(Lançamento) Porsche Cayenne 2024: novo design, TV para o passageiro, 650 cv e reserva no Brasil
O Cayenne 2024 já chegou também no Brasil. O SUV mais tradicional da Porsche, na realidade passou por uma grande reestilização, quase uma geração renovada: apesar do visual que não revolucionou, há novo conjunto óptico (faróis em full LED Matrix de série), grade inédita, parachoques remodelados, novas rodas, tampa do porta-malas reformulada (agora a placa fica sempre no parachoques) e mais. A marca alega, inclusive, testes de resistência similares aos de uma nova geração.
Quem mudou bastante foi a cabine, que recebeu um painel parecido com o do elétrico Taycan. Ele vem acompanhado por um volante aprimorado, multimídia maior (12,3”), instrumentos digitais melhorados (12,6”) e uma terceira tela de entretenimento, embutida na frente do passageiro dianteiro, com acesso a informações do carro e streaming de filmes, séries e músicas. Essa terceira tela, de 10,9”, não pode ser vista da posição do motorista.
Há ainda um novo console central, sem abandonar as clássicas alças em cada lado, laterais de portas e bancos. O espaço antes ocupado pela alavanca da transmissão, que subiu para o painel em formato de tecla seletora, agora libera um porta-trecos, carregador de celular sem fio e comandos do ar-condicionado de operação mais fácil.
Sua plataforma modular MLB Evo é a mesma de irmãos mais caros como Bentley Bentayga e Lamborghini Urus. Nessa linha 2024, toda a motorização melhorou: trazendo sempre o câmbio ZF 8HP (mesmo da nossa VW Amarok V6), há o V6 3.0 turbo a gasolina com quase 360 cv, seguido de um V8 turbo 4.0 de 480 cv, e, no topo da gama, exclusivo da poderosa versão Turbo GT, está o mesmo V8 4.0, mas biturbo e com mais de 650 cv.
Na linha E-Hybrid do Cayenne, que mescla força a combustão e elétrica, o motor elétrico está mais potente (178 cv, contra 138 de antes), as baterias tem maior capacidade (26 kWh), o alcance elétrico aumentou (90 km pelo ciclo WLTP), e o tempo de recarga diminuiu (2h30min, apesar as baterias maiores). No total, o conjunto entrega 477 cv de potência. Com a mecânica mais poderosa, o Cayenne pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos, chegando aos 300 km/h de velocidade final!
A linha Cayenne 2024 já pode ser reservada no Brasil, com promessa da Porsche de realizar as entregas ainda nesse ano. Os preços começam em R$810 mil pela versão S, seguida da S Coupé de R$840 mil e, no topo, a especialíssima Coupé Turbo GT, que custa a bagatela de R$1.385.100.