(Avaliação) Peugeot 2008 Style THP: enquanto a nova geração não vem…


Motor turbo, tampa preta e pique esportivo. Não, não é nenhum hatch alemão que era feito em Taubaté, mas sim o Peugeot 2008 THP 2023, que vive à espera da nova geração e, pra não passar mais um ano com design inalterado, ganhou metade da tampa do porta-malas adesivada em preto brilhante. Teto e colunas também, assim como os retrovisores. Na verdade a tal nova geração já está no Brasil na versão elétrica (e-2008), mas as flex continuam com a mesma carroceria e plataforma de 2015. Se isso é ruim? De forma alguma.
O 2008 THP já passou por aqui no Carros&Garagem há cerca de um ano, numa série especial que homenageava a trilogia Star Wars. Carro legal que, de certa forma, foi substituído por essa Style na linha 2023. A Style acaba sendo mais legal ainda pelo preço: R$120 mil. E nesse pacote já está incluso bastante conteúdo: piloto automático, quatro airbags, ar-condicionado automático digital dual zone, multimídia de 7” com câmera de ré, rodas de liga aro 16, faróis de neblina, freios a disco nas quatro, bancos parcialmente em couro e sistema Grip Control, eletrônico, que mexe em alguns parâmetros do carro para situações off-road (neve, areia, pedra etc).
E, claro, o trunfo: os 173 cv de potência máxima e 24,5 mkgf de torque que deixam esse 2008 com desempenho digno de esportivo. Cumpre a prova de 0 a 100 km/h, por exemplo, em tempo bem próximo ao de um VW Polo GTS ou do extinto Renault Sandero R.S., dois hot hatches de respeito: ao redor dos 8 segundos. Essa força toda vem do 1.6 THP, turboflex de injeção direta, que é um cara pra lá de conhecido no Brasil. Esteve não só em Peugeot’s, mas também Citroën’s, BMWs e Mini’s, quase sempre casado com um câmbio automático de seis marchas.

Aqui não é exceção, e essa caixa, fornecida pela Aisin, combina perfeitamente com o THP: é rápida quando exigida, suave, silenciosa e, se precisar, consegue poupar combustível adiantando ao máximo as trocas. No modo ECO então, nem se fala, já que, mesmo subindo ladeiras grandes, ele vai “passando marcha” como se estivesse num trecho plano, provando que o torque é abundante mesmo nas menores rotações desse 1.6 turbo. Outra que o carro é leve, o que faz bem ao consumo, desempenho, dinâmica. Em resumo, anda como esportivo e, maneirando, consegue até 15 km/l de gasolina ou 11 km/l de etanol no trecho misto entre cidade e estrada. Bom demais.
Essa série Style, que é vendida com esse motor THP ou com o 1.6 EC5, existe também no Peugeot 208. Ela aposta em algo mais jovem e estiloso, como diz o próprio nome, invocando detalhes em black piano (nem o leão da grade dianteira ficou de fora), rodas pintadas de preto, faróis e lanternas escurecidos, além do interior de apliques exclusivos e mais algumas coisinhas. Agrada bastante, apesar de não ter o mesmo requinte visual de uma topo de linha como a Griffe, por exemplo. Mas, claro, aqui a proposta é outra. Essa cor metálica, Cinza Artense, estreou na linha Style e custa um tanto a mais no preço final.
O 2008, como sempre, se mostra um carro bom de guiar e, mesmo obsoleto com relação ao restante do mundo, é o único da categoria com a praticidade e posição de guiar diferenciada, coisa que só o Peugeot i-Cockpit consegue entregar com volante pequeno e instrumentação elevada. O carro é bem calibrado em freios, direção e, principalmente, suspensões: maciez e estabilidade conversam de igual para igual. Passageiros não reclamam de desconforto, e o motorista dificilmente passa sufoco numa curva ou manobra brusca, por exemplo.

Por ser pequeno e derivar de um hatch, ele tem espaço interno mediano para quatro adultos e uma criança, bem razoável para a categoria. Pena as portas serem pequenas e baixas, complicando o entra e sai, mas aí é coisa do projeto. Outro é o porta-malas de 402 litros, que serve para os tais cinco ocupantes, desde que não exagerem na bagagem. Não existe milagre quando temos, na verdade, um crossover que se passa por SUV…
Mais benefício do que custo
O 2008 Style THP é um dos dez SUVs mais baratos do Brasil. E um dos mais potentes e poderosos mecanicamente falando, isso deixando de lado a lista de equipamentos interessante ou o visual descolado. Por R$120 mil, difícil ter algo tão interessante quanto ele. Se você não liga de ter um carro que mantém um pézinho na década passada e que já convive com seu sucessor elétrico nos showrooms de concessionárias Peugeot, sem ressalvas. Compra das boas!
Ficha técnica:
Concepção de motor: 1.598 cm³, flex, quatro cilindros, 16 válvulas (quatro por cilindro), turbo, injeção direta, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão e escape, bloco e cabeçote fundidos em alumínio |
Transmissão: automática com conversor de torque e 6 velocidades, com possibilidade de trocas manuais na alavanca |
Potência: 165/173 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol) |
Torque: 24,5 mkgf a 1.400 rpm (gasolina/etanol) |
Suspensão dianteira: independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora |
Suspensão traseira: eixo de torção com molas helicoidais |
Direção: com assistência elétrica progressiva |
Freios: discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira |
Pneus e rodas: Pirelli Cinturato P7 medidas 205/60 e rodas de liga-leve aro 16 |
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,16 m/1,74 m/1,58 m/2,54 m |
Porta-malas: 402 litros |
Tanque de combustível: 55 litros |
Peso em ordem de marcha: 1.246 kg |
Aceleração 0 a 100 km/h: 8,3/8,1 seg.(gasolina/etanol) |
Velocidade máxima: 206/209 km/h (gasolina/etanol) |
Preço básico: R$119.990 (Carro avaliado: R$121.880) |
Itens de série:
Aerofólio traseiro com detalhe preto brilhante, ESP – Programa eletrônico de estabilidade, Sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré, Airbags frontais + Airbags laterais dianteiros, Faróis de neblina dianteiros, Piloto automático e limitador de velocidade, Computador de bordo, Comandos no volante para rádio e Bluetooth, Peugeot Connect Radio Touchscreen de 7″, Conexões Android Auto e Apple CarPlay via cabo, Ar-condicionado automático digital bi-zone, Volante com ajuste de altura e profundidade, Vidros elétricos nas portas dianteiras e traseiras, Travas elétricas com controle remoto, Retrovisores externos com ajustes elétricos, Bancos com acabamento em material premium e tecido, Rodas de liga-leve 16″ Aquila Dark Style, Pintura em dois tons, Modos de condução ECO/SPORT