Chevrolet Bolt EUV, SUV elétrico, roda mais de 900 km sem recarregar em recorde brasileiro
Aproveitando a situação complicada do lançamento do Bolt EUV, SUV elétrico que está para sair de linha nos EUA, seu país de origem, e veio ao Brasil num lote de apenas 200 unidades, a Chevrolet promoveu um desafio: quantos km ele consegue rodar nas melhores condições? Lembrando que muita coisa influencia no alcance de um elétrico: desde umidade do ar, peso do carro, pé do motorista, temperatura, elevação e por aí vai.
Feito no Campo de Provas da GM em Indaiatuba (SP), com cerca de 70 motoristas diferentes, o teste envolveu três unidades do Bolt, que começaram com a carga cheia e rodaram até parar. Claro, além do clima que favorecia, a velocidade era limitada em 35 km/h numa pista oval que simula reta plana infinita, e o indicado era evitar ar-condicionado ou janelas abertas. Acelerações bruscas, essas nem pensar.
Foram mais de 28 horas contínuas (28h30min, exatamente), parando apenas para trocar o motorista, e exatos 901,8 km percorridos pelo carro mais duradouro. Como o trecho da prova tem 4,3 km, essa unidade deu nada menos do que quase 210 voltas até zerar seus 65 kWh úteis de capacidade da bateria. E tudo foi documentado e aferido pelo Instituto Mauá, afinal, querendo ou não, é um recorde mundial do Bolt EUV.
Esse alcance é praticamente o dobro daquele declarado pela GM, que indica 456 km pelo ciclo WLTP. Se formos falar do ciclo INMETRO, recém-lançado, de declarados 377 km, o valor final do teste ficaria próximo do triplo. Bastante coisa. O Bolt EUV, tal qual seu irmão menor Bolt EV (que também está em fim de carreira), conta com motor elétrico dianteiro de 203 cv de potência e 36,7 mkgf de torque imediato, que fornece força para as rodas da frente.