Acervo de carros VW: segundo espaço inaugurado preserva várias outras raridades

Promover sua história é coisa que a VW brasileira está fazendo bem nos últimos tempos, principalmente com os acervos de carros, chamados de “Garagem VW”. O primeiro espaço foi inaugurado no fim de 2019, e nós visitamos, e agora em 2022 foi aberta a segunda área com diversas outras raridades que nunca haviam sido mostradas. Na verdade a fabricante alemã já preserva unidades de certos carros especiais há bastante tempo: há, por exemplo, carros dos anos 90 totalmente sem uso, que saíram da linha de produção para o acervo.

Foto: VW/divulgação

Chamado de Garagem VW – Parte II, o espaço é bem generoso, com mais de 1.400 m² e temática especial para cada área, decorada com fotos, gravuras e propagandas da respectiva época. Tudo fica na chamada Ala 5, dentro da planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Lá estarão 36 carros, mas o acervo completo já passa das 100 unidades preservadas, somando a Parte I com a nova Parte II. É a maior coleção de carros coordenada por uma fabricante no Brasil.

Foto: VW/divulgação

A origem dos carros é diversa: alguns foram guardados já pensando no acervo, outros eram de testes e usos diversos dentro da fábrica. Há também aqueles que são protótipos ou unidades especiais, e também os comprados de colecionadores, já que a VW não os possuía.

Para melhor exposição, o espaço Parte II foi dividido em setores: Clássicos da Anchieta (modelos feitos entre os anos 50 e 80, todos naquela planta, como Fusca, Brasília, Variant, SP1 etc.), Kombi (diversas unidades da Velha Senhora que integram o acervo, como a última unidade produzida antes da série Last Edition ou uma frente “corujinha” ano 1961), AutoLatina (carros que nasceram da joint-venture entre VW e Ford, como Apolo, Logus e Pointer), Compactos Premium (lá estão o primeiro Polo hatch nacional, uma unidade do Polo Sedan, o último Fox produzido e por aí vai), e Esportividade (setor dos GT, GTS e GTI, como o primeiro dos 99 Golf VR6 ou um Santana EX 1991).

Foto: VW/divulgação

Os carros mais curiosos e chamativos que integram o projeto Garage Brazil são, principalmente, os conceitos, como o tão falado BY, a Parati EDP ou um estudo para apresentação do CrossFox, fabricado em 2004, por exemplo. Há também carros memoráveis como uma Parati GL emprestada à Ruth Cardoso em 1997, então primeira-dama do Brasil, um dos pouquíssimos SP1 produzidos, a dupla Fox Sedan/Fox Wagon (nossos Voyage/Parati exportados para os EUA), e outros. Lá também foi parar o último VW Gol produzido no Brasil, da série Last Edition.

Foto: VW/divulgação

Dentre a centena de carros do Garage VW, há Apollo (GLS 1992), Brasília (LS 1981), BY (1987), Fox (conceito CrossFox 2004 e Xtreme 2021), Fusca (1987, Itamar 1993 e Série Ouro Sulam 1996), Gol (1300 L 1981, GTI 1993, CL 1999, Plus 16V 2001, Endurance de competição 2003, 1.6 2006, Vintage 2010, Rallye 2011, conceito GT 2016, Patrulheiro 2017 e Last Edition 2022), Golf (GTI VR6 1999 e GTI 2018), Kombi (1961 saia e blusa, conversível 1988 para visitas, Pick-Up 1999, Bombeiro 2004, Série Prata 2005, 50 Anos 2007, Furgão 2013, Standard 2013 e Last Edition 2013), Logus (GLi 1995), Parati/Fox Wagon (GLS 1994, EDP 1996, GL 1997, protótipo Emissões 1999), Passat (GTS Pointer 1988), Pointer (GTI 1995), Polo (Comfortline 2002), Polo Sedan (Comfortline 2005), Santana (EX 1991 e Comfortline 2006), Quantum (2.0 Mi 2001), Saveiro (GL 1998 e conceito Rocket 2010), SP (SP1 1971), SpaceCross (1.6 MSI 2014), up! (customizado BGT 2015 e Xtreme 2021), Variant II (1980), VEMP (1970), Voyage/Fox Sedan (GL 1995), 1600 (1970) e TL (1972).

Veja fotos da Parte I do acervo:

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.