(Lançamento) Renault Duster com motor 1.3 turboflex chega “de mansinho”

Agora temos mais um Renault nacional equipado com o moderno motor 1.3 turboflex, feito em parceria com a Mercedes-Benz. O Duster 2023 pode ser equipado com o propulsor 1.3 TCe (Turbo Control efficiency, seu nome oficial) e também com a transmissão automática do tipo continuamente variável CVT XTronic de 8 marchas simuladas na versão Iconic, topo de linha. Esse conjunto mecânico é exatamente o mesmo do Novo Captur, e não substitui o tradicional 1.6 16V SCe.

Foto: Renault/divulgação

Importado da Espanha, o novo motor superalimentado possui injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas variáveis e fundição em liga-leve, produzindo 170 cv e 27,5 mkgf de torque tanto com gasolina quanto com etanol. Segundo a marca, com ele, o Duster tem retomadas de velocidade até 36% mais rápidas do que com o 1.6 16V SCe, e faz de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 190 km/h.

E parece que as novidades da linha 2023 do Duster param por aí, a não ser os novos acabamentos em black piano da grade, capa dos retrovisores externos e rack de teto, que ficam restritos às versões Intense 1.6 CVT (R$115.190), Iconic 1.6 CVT (R$122.090) e Iconic 1.3T CVT (R$135.590), mais caras da gama do modelo. Além dessas duas, existe também a Zen 1.6 com transmissão manual de 5 marchas (R$99.990) e a Zen 1.6 CVT XTronic com 6 marchas simuladas (R$108.090). Confira no final da matéria os itens de série e opcionais de cada uma.

Foto: Renault/divulgação

Com distribuição para as concessionárias Renault já iniciadas, o Duster 2023 mantém a garantia de 3 anos ou 100 mil km para todas as versões. São sete opções de cores da carroceria: Branco Glacier, Prata Étoile, Bege Dune, Marrom Vison, Vermelho Vivo, Cinza Cassiopé e Preto Nacré.

Compartilhar:
Tem 20 anos, cursa Publicidade e Propaganda, é filho do jornalista Douglas Mendonça, e desde que se conhece por gente, convive com carros e está envolvido no mundo automobilístico. Aprendeu a ler nas revistas automotivas, cresceu frequentando oficinas, corridas, encontros e eventos com o pai, e daí veio sua maior paixão: os carros. Lucca se tornou o braço direito do pai após sua perda de visão em 2012, ajudando na produção de matérias, reportagens, avaliações e textos. No Carros & Garagem, é responsável pela cobertura de eventos de lançamento de novos veículos, e produz avaliações, fotos e comparativos de modelos.