Chevrolet Bolt EUV, SUV elétrico, roda mais de 900 km sem recarregar em recorde brasileiro

Aproveitando a situação complicada do lançamento do Bolt EUV, SUV elétrico que está para sair de linha nos EUA, seu país de origem, e veio ao Brasil num lote de apenas 200 unidades, a Chevrolet promoveu um desafio: quantos km ele consegue rodar nas melhores condições? Lembrando que muita coisa influencia no alcance de um elétrico: desde umidade do ar, peso do carro, pé do motorista, temperatura, elevação e por aí vai.

Foto: Chevrolet/divulgação

Feito no Campo de Provas da GM em Indaiatuba (SP), com cerca de 70 motoristas diferentes, o teste envolveu três unidades do Bolt, que começaram com a carga cheia e rodaram até parar. Claro, além do clima que favorecia, a velocidade era limitada em 35 km/h numa pista oval que simula reta plana infinita, e o indicado era evitar ar-condicionado ou janelas abertas. Acelerações bruscas, essas nem pensar.

Foto: Chevrolet/divulgação

Foram mais de 28 horas contínuas (28h30min, exatamente), parando apenas para trocar o motorista, e exatos 901,8 km percorridos pelo carro mais duradouro. Como o trecho da prova tem 4,3 km, essa unidade deu nada menos do que quase 210 voltas até zerar seus 65 kWh úteis de capacidade da bateria. E tudo foi documentado e aferido pelo Instituto Mauá, afinal, querendo ou não, é um recorde mundial do Bolt EUV.

Foto: Chevrolet/divulgação

Esse alcance é praticamente o dobro daquele declarado pela GM, que indica 456 km pelo ciclo WLTP. Se formos falar do ciclo INMETRO, recém-lançado, de declarados 377 km, o valor final do teste ficaria próximo do triplo. Bastante coisa. O Bolt EUV, tal qual seu irmão menor Bolt EV (que também está em fim de carreira), conta com motor elétrico dianteiro de 203 cv de potência e 36,7 mkgf de torque imediato, que fornece força para as rodas da frente.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.