(Lançamento) Mercedes-Benz eletrifica e retoca design de GLA e GLB

As evoluções na linha de carros de passeio da Mercedes não param. Aparentemente, a meta é eletrificar toda sua linha de entrada e intermediária, fora os modelos 100% elétricos que desembarcaram por aqui não tem muito tempo. Depois de equipar a Classe A e o sedan pequeno CLA com motor 1.3 turbo e sistema BSG, a dupla GLA e GLB passa a contar com as mesmas novidades para suas linhas 2024.

Relembrando, os dois são SUVs compactos (o GLA até se aproxima de um crossover), que derivam da Classe A na mecânica e construção, mas oferecem maior espaço interno e luxos a bordo. Enquanto o GLA tem cinco lugares, o GLB, que já foi o carro mais barato da marca no mercado nacional, aposta numa carroceria mais longa com sete assentos. Apesar da mesma base e mecânica, os dois pouco se parecem no design da carroceria, mas, por dentro, são similares.

Foto: Mercedes-Benz/divulgação

O GLA mantém suas duas versões no catálogo: 200 AMG Line, tabelada agora em R$369.990, e 35 4Matic AMG, de (absurdos) R$539.990. Ambas trazem retoque no visual, com nova grade, faróis, parachoque dianteiro, além de leves mudanças na parte traseira, enquanto a parte interna aposta em um acabamento mais esportivo, com bancos inteiriços e detalhes imitando fibra de carbono. São de série as rodas aro 20 na AMG Line e aro 21 na 4Matic AMG, esportiva, que oferece ainda tração integral.

Focada no conforto, praticidade e espaço, com maior lado familiar, o GLB também tem só duas versões no catálogo: 200 Progressive, de R$389.990, e 35 4Matic AMG, custando R$559.990. A interessante versão de entrada Advance, que há menos de dois anos podia ser adquirida por R$280 mil, sai de cena. Suas novidades nessa linha 2024 são as mesmas do GLA, com nova frente, interior remodelado e traseira retocada. Ela troca a esportividade pelo luxo, com detalhes simulando madeira, e o estilo pelo conforto, com rodas aro 19 e pneus de perfil mais alto. A terceira fileira de bancos é padrão.

As versões “civis” são movidas pelo conhecido motor 1.3 turbo, de quatro cilindros em linha, injeção direta de combustível, duplo comando variável e outras modernidades, que foi desenvolvido em parceria com a Renault. Aqui no Brasil ele move os Duster e Oroch TCe, além do Captur, e vem da Espanha. O propulsor fornece 163 cv de potência e cerca de 27,5 mkgf de torque com gasolina, seu único combustível, operando em conjunto com uma transmissão automatizada de dupla embreagem com sete velocidades, a caixa DCT.

No conjunto das duas está também o sistema BSG, de 48 Volts, que nada mais é do que a união do motor de arranque com alternador, resultando em uma espécie de motor elétrico adicional, que pode fornecer até 14 cv extras na potência total. O intuito é diminuir a carga do 1.3 turbo e permitir que o carro rode com o motor a combustão desligado em trechos planos ou descidas, onde há menor exigência de força, economizando gasolina e emitindo muito menos gases poluentes.

Falando em números, GLA200 e GLB200 eletrificados conseguem acelerar de 0 a 100 km/h na casa dos 9,0 segundos, correndo até cerca de 210 km/h. Como diferencial, o GLB, de sete lugares, traz um tanque de combustível de 52 litros, 9 litros maior que o do GLA200 (de apenas 43 litros).

Foto: Mercedes-Benz/divulgação

Já no caso das versões esportivas AMG, de tração integral, falamos do 2.0 16v turbo, com quatro cilindros e injeção direta, que está preparado para gerar 306 cv de potência e mais de 40 mkgf de torque. Nesse caso, a transmissão automatizada de dupla embreagem tem uma marcha a mais, totalizando oito. Nelas, o sistema BSG também se faz presente com os mesmos propósitos, e entregando no máximo 14 cv extras. A aceleração da dupla esportiva é poderosa: no caso do GLA, mais leve, o 0 a 100 km/h é cumprido em apenas 5,2 segundos. Os modelos tem limitação eletrônica da velocidade máxima: 250 km/h.

Foto: Mercedes-Benz/divulgação

Nos itens de série, os novos GLA e GLB contam com novas versões da multimídia e painel de instrumentos digital (10,2” cada, unidos em uma só peça), aperfeiçoamentos nos comandos de voz inteligentes do MBUX (“Olá, Mercedes”), conexões sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e uma inédita porta USB do tipo C. Parte dos sistemas de assistentes de condução também foi aprimorada. As versões AMG oferecem ainda um sistema de som assinado pela Burmester de maior qualidade, agora com 710 Watts e 12 alto-falantes. Por enquanto, todas as quatro versões dos dois SUVs estão disponíveis somente por encomenda, em qualquer concessionária Mercedes-Benz do território nacional.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.