Os carros mais baratos (ou menos caros) de cada categoria em 2022

Carros baratos não existem mais no Brasil. Hoje não se encontra nada 0 km por menos de R$60 mil, a não ser que você ganhe um belo desconto na hora da compra. Os usados também subiram de preço, seja pelo aumento natural dos novos ou falta deles no mercado, mas não tem muito o que possamos fazer por enquanto a não ser acompanhar os aumentos.

Atualizando uma lista de 2019 (veja ela aqui), vamos dar uma olhadinha nos modelos 0 km menos caros das categorias de maior sucesso do Brasil: subcompactos, hatches compactos (incluindo os “premium”), sedans compactos (também junto dos “premium”), sedans médios, crossovers, SUVs compactos, SUVs médios, SUVs diesel, picapes pequenas, picapes diesel, híbridos e até elétricos puros.

Subcompacto: Fiat Mobi Like

Foto: Fiat/divulgação

 

Mês a mês, os subcompactos Renault Kwid e Fiat Mobi brigam pelo posto de carro mais barato do Brasil. A “pechincha” do mês de junho é da Fiat: Mobi Like 2023, vendido com motor 1.0 Fire EVO de 71/75 cv de potência e 9,3/9,7 mkgf de torque (gasolina/etanol), além do câmbio manual de 5 marchas, que está custando exatos R$62.690. Seus destaques incluem ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricas, computador de bordo, monitor de pressão dos pneus, airbag duplo, freios ABS, ESP, TC, Hill Holder e Isofix.

Hatch compacto: Hyundai HB20 Sense

Foto: Hyundai/divulgação

A Hyundai consegue vender o HB20 Sense por R$72.190, fazendo dele o hatch compacto mais barato do Brasil. Equipado com um 1.0 de três cilindros e 12 válvulas, tem 75/80 cv de potência e 9,4/10,2 mkgf de torque (gasolina/etanol). A transmissão é manual de 5 velocidades. De série, conta com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros e travas elétricas, computador de bordo, rádio AM/FM com Bluetooth, volante multifuncional, 4 airbags, freios ABS, ESP, TC, Hill Holder e Isofix.

Sedan Compacto: Hyundai HB20S Vision

Foto: Hyundai/divulgação

Na sequência, outro Hyundai, mas desta vez como o sedan compacto mais barato do Brasil. Trata-se do HB20S Vision, tabelado em R$80.190, que usa o mesmo 1.0 de três cilindros do hatch e câmbio manual de 5 marchas. Traz ar-condicionado, direção elétrica, conjunto elétrico (vidros, travas e retrovisores), computador de bordo, calotas aro 15, multimídia touchscreen de 8” com Android Auto/Apple CarPlay, volante multifuncional, 4 airbags, freios ABS, ESP, TC, Hill Holder e Isofix.

Picape compacta: VW Saveiro Robust

Foto: VW/divulgação

Ela e a Fiat Strada são as únicas sobreviventes da categoria, mas a Saveiro ganha no preço básico: R$87.590 pela versão Robust, que traz motor 1.6 16V de 106/116 cv de potência e 15,4/16,1 mkgf de torque (gasolina/etanol), além do câmbio manual de 5 marchas. Nos itens de série estão ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, iluminação da caçamba, preparação para som, calotas aro 15, freios a disco nas quatro rodas, airbag duplo e freios ABS.

Crossover: Fiat Pulse Drive MT5

Foto: Lucca Mendonça

Apesar de se passar por SUV, o Fiat Pulse é um crossover derivado do Argo, assim como o VW Nivus deriva do Polo ou o extinto Honda WR-V derivava do Fit. Ainda assim, ele consegue ser tanto o SUV quanto o crossover mais barato do Brasil na versão Drive 1.3 manual, de R$95.290. Aqui seu motor é o 1.3 Firefly de quatro cilindros, com 98/107 cv de potência e 13,2/13,7 mkgf de torque, aliado a um câmbio manual de 5 velocidades.

Nos equipamentos, brilham os faróis em LED, ar-condicionado digital automático, conjunto elétrico, piloto automático, rodas de liga-leve aro 16, multimídia de 8,4” com Android Auto/Apple CarPlay, volante multifuncional, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, monitor de pressão dos pneus, 4 airbags, freios ABS, ESP, TC e Hill Holder.

SUV Compacto: Renault Duster Zen

Foto: Renault/divulgação

Não muito distante do Pulse quando o assunto é preço, o Duster é realmente um SUV, mas básico nessa versão Zen de R$102.290. Ele conta com motor 1.6 16V de 118/120 cv de potência e 16,2 mkgf de torque (gasolina/etanol), câmbio manual de 5 marchas, e vem com ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricas, computador de bordo, rádio AM/FM com Bluetooth, sistema Start&Stop, ESP, TC e Hill Holder.

SUV Médio: JAC T60 Plus

Foto: Lucca Mendonça

Poucos lembram dele, mas esse chinês é o SUV médio mais barato do Brasil: R$148.990, bem menos que Jeep Compass ou Toyota Corolla Cross, por exemplo. Debaixo do capô do T60 Plus está um 1.5 16V turbo a gasolina, de 168 cv de potência e 21,4 mkgf de torque, acoplado a um câmbio automático CVT de seis marchas simuladas.

Bem equipado, oferece ar-condicionado digital automático inclusive com saídas traseiras, painel de instrumentos digital, bancos em couro, multimídia de 10,2” com Android Auto/Apple CarPlay, chave presencial, piloto automático, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, rodas de liga-leve aro 17, sensores de chuva e crepuscular, câmera 360º, teto-solar panorâmico, luzes de conversão estática, 6 airbags, monitor de pressão dos pneus, ESP, TC e Hill Holder.

SUV Diesel/4×4: Jeep Compass Longitude TD350

Foto: Lucca Mendonça

Ocupando um posto que pertencia antes ao Renegade Moab, hoje o Compass Longitude TD350 é o SUV a diesel com tração 4×4 mais barato do Brasil, tabelado em R$220.490. Movido por um 2.0 16V turbodiesel de 170 cv de potência e 35,7 mkgf de torque, o SUV da Jeep tem 4×4 com reduzida, uma caixa automática de 9 velocidades da ZF e bastante eletrônica embarcada para auxiliar na condução off-road.

Itens de série como faróis full-LED, ar-condicionado automático digital de duas zonas, sensores de chuva e crepuscular, bancos em couro, multimídia de 10,1” com Android Auto/Apple Carplay, internet a bordo, chave presencial, câmera de ré, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, controle automático de descida, retrovisor interno fotocrômico, GPS embutido, 7 airbags, seletor de terrenos, ESP, TC e Hill Holder estão presentes.

Picape Diesel/4×4: Fiat Toro Freedom TD350

Foto: Fiat/divulgação

Trazendo o mesmo conjunto mecânico do Jeep Compass Longitude TD350, a Toro Freedom TD350 é a picape a diesel com tração 4×4 mais barata do mercado nacional. Seu preço de tabela é de R$189.090, pelo qual já oferece faróis full-LED, ar-condicionado digital automático de duas zonas, controle eletrônico de descida, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga-leve aro 17, painel de instrumentos digital, piloto automático, multimídia de 8,4” com Android Auto/Apple CarPlay, 6 airbags, ESP, TC e Hill Holder.

Sedan Médio: Chevrolet Cruze Midnight

Foto: Chevrolet/divulgação

Por R$137.350, você pode levar pra casa o Cruze Midnight, sedan médio mais barato do Brasil. Ele traz um propulsor 1.4 turboflex de 150/153 cv de potência e 24,0/24,5 mkgf de torque, e câmbio automático de seis velocidades. Conta com ar-condicionado digital automático, chave presencial, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, bancos em couro ecológico, multimídia de 8” com conexões Android Auto/Apple CarPlay, monitor de pressão dos pneus, rodas de liga-leve aro 17, 6 airbags, ESP, TC e Hill Holder.

Híbrido: Kia Stonic Hybrid

Foto: Kia/divulgação

Na realidade, o crossover Stonic é um semi-híbrido tratado pela Kia como híbrido, mas de qualquer forma entra na nossa lista pelo preço inicial de R$147.990. Seu conjunto motriz é formado por um 1.0 turbo de três cilindros, o mesmo de alguns Hyundai mas que aqui só bebe gasolina, além da propulsão elétrica de 48 Volts. No conjunto, que produz 120 cv de potência e 20,4 mkgf de torque, também está o câmbio automatizado de dupla embreagem com sete velocidades.

Por esse preço, o Kia Stonic é equipado com ar-condicionado digital automático, bancos em couro ecológico, computador de bordo, faróis de neblina em LED, luzes de conversão estática, rodas de liga-leve aro 17, sensor crepuscular, chave presencial, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, freios a disco nas quatro rodas, multimídia de 8” com Android Auto/Apple CarPlay, volante multifuncional, seletor de modos de condução, monitor de pressão dos pneus, 6 airbags, ESP, TC e Hill Holder.

100% Elétrico: Caoa-Chery iCar

Foto: Caoa-Chery/divulgação

Elétrico puro mais barato que o Caoa-Chery iCar, importado da China, não há. Ele, que foi lançado há pouco, custa R$139.990 e é capaz de transportar quatro pessoas em sua carroceria de 3,20 m de comprimento. Seu maior diferencial está no conjunto propulsor elétrico instalado no eixo traseiro, produzindo 61 cv de potência e 15,3 mkgf de torque, além do conjunto de baterias recarregáveis de 30 kWh. Oficialmente, a autonomia do pequeno é de aproximadamente 280 km entre cidade e estrada.

Dentre os equipamentos padrão, chave presencial, multimídia vertical de 10,2”, rodas de liga-leve aro 15, conjunto óptico parcialmente em LED, carregador de celular sem fio, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, assistente eletrônico de descida, bancos dianteiros elétricos, teto-solar panorâmico, ESP, TC e Hill Holder.

Compartilhar:
Tem 20 anos, cursa Publicidade e Propaganda, é filho do jornalista Douglas Mendonça, e desde que se conhece por gente, convive com carros e está envolvido no mundo automobilístico. Aprendeu a ler nas revistas automotivas, cresceu frequentando oficinas, corridas, encontros e eventos com o pai, e daí veio sua maior paixão: os carros. Lucca se tornou o braço direito do pai após sua perda de visão em 2012, ajudando na produção de matérias, reportagens, avaliações e textos. No Carros & Garagem, é responsável pela cobertura de eventos de lançamento de novos veículos, e produz avaliações, fotos e comparativos de modelos.