(Lançamento) Renault Kangoo estreia nova geração 100% elétrica no Brasil


Utilitário de sucesso vendido no mercado nacional a partir do fim dos anos 90, o Renault Kangoo chega agora em sua terceira e nova geração no Brasil. Mas, diferentemente da primeira, oferecida por quase 20 anos consecutivos, essa nova geração é 100% elétrica, assim como a segunda. O nome, antes Kangoo Z.E. (“Zero Emission”), passa agora a ser Kangoo E-Tech, como no Kwid e o Megane EV. Seu preço é de R$260 mil.
Focado em empresas que desejam reduzir suas emissões de poluentes, e que buscam um menor custo de frota por km rodado, o Kangoo E-Tech é oferecido só a opção furgão. Maior que seus antecessores e com mais espaço, ele usa a base modular CMF, mesma do recém-lançado Megane E-Tech. São 4,91 m de comprimento, 1,88 m de altura, 1,86 m de largura e 3,10 m de entre-eixos, permitindo 4,3 m³ de espaço no baú. O peso máximo permitido é de 800 kg, com 1,5 tonelada de capacidade de reboque.
Para efeito de comparação, um Fiat Doblò Furgão, modelo referência no segmento de veículos urbanos de carga, não passa de 4,5 m de comprimento, 2,6 m de entre-eixos, 3,2 m³ de capacidade cúbica para cargas e não leva mais de 620 kg. O Renault usa o mesmo esquema prático de outros furgões similares: porta lateral direita deslizante e duas portas traseiras com abertura de até 180º, liberando acesso ao espaço do baú de 2,2 m de comprimento, 1,5 m de largura e 1,3 m de altura.
Quem move o novo furgão elétrico é um motor dianteiro, acoplado ao eixo, que entrega 120 cv de potência com 25 mkgf de torque imediato. Ele é alimentado pela energia armazenada em uma bateria de íon-lítio de 45 kWh de capacidade, que a Renault afirma ser dividida em oito módulos de reparos fáceis. Com isso, o Kangoo E-Tech pode rodar até 330 km com uma carga pelo ciclo INMETRO (trecho urbano), ou cerca de 300 km no percurso misto, com a ajuda do modo ECO, que limita a força do motor elétrico, e até três níveis de regeneração de energia com frenagens.
Mesmo que não sejam prioridades, os números de desempenho ficam como referência: 0 a 100 km/h em cerca de 12 segundos e velocidade máxima limitada em 130 km/h. O custo por km rodado, esse importantíssimo para o uso profissional, segundo a Renault, não passa de R$0,15, e as seis primeiras revisões do elétrico são até 45% menores que os de um furgão equivalente com motor a combustão.
Trazendo mais que o essencial para um furgão de trabalho, o novo Kangoo elétrico é oferecido em pacote único de equipamentos: há ar-condicionado automático digital, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, ESP, Hill Holder, tela de 4,2” no painel de instrumentos, sensores de chuva e crepuscular, multimídia de 8” com Android Auto/Apple CarPlay, rodas aro 16 com calotas, 4 airbags (dois frontais e dois laterais), freios a disco nas quatro rodas e mais. Curiosamente, seus faróis usam lâmpada halógena, mas as luzes diurnas, faróis de neblina e lanternas traseiras são em LED.
Em breve disponível para venda, o Renault Kangoo E-Tech oferece garantia de 8 anos ou 160 mil km para as baterias, e pode ser pintado de Branco Glacier ou Cinza Urban.