(Lançamento) Renault Kangoo estreia nova geração 100% elétrica no Brasil

Utilitário de sucesso vendido no mercado nacional a partir do fim dos anos 90, o Renault Kangoo chega agora em sua terceira e nova geração no Brasil. Mas, diferentemente da primeira, oferecida por quase 20 anos consecutivos, essa nova geração é 100% elétrica, assim como a segunda. O nome, antes Kangoo Z.E. (“Zero Emission”), passa agora a ser Kangoo E-Tech, como no Kwid e o Megane EV. Seu preço é de R$260 mil.

Focado em empresas que desejam reduzir suas emissões de poluentes, e que buscam um menor custo de frota por km rodado, o Kangoo E-Tech é oferecido só a opção furgão. Maior que seus antecessores e com mais espaço, ele usa a base modular CMF, mesma do recém-lançado Megane E-Tech. São 4,91 m de comprimento, 1,88 m de altura, 1,86 m de largura e 3,10 m de entre-eixos, permitindo 4,3 m³ de espaço no baú. O peso máximo permitido é de 800 kg, com 1,5 tonelada de capacidade de reboque.

Para efeito de comparação, um Fiat Doblò Furgão, modelo referência no segmento de veículos urbanos de carga, não passa de 4,5 m de comprimento, 2,6 m de entre-eixos, 3,2 m³ de capacidade cúbica para cargas e não leva mais de 620 kg. O Renault usa o mesmo esquema prático de outros furgões similares: porta lateral direita deslizante e duas portas traseiras com abertura de até 180º, liberando acesso ao espaço do baú de 2,2 m de comprimento, 1,5 m de largura e 1,3 m de altura.

Quem move o novo furgão elétrico é um motor dianteiro, acoplado ao eixo, que entrega 120 cv de potência com 25 mkgf de torque imediato. Ele é alimentado pela energia armazenada em uma bateria de íon-lítio de 45 kWh de capacidade, que a Renault afirma ser dividida em oito módulos de reparos fáceis. Com isso, o Kangoo E-Tech pode rodar até 330 km com uma carga pelo ciclo INMETRO (trecho urbano), ou cerca de 300 km no percurso misto, com a ajuda do modo ECO, que limita a força do motor elétrico, e até três níveis de regeneração de energia com frenagens.

Mesmo que não sejam prioridades, os números de desempenho ficam como referência: 0 a 100 km/h em cerca de 12 segundos e velocidade máxima limitada em 130 km/h. O custo por km rodado, esse importantíssimo para o uso profissional, segundo a Renault, não passa de R$0,15, e as seis primeiras revisões do elétrico são até 45% menores que os de um furgão equivalente com motor a combustão.

Trazendo mais que o essencial para um furgão de trabalho, o novo Kangoo elétrico é oferecido em pacote único de equipamentos: há ar-condicionado automático digital, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, ESP, Hill Holder, tela de 4,2” no painel de instrumentos, sensores de chuva e crepuscular, multimídia de 8” com Android Auto/Apple CarPlay, rodas aro 16 com calotas, 4 airbags (dois frontais e dois laterais), freios a disco nas quatro rodas e mais. Curiosamente, seus faróis usam lâmpada halógena, mas as luzes diurnas, faróis de neblina e lanternas traseiras são em LED.

Em breve disponível para venda, o Renault Kangoo E-Tech oferece garantia de 8 anos ou 160 mil km para as baterias, e pode ser pintado de Branco Glacier ou Cinza Urban.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.