(Lançamento) Audi apresenta o Q8 elétrico, mas pode chamar de “e-tron renovado”

Entrando cada vez mais na vibe da eletrificação, a Audi do Brasil passa a vender por aqui o Q8 e-tron nas carrocerias SUV e Sportback (SUV coupé). Mas, para quem imagina logo o Q8 na sua forma original, com linhas mais espessas e musculosas, saiba que os elétricos, coupé e convencional, são totalmente diferentes. Na verdade, os novos Q8 e-tron nada mais são do que os e-tron reestilizados e renomeados, em um movimento mundial da Audi que está transformando os modelos de número par em elétricos (A2, A4, A6, Q2, Q4, Q8…), enquanto os ímpares manterão a propulsão a combustão ou híbrida.

Disponíveis em duas versões, Performance Black e Launch Edition, os Q8 elétricos, ou “novos e-tron”, custam R$669.990 na configuração Performance Black SUV, R$681.990 na Launch Edition SUV, R$699.990 na Performance Black Sportback e R$711.990 na Launch Edition Sportback. A dupla também está disponível para assinatura a partir de R$15 mil mensais no plano de 36 meses de duração.

As novidades, em comparação aos e-tron lançados em 2020 no mercado brasileiro, vão além do nome: trazem frente remodelada, que garante menor atrito com o ar, faróis mais afilados e com novo arranjo interno (agora há um LED interligando-os), novo parachoque com aplique escurecido e desenho mais limpo, além da grade inédita e menor. As laterais do SUV e Sportback recebem novas rodas aro 22, enquanto a traseira passa por retoques no parachoque e lanternas. O interior permanece idêntico, mas com acabamento superior e mais cuidados com o isolamento acústico. A Launch Edition traz o diferencial das costuras em vermelho.

No mais, é o mesmo e-tron, inclusive na motorização: são dois propulsores, um pra cada eixo, o que garante a tração integral Quattro. Todo o conjunto rende nada menos que 408 cv de potência e 67,7 mkgf de torque imediato. Graças a esse powertrain, os SUVs elétricos são dos mais rápidos do mercado, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos e chegando, com limitador, aos 200 km/h.

Graças a novos compostos químicos e avanços tecnológicos, os Q8 e-tron estão bem mais eficientes. As baterias, de íon-lítio, tiveram sua capacidade aumentada em 20% (agora são 114 kWh), que, somadas a reprogramações eletrônicas, conseguiram aumentar o alcance para até 332 km no SUV e 342 km no Sportback, isso seguindo as métricas do INMETRO. O sistema de recarga também evoluiu, e agora permite abastecimentos elétricos de até 170 kW. Segundo a Audi, nos carregadores mais potentes, é possível retomar 70% da carga em apenas 31 minutos.

De série, a dupla vem com piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa ativo, sistema Park Assist, câmera 360º, alerta de ponto-cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de desembarque (pode retardar a abertura das portas caso haja perigo de atropelamento do ocupante que estiver descendo do carro), faróis em LED inteligentes, ar-condicionado digital automático quadri-zone, teto-solar panorâmico, volante e bancos dianteiros com ajustes elétricos e memórias de posição, sistema de som Bang&Olufsen 3D etc.

 

A Launch Edition complementa a lista com os detalhes externos em preto brilhante (capas dos retrovisores, frisos e outros), rodas exclusivas com pintura cinza e emblemas escurecidos. Tanto ela quanto a Performance Black tem alguns opcionais: faróis digitais com facho matricial (dividido em milhares de pontos de LED) pela bagatela de R$25 mil, câmeras de visão lateral permanente (substituem os retrovisores) por R$15 mil, e, só para a Performance Black, um plus que permite recarga lenta em até 22 kW por mais R$16,5 mil. O padrão são 11 kW, e esse plus já vem na Launch Edition.

Foto: Audi/divulgação

Na paleta de cores, são nove tons no total: Branco Geleira, Preto Mito, Cinza Cronos, Cinza Daytona, Cinza Ímã, e, só para a Performance Black, há o Azul Ultra, Azul Plasma, Marrom Madeira e Vermelho Soneira. As novidades chegam em breve à rede de concessionárias Audi por todo o Brasil, e tiram de linha os antigos e-tron SUV e e-tron Sportback.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.