(Lançamento) BMW Série 3 2023 chega ao Brasil com novo visual e mais tecnologias
A BMW mal estreou a Série 3 2023 na Europa e já lançou a novidade no mercado brasileiro, sem perder tempo algum. O modelo mudou discretamente por fora, mas recebeu boas melhorias internas e, claro, novos preços. Vale lembrar que o modelo já havia vazado nas tabelas de consumo do Inmetro, mas ninguém esperava a estreia em tão pouco tempo.
O modelo, que é montado com boa dose de nacionalização em Araquari (Santa Catarina), onde está localizada a planta da BMW no Brasil, foi renovado em todas as suas versões da linha 320i: GP, de R$307.950, Sport GP, de R$327.950, e M Sport, de R$347.950. Há ainda a Active, de entrada, que provavelmente chegará mais para frente por um preço básico mais baixo.
O modelo, que está em sua sétima geração mundo afora e é um ferrenho concorrente de Audi A3/A4 e Mercedes-Benz Classe C, é produzido desde 1975. Nessa linha 2023, uma reestilização da atual geração (de outubro de 2018) a Série 3 ganha novo parachoque dianteiro, retoques na grade e faróis, além de traseira com detalhes inéditos. A plataforma ainda é a modular CLAR, com suspensões independentes e fixação multilink do eixo traseiro no caso da Série 3.
O maior destaque está no interior, com a enorme tela curva que está em boa parte do painel e abriga a instrumentação (12,3”) e multimídia (14,9”), o BMW Live Cockpit Professional. É um sistema parecido com aquele encontrado no SUV elétrico iX, inclusive com funções como a chamada automática de emergência em caso de acidentes, navegação com atualizações em tempo real, concierge, serviços de notícia, previsão do tempo e diversos aplicativos. Agora ela passa a ser conectada a distância com smartphones pelo app My BMW.
A motorização e mecânica são as mesmas em todas as versões: 2.0 turbo a gasolina, com injeção direta e quatro válvulas por cilindro, que entrega 184 cv de potência e 30,6 mkgf de torque máximo. Como de praxe, a tração aqui é sempre traseira, com transmissão automática de oito marchas, responsáveis por levar o sedan de 0 a 100 km/h em pouco mais de 7 segundos e atingir os 235 km/h de máxima.
Dentre os itens de série oferecidos no modelo, faróis full LED adaptativos, sistemas Park Assist e Reversing Assist, ar-condicionado automático digital de três zonas, abertura do porta-malas por sensor de aproximação, conectividade via Amazon Alexa, funções executadas por comandos de voz, além do pacote Driving Assistant com assistentes eletrônicos de condução e sistemas que previnem colisões.
Com garantia padrão da BMW de dois anos sem limite de quilometragem, o novo Série 3 2023 tem cinco opções de cores para a carroceria (Branco Alpino, Preto Safira, Cinza Skyscraper, Azul Phytonic e Azul Portimão), além de sete configurações de tons internos (Sensatec Preto, Sensatec Cognac/Preto, Sensatec Tacora Red/Preto, Couro Vernasca Preto/Preto, Couro Vernasca Mocha/Preto, Couro Vernasca Preto com costura Azul e Couro Vernasca Oyster/Preto).