Acervo de carros VW: segundo espaço inaugurado preserva várias outras raridades
Promover sua história é coisa que a VW brasileira está fazendo bem nos últimos tempos, principalmente com os acervos de carros, chamados de “Garagem VW”. O primeiro espaço foi inaugurado no fim de 2019, e nós visitamos, e agora em 2022 foi aberta a segunda área com diversas outras raridades que nunca haviam sido mostradas. Na verdade a fabricante alemã já preserva unidades de certos carros especiais há bastante tempo: há, por exemplo, carros dos anos 90 totalmente sem uso, que saíram da linha de produção para o acervo.
Chamado de Garagem VW – Parte II, o espaço é bem generoso, com mais de 1.400 m² e temática especial para cada área, decorada com fotos, gravuras e propagandas da respectiva época. Tudo fica na chamada Ala 5, dentro da planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Lá estarão 36 carros, mas o acervo completo já passa das 100 unidades preservadas, somando a Parte I com a nova Parte II. É a maior coleção de carros coordenada por uma fabricante no Brasil.
A origem dos carros é diversa: alguns foram guardados já pensando no acervo, outros eram de testes e usos diversos dentro da fábrica. Há também aqueles que são protótipos ou unidades especiais, e também os comprados de colecionadores, já que a VW não os possuía.
Para melhor exposição, o espaço Parte II foi dividido em setores: Clássicos da Anchieta (modelos feitos entre os anos 50 e 80, todos naquela planta, como Fusca, Brasília, Variant, SP1 etc.), Kombi (diversas unidades da Velha Senhora que integram o acervo, como a última unidade produzida antes da série Last Edition ou uma frente “corujinha” ano 1961), AutoLatina (carros que nasceram da joint-venture entre VW e Ford, como Apolo, Logus e Pointer), Compactos Premium (lá estão o primeiro Polo hatch nacional, uma unidade do Polo Sedan, o último Fox produzido e por aí vai), e Esportividade (setor dos GT, GTS e GTI, como o primeiro dos 99 Golf VR6 ou um Santana EX 1991).
Os carros mais curiosos e chamativos que integram o projeto Garage Brazil são, principalmente, os conceitos, como o tão falado BY, a Parati EDP ou um estudo para apresentação do CrossFox, fabricado em 2004, por exemplo. Há também carros memoráveis como uma Parati GL emprestada à Ruth Cardoso em 1997, então primeira-dama do Brasil, um dos pouquíssimos SP1 produzidos, a dupla Fox Sedan/Fox Wagon (nossos Voyage/Parati exportados para os EUA), e outros. Lá também foi parar o último VW Gol produzido no Brasil, da série Last Edition.
Dentre a centena de carros do Garage VW, há Apollo (GLS 1992), Brasília (LS 1981), BY (1987), Fox (conceito CrossFox 2004 e Xtreme 2021), Fusca (1987, Itamar 1993 e Série Ouro Sulam 1996), Gol (1300 L 1981, GTI 1993, CL 1999, Plus 16V 2001, Endurance de competição 2003, 1.6 2006, Vintage 2010, Rallye 2011, conceito GT 2016, Patrulheiro 2017 e Last Edition 2022), Golf (GTI VR6 1999 e GTI 2018), Kombi (1961 saia e blusa, conversível 1988 para visitas, Pick-Up 1999, Bombeiro 2004, Série Prata 2005, 50 Anos 2007, Furgão 2013, Standard 2013 e Last Edition 2013), Logus (GLi 1995), Parati/Fox Wagon (GLS 1994, EDP 1996, GL 1997, protótipo Emissões 1999), Passat (GTS Pointer 1988), Pointer (GTI 1995), Polo (Comfortline 2002), Polo Sedan (Comfortline 2005), Santana (EX 1991 e Comfortline 2006), Quantum (2.0 Mi 2001), Saveiro (GL 1998 e conceito Rocket 2010), SP (SP1 1971), SpaceCross (1.6 MSI 2014), up! (customizado BGT 2015 e Xtreme 2021), Variant II (1980), VEMP (1970), Voyage/Fox Sedan (GL 1995), 1600 (1970) e TL (1972).
Veja fotos da Parte I do acervo: