Nissan 22 anos de Brasil: os carros e outras peças do acervo histórico da marca

A Nissan já está no Brasil através de importadores desde os anos 50, que traziam carros da marca japonesa para serem vendidos por aqui. No início da década de 90 já vendiam sedans como Sentra geração B13, Maxima, o SUV Pathfinder, a picape D21, alguns exemplares do Micra K11 e por aí vai. Foi só no ano 2000 que a matriz japonesa montava uma filial em território brasileiro, substituindo as importadoras e representantes. De início sua produção nacional, que estreou em 2002, era em São José dos Pinhais, Paraná, praticamente junto da Renault. De lá saíam Frontier, Xterra e Livina.

Frontier foi o primeiro produto nacional da Nissan (Foto: Nissan/divulgação)

A planta de Resende, no Rio de Janeiro, foi inaugurada somente em 2014, quando Versa e March passaram por reestilizações e ganharam produção nacional. Outro que se tornou brasileiro foi o SUV compacto Kicks, mas só em 2017. Ele, inclusive, é o único que permanece em produção por lá. O Versa atual vem do México, enquanto a Frontier é argentina e o elétrico Leaf, inglês. Lembrando que algumas novidades, inclusive nacionais, estão nos planos da Nissan brasileira.

Kicks é o único carro feito em Resende atualmente (Foto: Lucca Mendonça)

Mas o aniversário mesmo é de 22 anos de início de suas operações oficiais no Brasil, que começaram em 2000. Em um espaço chamado Memória Nissan, no setor de fabricação de motores da planta de Resende, estão reunidos conteúdos sobre o histórico da marca por aqui, além de seis carros, uma das primeiras unidades do motor 1.0 tricilíndrico feitas em solo nacional e uma tocha olímpica do Rio 2016, área que a marca sempre deu incentivos e apoiou. O acervo automotivo deve crescer, mas por enquanto só pode ser visitado por funcionários ou convidados especiais em eventos programados.

Jipe Patrol 1951

Jipe Patrol não deve ficar muito tempo exposto (Foto: Nissan/divulgação)

Este não é uma peça fixa do Memória Nissan, mas sim um atrativo de estreia que logo deverá ir embora: um histórico jipe Patrol verde, do ano 1951, que concorria com o Willys nacional. A unidade ainda é dos primeiros lotes importados. Em meados da década de 50 o modelo chegou a ser feito no formato CKD por uma pequena empresa de São Bernardo do Campo (SP). Apesar de não estar no seu estado mais original e intacto, o pequeno jipe lá exposto é um marco na história da Nissan no Brasil.

March brasileiro “0001”

Primeiro March feito no Brasil está inteiro assinado (Foto: Nissan/divulgação)

Não poderia faltar o primeiro March feito no Brasil, que está lá. A unidade, da versão topo de linha SL 1.6 manual e pintada na cor Branco Diamond perolizada, foi fabricada no primeiro semestre de 2014 e está inteira assinada pelos então funcionários da fábrica.

Versa brasileiro “0001”

Primeiro Versa brasileiro também foi marcado pelos funcionários (Foto: Nissan/divulgação)

O primeiro Versa nacional é outra peça do acervo. O modelo ganhou cara nova e virou brasileiro no início de 2015, deixando sua primeira unidade como lembrança da fábrica. O carro é da versão SV, intermediária, Branco Aspen, e ainda está assinado pelos funcionários da época.

March Rio 2016 “0001”

March Rio 2016 “0001” é bastante decorado (Foto: Nissan/divulgação)

O segundo March é da série especial Rio 2016, lançada em alusão ao patrocínio da Nissan com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, realizados no Rio de Janeiro. A unidade, bastante decorada, é a primeira das mil produzidas no total.

Kicks Rio 2016

Kicks Rio 2016 lá exposto é um carro famoso (Foto: Nissan/divulgação)

O Kicks também foi outro representante da edição limitada Rio 2016, e é uma das primeiras unidades da série que está no Memória Nissan. Aquele carro, considerado pela marca como um protótipo, foi quem estrelou no comercial de lançamento do Kicks na televisão brasileira, além de ser figurinha carimbada em peças publicitárias e eventos de estreia pelo país. O carro ainda é de fabricação mexicana.

Último V-Drive

Último V-Drive marca o fim de uma era (Foto: Nissan/divulgação)

Com a chegada do atual Versa, a antiga geração continuava em linha mas com novo nome: V-Drive. Isso durou cerca de um ano, de julho de 2020 até agosto de 2021, quando o veterano sedan finalmente saiu de linha. O carro que está lá exposto é um V-Drive 1.6 manual da versão de entrada Drive, pintado na cor Branco Aspen, e é o último a deixar as linhas de produção.

Foto: Nissan/divulgação
Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.