Novo Audi e-tron Sportback chega a partir de R$512 mil, Q7 renovado também foi lançado

Com um belo plano de expansão da sua linha no Brasil, a Audi apresentou essa semana dois novos SUVs: ocupando o posto de maior utilitário da marca, o Q7 foi totalmente reestilizado, e o 100% elétrico e-tron Sportback chega para fazer dupla com o e-tron “convencional”, lançado em abril. Saiba mais sobre essas novidades a seguir:

e-tron Sportback, 100% elétrico e custando a partir de R$512 mil

Audi/divulgação

Desde o início da pré-venda do e-tron com carroceria “normal”, em fevereiro, o modelo tem feito bastante sucesso, sendo atualmente o carro elétrico mais vendido do Brasil e acumulando mais de 100 unidades comercializadas desde então. A novidade, batizada de e-tron Sportback, tem carroceria coupé para realçar a esportividade (à la BMW X6, Mercedes-Benz GLE, VW Nivus, etc.), mas manteve a mesma motorização da versão comum, composta por um par de motores elétricos, alimentados por 36 módulos de baterias de íons-lítio dispostos no assoalho, rendendo 408 cv e 67,7 mkgf de torque.

Como todo bom elétrico, esse torque é disponível de imediato ao comando do acelerador, resultando em ótimos números de desempenho para esse utilitário de aproximadamente 2.650kg: segundo a Audi, ele cumpre a prova do 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e velocidade máxima de pouco mais de 200 km/h (limitada eletronicamente). Podendo ser totalmente recarregado em tomadas caseiras de 110/220V ou maiores tensões, esse conjunto gera uma autonomia de até 446 km (pelo ciclo WLTP europeu), cerca de 10 km a mais que o e-tron convencional, devido a sua carroceria coupé com cx de apenas 0,25, mais aerodinâmica.

Além das tomadas convencionais, o e-tron Sportback pode ter uma carga rápida de até 80% da bateria em 30 minutos em qualquer uma das estações de recarga de 150kW Audi espalhadas pelo país. Fora isso, o sistema tem um reaproveitamento de energia, que funciona em frenagens, por exemplo, que, assim como nos veículos híbridos, ajuda a recarregar as baterias. Esse sistema é responsável, sozinho, por cerca de 30% da autonomia total do carro.

Com 4,90 m de comprimento, 2,04 m de largura e ótimos 2,92 m de entre-eixos, o e-tron Sportback conta também com uma boa dupla de porta-malas (traseiro e frontal), que somados resultam em 615 litros. Fabricado na planta de Bruxelas, na Bélgica, o e-tron Sportback tem garantia de 4 anos (8 nas baterias), e já está disponível nas concessionárias Audi do Brasil, vendido em duas versões. Veja abaixo alguns equipamentos de destaque e preços das duas configurações:

Performance – R$511.990

Ar-condicionado digital quadri-zone, volante e bancos dianteiros com ajustes totalmente elétricos, teto-solar panorâmico, suspensão pneumática adaptativa, luzes internas em LED, rodas de liga-leve aro 21, conjunto óptico full-LED, farol alto automático, assistente de saída de faixa, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), porta-malas com abertura e fechamento elétrico, sistema de auxílio de estacionamento com câmera 360º, 8 airbags, entre outros.

Como opcionais, estão o Pacote Tecnológico (composto pelo head-up display, alerta de colisão e assistente de visão noturna), além da pintura metálica.

Performance Black – R$551.990

Itens da Performance mais bancos em Alcantara, kit externo S-Line (com adereços estéticos e pinças de freio laranja) e sistema de som Bang & Olufsen 3D com 16 alto-falantes.

A lista de opcionais dessa versão topo de linha é maior: além do Pacote Tecnológico, também estão disponíveis o pacote Side Assist (que inclui o alerta de colisão traseiro, aviso de desembarque de passageiros, alerta de mudança de faixa e alerta de tráfego cruzado com frenagem emergencial), retrovisor virtual (que substitui os espelhos externos por câmeras que transmitem a imagem para pequenas telas nas portas) e faróis full-LED Matrix HD com luzes de direção dinâmicas (que acompanham o movimento do volante).

Ao todo são 11 cores externas disponíveis na versão Performance: Azul Galáxia, Azul Navarra, Bege Siam, Branco Geleira, Cinza Manhattan, Cinza Tufão, Prata Florete, Preto Brilhante, Preto Mito e Vermelho Catalunya. No interior, são três opções: bege, preto e marrom. Na versão Performance Black, são nove cores externas: Azul Antigua, Azul Navarra, Bege Siam, Branco Geleira, Cinza Daytona, Prata Florete, Preto Brilhante, Preto Mito e Vermelho Catalunya, e duas interiores (cinza e preto).

Novo Q7 2021 agora só tem 7 lugares e começa em R$415 mil

Audi/divulgação

Aproveitando o lançamento do e-tron Sportback, a Audi também apresentou o Novo Q7, grandalhão da fabricante alemã, que na realidade é uma reestilização da segunda geração do modelo, lançada em 2015. Agora, além de mais tecnológico, o modelo é oferecido apenas com a configuração de 7 lugares, sem opção de 5 passageiros. Com visual interno e externo renovados, o SUVzão traz frente totalmente inédita, com a nova identidade visual da marca, além de traseira e interior novos.

O motor 3.0 V6 TFSI, apesar de ser o mesmo de 2015, recebeu melhorias e agora passa a gerar 340 cv e 50,4 mkgf de torque (ante 333 cv e 44,8 mkgf da linha anterior), associado ao mesmo câmbio automático tiptronic de 8 velocidades. Com tração integral Quattro de série, o modelo faz de 0 a 100 km/h em 6,0 segundos e atinge os 250 km/h de velocidade máxima (com limitador eletrônico), dados da própria fabricante.

Sendo o maior SUV da Audi atualmente, o Q7 se destaca pelas boas dimensões: são 5,0 m de comprimento, 2,21 m de largura e pouco menos de 3,0 m de entre-eixos. Com a opção de rebatimento da terceira fileira de bancos, ele pode ter até 740 litros de capacidade no porta-malas (configurado para carregar sete pessoas, o compartimento acomoda até 259 litros).

Entre as novidades, se destaca uma curiosa tecnologia para economizar combustível: composto por uma bateria de íon-lítio e um sistema elétrico primário, esse sistema permite que o carro trafegue desligado em velocidades entre 55 e 160 km/h dependendo da situação, e caso seja necessário o religamento do motor, um alternador de correia do próprio sistema elétrico dá a partida no propulsor com o carro em movimento, de forma praticamente imperceptível. Além disso, também está presente o sistema Start&Stop, com desligamento do motor em velocidades abaixo de 22 km/h, priorizando a economia de combustível e reduzindo a emissão de gases poluentes.

Também já disponível na rede de concessionárias da marca, o Novo Q7 2021 é oferecido em duas versões. Confira preços e equipamentos abaixo:

3.0 TFSI (versão sem nome) – R$414.990

Ar-condicionado dual-zone, bancos dianteiros com ajustes elétricos (e memorização de posição para o motorista), carregamento de celular por indução, porta-malas com abertura/fechamento elétricos, faróis em LED e seis airbags. Como opcional, estão o Pacotes Conforto (ar-condicionado quadri-zone, câmera de 360º, sistema park assist, 2 portas USB traseiras, preparação pra telas de entretenimento traseiras e encostos de cabeça dianteiros com regulagem de profundidade), Pacote ACC (controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e assistente de tráfego pesado), além da roda de liga-leve aro 21 e do teto solar panorâmico.

S-Line – R$459.990

Itens de série da 3.0 TFSI mais todos os opcionais da versão anterior, além do kit S-Line (com detalhes estéticos para realçar a esportividade). Opcionalmente, está o Pacote Black (rodas, frisos, retrovisores, colunas internas e teto do interior escurecidos), e o pacote S-Line (sim, a versão S-Line tem o pacote S-Line como opcional, que é composto pelos bancos mais esportivos e forrados em couro diferenciado).

Além dos opcionais de cada versão, existem alguns equipamentos disponíveis tanto para a configuração 3.0 TFSI quanto para a S-Line: Pacote Side Assist (que inclui o alerta de colisão traseiro, aviso de desembarque de passageiros, alerta de mudança de faixa e alerta de tráfego cruzado com frenagem emergencial), Pacote S-Line interior (bancos esportivos, head-up display, suspensão pneumática adaptativa, conjunto óptico full-LED Matrix e eixo traseiro com rodas que giram até 5º para manobras), iluminação interna personalizável, assistente de visão noturna e sistema de som Bang & Olufsen.

As cores Branco Geleira, Prata Florete, Preto Orca e Preto Noite são comuns para as duas versões, mas cada configuração possui outras três variações: na primeira é possível escolher também Azul Galáxia, Cinza Samurai e Branco Carrara, enquanto na S-Line estão disponíveis Azul Navarra, Cinza Daytona e Vermelho Matador.

Compartilhar:
Ainda não há comentários! Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *