(Avaliação) Fiat Cronos CVT: era só o que faltava

Sem o motor 1.8 E.torQ e deixando o câmbio AT6 para os carros mais caros, restou à Fiat apostar na racionalidade do pequeno 1.3 Firefly somado a um CVT em seus carros de entrada. Conjunto honestíssimo, que deu certo na picape Strada e crossover Pulse, e demorou até mais do que deveria para chegar no sedan Cronos. Talvez por ele nunca ter sido um best-seller por aqui. Independente disso, era o que faltava na linha da marca italiana: um três volumes automático, bom de guiar, bonito, econômico, espaçoso e confortável. Ah, e interessante no preço.

Cronos CVT era o que a Fiat precisava em sua linha (Foto: Lucca Mendonça)

Abaixo dos 100

Por R$99 mil você já pode ter um Cronos CVT na garagem, da versão Drive sem opcionais. É o sexto carro automático mais barato do país e, nos sedans, perde só para o Toyota Yaris Sedan XL. O carro avaliado, Drive com pacote S-Design, é bem mais recheado: tem desde um simpático pacote visual externo, até rodas de liga aro 15, ar digital automático, chave presencial, faróis de neblina, câmera de ré, volante com detalhes em couro, retrovisores elétricos e por aí vai. Tudo isso junto custa menos de R$4 mil, ou seja, vale a pena pelo que oferece.

Do 1.3 Firefly aspirado de quatro cilindros e 8 válvulas saem 98/107 cv de potência e 13,2/13,7 mkgf de torque (gasolina/etanol), um dos que mais consegue aliar desempenho e economia num mesmo carro. Leve, esse Cronos pesa ao redor dos 1.150 kg, ajudando na performance e consumo. O câmbio é fornecido pela Aisin, mas tipo CVT que simula sete marchas, coisa que ele faz muito bem. Todas as sete tem relações de diferencial declaradas pela própria Fiat, além de um modo de trocas manuais para a diversão do motorista. Vale lembrar que essa é a mesma caixa usada nos Toyota Yaris CVT.

O Cronos CVT surpreende quem espera um carro lento. Para se ter uma ideia, os dados oficiais indicam 10,6 segundos na prova de 0 a 100 km/h com etanol, interessante para um sedan automático com menos de 14 mkgf de torque. Na prática, esse número cresce pra um pouco mais de 11 segundos nas melhores situações. Ainda assim, bom.

Com motor pequeno e limitações de força, o Cronos surpreende quem espera um carro lento (Foto: Lucca Mendonça)

Explico: além do motor com bom torque em baixa, o câmbio trabalha sempre pronto para encontrar a melhor posição das polias, ou simular a marcha mais ideal para o momento. A transmissão patina pouco e preza pela agilidade e rapidez. Nenhum ponto é perdido em conforto: se maneirar o pé nas saídas, o conjunto arranca suave e bem progressivo. Há modo Sport para quem busca uma tocada mais apimentada, com acelerador sensível e motor girando alto, ou quer ultrapassar rápido.

CVT7 é bem esperto aqui, e pode ficar mais atiçado com o modo Sport e mudanças manuais (Foto: Lucca Mendonça)

Seu melhor momento é na cidade, onde mesmo carregado ele anda bem e com pouca lerdeza do câmbio. Na estrada, sim, ele continua com as rápidas respostas, mas não faz milagres com o powertrain que tem. Só não tem modo Eco, que poderia. Apesar que seria até um pecado pedir mais economia: mesmo sem Start&Stop, abastecido com etanol, é fácil passar dos 10 km/l na cidade e 14 km/l na estrada pelo computador de bordo. Rende muito. Acoplado ao CVT, esse motor consegue gastar até menos que nos Cronos 1.3 manual na cidade.

Virtudes desde sempre

As virtudes do sedan da Fiat continuam em voga, mesmo depois desses cinco anos desde sua chegada. Ainda agrada nas linhas mais esportivas e tipicamente Made by Fiat (baita de um quê italiano), isso sem contar a cabine agradável e espaçosa. Todo o conjunto mecânico também é elogiável, desde direção elétrica das mais leves para manobrar, freios com atuação correta, fora suspensões bem macias para absorver irregularidades. Níveis de silêncio a bordo e acabamento ficam na média: nem desapontam nem surpreendem. Honesto.

O motorista tem tudo fácil e a mão, inclusive a multimídia de 7” que já foi uma das melhores do mercado. Só falha em não ter um ajuste de profundidade da coluna de direção, coisa que faz muita falta não só no Cronos como também Argo: a dupla tem volante próximo do painel, então no caso dos motoristas maiores, é preciso guiar com o braço esticado, pelo recuo do banco. Falando nele, os bancos são bons de espuma (macia), mas os dianteiros tem limitações na ergonomia. Detalhe para a nova tampa da buzina, mesma do Pulse e Fastback, que deu um ar mais moderno ao interior do Cronos.

Quem senta atrás é privilegiado pelo teto alto, pernas e ombros folgados. Nenhuma novidade. Como bônus, uma saída USB para carregar celular no console central, coisa que o Cronos já tem desde 2018. A Fiat trabalhou bem com o que tinha: 2,52 m de entre-eixos e 1,72 m de largura. Conseguiu arranjar espaço pra todos e ainda pras bagagens, que vão no enorme porta-malas de 525 litros. Nenhum outro sedan compacto é tão generoso nisso. Mas, lembrando, é um compacto e não faz milagres, assim como na motorização. Um quinto passageiro, por exemplo, já não vai com tanta folga no meio do banco traseiro.

Fiat trabalhou bem com o que tinha: o Cronos ainda é bonito e espaçoso mesmo depois de cinco anos (Foto: Lucca Mendonça)

Vale a pena, mas atenção…

Sedan automático abaixo dos seis dígitos, só esse Cronos Drive e o Yaris Sedan XL, outra boa pedida. Mas, no caso do Fiat, vale ficar de olho nas versões e equipamentos: a Drive CVT básica, de menos de R$100 mil, é excelente compra, mas já encarece R$6 mil com o pacote S-Design e pintura metálica. Nessa faixa de preço, acima dos R$105 mil da Drive completona, já é melhor negócio partir pra Precision, topo de linha, que traz a mesma mecânica com mais conteúdo por R$106,7 mil.

Ficha técnica:

Concepção de motor: 1.332 cm³, flex, quatro cilindros, 8 válvulas (duas por cilindro), aspiração natural, injeção indireta de combustível, comando de válvulas único, variador de fase na admissão, bloco e cabeçote em alumínio

Transmissão: automática tipo CVT com simulação de sete marchas e opção de trocas manuais na alavanca

Potência: 98/107 cv a 6.250 rpm (gasolina/etanol)

Torque: 13,2/13,7 mkgf a 4.250 rpm (gasolina/etanol)

Suspensão dianteira: independente, tipo McPherson, com barra estabilizadora

Suspensão traseira: eixo de torção com molas helicoidais

Direção: assistência elétrica progressiva

Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Pneus e rodas: Pirelli Cinturato P1 medidas 185/60 com rodas de liga-leve aro 15

Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,36 m/1,72/1,51 m/2,52 m

Porta-malas: 525 litros

Tanque de combustível: 47 litros

Peso em ordem de marcha: 1.155 kg

Aceleração 0 a 100 km/h: 11,6/10,6 segs. (gasolina/etanol)

Velocidade máxima: 178 km/h/183 km/h (gasolina/etanol)

Preço básico: R$98.990 (carro avaliado: R$104.980)

Itens de série:

Quadro De Instrumentos 3,5″ TFT Multifuncional, Brake Light, Direção Elétrica Progressiva, Banco Do Motorista Com Regulagem De Altura, Função Follow Me Home, DRL em LED Nos Faróis Dianteiros, Gancho Universal Para Fixação Cadeira Criança (isofix), Rodas De Aço Estampado 6.0 X 15″ Com Calotas Integrais + Pneus “verdes” Com Baixa Resistência A Rolagem 185/60 R15, ESS (sinalização De Frenagem De Emergência), Chave tipo Canivete com Abertura das Portas e Tampa do Porta-Malas, Retrovisores Externos Com Comando Interno Mecânico, Vidros Elétricos Dianteiros e Traseiros Com One Touch E Antiesmagamento, Luzes De Leitura Dianteira E Traseira, Iluminação Do Porta-malas, Ar Condicionado Com Filtro Antipólen, Alarme Antifurto, Piloto Automático (cruise Control), Desembaçador Do Vidro Traseiro Temporizado, Travas Elétricas, Volante Com Comandos De Rádio E Telefone, Coluna De Direção Com Regulagem De Altura, Central Multimídia Uconnect De 7″ Touchscreen Com Android Auto E Apple Car Play, Bluetooth, Entradas Usb (2) E Sistema De Reconhecimento De Voz, Alertas De Limite De Velocidade E Manutenção Programada, Modo Sport de Condução, 2 Alto-falantes dianteiros + 2 Alto-falantes traseiros + 2 Tweeters dianteiros, TPMS (monitoramento De Pressão Dos Pneus), Sensor De Estacionamento Traseiro Com Visualizador Gráfico, Hill Holder (auxiliar de saída em rampas), ESP (controle Eletrônico De Estabilidade), TC (controle Eletrônico De Tração)

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.