(Lançamento) Audi apresenta o Q8 elétrico, mas pode chamar de “e-tron renovado”


Entrando cada vez mais na vibe da eletrificação, a Audi do Brasil passa a vender por aqui o Q8 e-tron nas carrocerias SUV e Sportback (SUV coupé). Mas, para quem imagina logo o Q8 na sua forma original, com linhas mais espessas e musculosas, saiba que os elétricos, coupé e convencional, são totalmente diferentes. Na verdade, os novos Q8 e-tron nada mais são do que os e-tron reestilizados e renomeados, em um movimento mundial da Audi que está transformando os modelos de número par em elétricos (A2, A4, A6, Q2, Q4, Q8…), enquanto os ímpares manterão a propulsão a combustão ou híbrida.
Disponíveis em duas versões, Performance Black e Launch Edition, os Q8 elétricos, ou “novos e-tron”, custam R$669.990 na configuração Performance Black SUV, R$681.990 na Launch Edition SUV, R$699.990 na Performance Black Sportback e R$711.990 na Launch Edition Sportback. A dupla também está disponível para assinatura a partir de R$15 mil mensais no plano de 36 meses de duração.
As novidades, em comparação aos e-tron lançados em 2020 no mercado brasileiro, vão além do nome: trazem frente remodelada, que garante menor atrito com o ar, faróis mais afilados e com novo arranjo interno (agora há um LED interligando-os), novo parachoque com aplique escurecido e desenho mais limpo, além da grade inédita e menor. As laterais do SUV e Sportback recebem novas rodas aro 22, enquanto a traseira passa por retoques no parachoque e lanternas. O interior permanece idêntico, mas com acabamento superior e mais cuidados com o isolamento acústico. A Launch Edition traz o diferencial das costuras em vermelho.
No mais, é o mesmo e-tron, inclusive na motorização: são dois propulsores, um pra cada eixo, o que garante a tração integral Quattro. Todo o conjunto rende nada menos que 408 cv de potência e 67,7 mkgf de torque imediato. Graças a esse powertrain, os SUVs elétricos são dos mais rápidos do mercado, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos e chegando, com limitador, aos 200 km/h.
Graças a novos compostos químicos e avanços tecnológicos, os Q8 e-tron estão bem mais eficientes. As baterias, de íon-lítio, tiveram sua capacidade aumentada em 20% (agora são 114 kWh), que, somadas a reprogramações eletrônicas, conseguiram aumentar o alcance para até 332 km no SUV e 342 km no Sportback, isso seguindo as métricas do INMETRO. O sistema de recarga também evoluiu, e agora permite abastecimentos elétricos de até 170 kW. Segundo a Audi, nos carregadores mais potentes, é possível retomar 70% da carga em apenas 31 minutos.
De série, a dupla vem com piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa ativo, sistema Park Assist, câmera 360º, alerta de ponto-cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de desembarque (pode retardar a abertura das portas caso haja perigo de atropelamento do ocupante que estiver descendo do carro), faróis em LED inteligentes, ar-condicionado digital automático quadri-zone, teto-solar panorâmico, volante e bancos dianteiros com ajustes elétricos e memórias de posição, sistema de som Bang&Olufsen 3D etc.
A Launch Edition complementa a lista com os detalhes externos em preto brilhante (capas dos retrovisores, frisos e outros), rodas exclusivas com pintura cinza e emblemas escurecidos. Tanto ela quanto a Performance Black tem alguns opcionais: faróis digitais com facho matricial (dividido em milhares de pontos de LED) pela bagatela de R$25 mil, câmeras de visão lateral permanente (substituem os retrovisores) por R$15 mil, e, só para a Performance Black, um plus que permite recarga lenta em até 22 kW por mais R$16,5 mil. O padrão são 11 kW, e esse plus já vem na Launch Edition.

Na paleta de cores, são nove tons no total: Branco Geleira, Preto Mito, Cinza Cronos, Cinza Daytona, Cinza Ímã, e, só para a Performance Black, há o Azul Ultra, Azul Plasma, Marrom Madeira e Vermelho Soneira. As novidades chegam em breve à rede de concessionárias Audi por todo o Brasil, e tiram de linha os antigos e-tron SUV e e-tron Sportback.