(Lançamento) Porsche Cayenne 2024: novo design, TV para o passageiro, 650 cv e reserva no Brasil

O Cayenne 2024 já chegou também no Brasil. O SUV mais tradicional da Porsche, na realidade passou por uma grande reestilização, quase uma geração renovada: apesar do visual que não revolucionou, há novo conjunto óptico (faróis em full LED Matrix de série), grade inédita, parachoques remodelados, novas rodas, tampa do porta-malas reformulada (agora a placa fica sempre no parachoques) e mais. A marca alega, inclusive, testes de resistência similares aos de uma nova geração.

Quem mudou bastante foi a cabine, que recebeu um painel parecido com o do elétrico Taycan. Ele vem acompanhado por um volante aprimorado, multimídia maior (12,3”), instrumentos digitais melhorados (12,6”) e uma terceira tela de entretenimento, embutida na frente do passageiro dianteiro, com acesso a informações do carro e streaming de filmes, séries e músicas. Essa terceira tela, de 10,9”, não pode ser vista da posição do motorista.

Há ainda um novo console central, sem abandonar as clássicas alças em cada lado, laterais de portas e bancos. O espaço antes ocupado pela alavanca da transmissão, que subiu para o painel em formato de tecla seletora, agora libera um porta-trecos, carregador de celular sem fio e comandos do ar-condicionado de operação mais fácil.

Sua plataforma modular MLB Evo é a mesma de irmãos mais caros como Bentley Bentayga e Lamborghini Urus. Nessa linha 2024, toda a motorização melhorou: trazendo sempre o câmbio ZF 8HP (mesmo da nossa VW Amarok V6), há o V6 3.0 turbo a gasolina com quase 360 cv, seguido de um V8 turbo 4.0 de 480 cv, e, no topo da gama, exclusivo da poderosa versão Turbo GT, está o mesmo V8 4.0, mas biturbo e com mais de 650 cv.

Na linha E-Hybrid do Cayenne, que mescla força a combustão e elétrica, o motor elétrico está mais potente (178 cv, contra 138 de antes), as baterias tem maior capacidade (26 kWh), o alcance elétrico aumentou (90 km pelo ciclo WLTP), e o tempo de recarga diminuiu (2h30min, apesar as baterias maiores). No total, o conjunto entrega 477 cv de potência. Com a mecânica mais poderosa, o Cayenne pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos, chegando aos 300 km/h de velocidade final!

A linha Cayenne 2024 já pode ser reservada no Brasil, com promessa da Porsche de realizar as entregas ainda nesse ano. Os preços começam em R$810 mil pela versão S, seguida da S Coupé de R$840 mil e, no topo, a especialíssima Coupé Turbo GT, que custa a bagatela de R$1.385.100.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.