(Lançamento) BMW Série 3 2023 chega ao Brasil com novo visual e mais tecnologias

A BMW mal estreou a Série 3 2023 na Europa e já lançou a novidade no mercado brasileiro, sem perder tempo algum. O modelo mudou discretamente por fora, mas recebeu boas melhorias internas e, claro, novos preços. Vale lembrar que o modelo já havia vazado nas tabelas de consumo do Inmetro, mas ninguém esperava a estreia em tão pouco tempo.

Foto: BMW/divulgação

O modelo, que é montado com boa dose de nacionalização em Araquari (Santa Catarina), onde está localizada a planta da BMW no Brasil, foi renovado em todas as suas versões da linha 320i: GP, de R$307.950, Sport GP, de R$327.950, e M Sport, de R$347.950. Há ainda a Active, de entrada, que provavelmente chegará mais para frente por um preço básico mais baixo.

Foto: BMW/divulgação

O modelo, que está em sua sétima geração mundo afora e é um ferrenho concorrente de Audi A3/A4 e Mercedes-Benz Classe C, é produzido desde 1975. Nessa linha 2023, uma reestilização da atual geração (de outubro de 2018) a Série 3 ganha novo parachoque dianteiro, retoques na grade e faróis, além de traseira com detalhes inéditos. A plataforma ainda é a modular CLAR, com suspensões independentes e fixação multilink do eixo traseiro no caso da Série 3.

Foto: BMW/divulgação

O maior destaque está no interior, com a enorme tela curva que está em boa parte do painel e abriga a instrumentação (12,3”) e multimídia (14,9”), o BMW Live Cockpit Professional. É um sistema parecido com aquele encontrado no SUV elétrico iX, inclusive com funções como a chamada automática de emergência em caso de acidentes, navegação com atualizações em tempo real, concierge, serviços de notícia, previsão do tempo e diversos aplicativos. Agora ela passa a ser conectada a distância com smartphones pelo app My BMW.

Foto: BMW/divulgação

A motorização e mecânica são as mesmas em todas as versões: 2.0 turbo a gasolina, com injeção direta e quatro válvulas por cilindro, que entrega 184 cv de potência e 30,6 mkgf de torque máximo. Como de praxe, a tração aqui é sempre traseira, com transmissão automática de oito marchas, responsáveis por levar o sedan de 0 a 100 km/h em pouco mais de 7 segundos e atingir os 235 km/h de máxima.

Foto: BMW/divulgação

Dentre os itens de série oferecidos no modelo, faróis full LED adaptativos, sistemas Park Assist e Reversing Assist, ar-condicionado automático digital de três zonas, abertura do porta-malas por sensor de aproximação, conectividade via Amazon Alexa, funções executadas por comandos de voz, além do pacote Driving Assistant com assistentes eletrônicos de condução e sistemas que previnem colisões.

Foto: BMW/divulgação

Com garantia padrão da BMW de dois anos sem limite de quilometragem, o novo Série 3 2023 tem cinco opções de cores para a carroceria (Branco Alpino, Preto Safira, Cinza Skyscraper, Azul Phytonic e Azul Portimão), além de sete configurações de tons internos (Sensatec Preto, Sensatec Cognac/Preto, Sensatec Tacora Red/Preto, Couro Vernasca Preto/Preto, Couro Vernasca Mocha/Preto, Couro Vernasca Preto com costura Azul e Couro Vernasca Oyster/Preto).

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.