(Lançamento) Audi Q3 Sportback: SUV coupé começa a ser importado por R$316 mil

Três meses após abrir a pré-venda do seu SUV Coupé compacto Q3 Sportback, a Audi agora lança o modelo de forma oficial. A boa nova é que seu preço de tabela é menor do que aquele praticado na pré-venda, e ele continua sendo oferecido em duas versões: Performance e Performance Black, de R$315.990 (-7 mil) e R$339.990 (-8 mil), respectivamente. O “desconto” se dá a redução recente de IPI.

Assim como na pré-venda, são duas versões (Foto: Audi/divulgação)

Outra notícia interessante é que toda a linha Q3, incluindo o “convencional” e esse Sportback, passam a ser comercializados apenas com motor 2.0 TFSI (turbo e com injeção direta), que produz 231 cv de potência e 34,6 mkgf de torque, acoplado ao câmbio automatizado de dupla embreagem de 8 velocidades (S-Tronic) e, de quebra, tração integral Quattro. Até então, eles traziam sempre motor 1.4 TFSI de 150 cv, câmbio S-Tronic de 6 velocidades e tração dianteira.

Aproveitando o lançamento do SUV coupé compacto, a marca alemã divulgou também os preços do Q3 convencional com a nova mecânica mais refinada: R$274 mil pela Prestige, R$291 mil pela Performance e R$316 mil pela Performance Black, que acaba custando o mesmo preço de um Sportback Performance. Como de praxe, os utilitários coupé acabam custando mais que os comuns.

Como de praxe, o Sportback é mais caro que o convencional (Foto: Audi/divulgação)

Com o 2.0 TFSI, a linha Q3 acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 7 segundos e atinge os 240 km/h de velocidade final pelos dados oficiais da Audi, além de garantir ainda mais segurança e estabilidade na condução graças a tração integral e seus recursos eletrônicos. Um salto e tanto para o SUV, que atualmente é importado da Hungria mas deverá ser nacionalizado em um futuro próximo.

De dimensões bem próximas as do Q3 convencional e generoso porta-malas de 530 litros, o Q3 Sportback tem rivais como o Volvo C40, por exemplo. Lembrando que o modelo da Audi, feito sobre a plataforma modular MQB, tem na sua concepção suspensões independentes nas quatro rodas, fixação multibraço do eixo traseiro e freios a disco nas quatro rodas.

Generoso porta-malas e concepção moderna (Foto: Audi/divulgação)

Nos itens de série das duas versões, se destacam o painel de instrumentos digital de 10,2”, luzes ambientes em LED, conjunto óptico em LED, ar-condicionado digital automático de duas zonas, porta-malas com abertura/fechamento automáticos presenciais, bancos em couro, rodas aro 18 ou 19 (Performance ou Performance Black), teto-solar panorâmico (opcional na Performance e de série na Performance Black) e por aí vai.

Na lista de opcionais da versão mais cara figuram o piloto automático adaptativo (ACC), alerta de saída de faixa ativo e sistema de som assinado pela Sonos, fugindo à regra do tradicional Bang&Olufsen 3D que equipa vários outros modelos da marca.

O modelo é bastante completo desde a versão mais barata (Foto: Audi/divulgação)

A novidade já está em fase de distribuição para as concessionárias da marca e oferece dois anos de garantia sem limite de quilometragem. A paleta de cores é bem extensa: Branco Ibis e Laranja Pulse (sólidas), Azul Navarra, Branco Geleira, Cinza Crono, Cinza Nano, Prata Florete, Preto Mito e Vermelho Tango (metálicas).

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.