Territory, graças a uma parceria entre uma respeitada empresa blindadora e a Ford. O novo SUV estará disponível para venda a partir de setembro de 2023, já como modelo 2024.

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Jornalista na área automobilística há 48 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e na Revista Motor Show por 24 anos, de onde foi diretor de redação de 2007 até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Ensino de Engenharia Paulista (IEEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e os Mil Quilômetros de Brasília em 2004, além de ter participado em competições de várias categorias do automobilismo brasileiro. Tem 67 anos, é casado e tem três filhos homens, de 20, 31 e 34 anos.