(Comparativo) Honda City Sedan EXL vs. Touring: qual vale mais a pena?

Na Honda, não é estranho que todas as versões de um carro tenham as mesmo visual externo, mesmas rodas, mesmo painel, mesmo nível de acabamento, e geralmente, vários equipamentos em comum. Exemplo melhor que o Novo City Sedan não há: aqui temos a configuração intermediária EXL, de R$122.400, e a topo de linha Touring, de R$132.200. Será que esses R$10 mil fazem a diferença? Para facilitar a comparação visual, ou melhor falando, o “joguinho de sete erros”, a dupla das fotos é da mesma cor, Cinza Barium.

Iguais, mas diferentes

Com exceção dos faróis, em LED na mais cara e halógenos na intermediária, elas são absolutamente idênticas por fora. Isso é ótimo, já que o sedan compacto premium da Honda é bem acertado no design. Discreto que só ele, mas bem acertado. Você só vai perceber as diferenças quando entrar: a Touring tem interior creme, que não está só nos bancos, mas também nas laterais de portas e até parte do painel, enquanto a cabine da EXL é quase toda preta. Nos dois casos, bons materiais internos e montagem esmerada para um compacto premium.

Sempre bem equipado

Equipamentos visíveis? Iguais. E bons, diga-se de passagem. A multimídia de 8” é completa e fácil de mexer, pra esquecer de vez o sistema controverso da antiga geração, enquanto o ar-condicionado digital automático e painel de instrumentos parcialmente digital com tela de 7” estão em ambos. Quem também fica é o útil sistema Lane Watch, que elimina os pontos cegos do retrovisor direito com uma câmera. Quebra um galho e tanto. Na bem da verdade, se pintarmos o interior da EXL de creme, quase teremos uma Touring também por dentro.

Bancos em couro, câmera de ré, volante multifuncional com paddle-shifts e ajuste de altura/profundidade, conjunto elétrico completo, retrovisores externos com rebatimento elétrico, sensor crepuscular, chave presencial com partida por botão, saídas de ventilação e portas USB para a segunda fileira, sensores de estacionamento traseiros e os 6 airbags também estão nos dois carros. Mesmo na versão básica EX, que é quase sempre destinada aos taxistas ou frotas, o City Sedan é bem recheado, já entregando quase tudo isso.

Touring: tecnologias…

Mas a Touring precisa justificar seus R$10 mil extras no preço de tabela, e faz isso com a partida remota do motor, retrovisor interno fotocrômico, sensores de estacionamento dianteiros, além dos já citados faróis em LED (DRL, luz baixa e alta, e também os de neblina). A cereja do bolo vem mesmo com o pacote Honda Sensing, que nem o finado sedan médio Civic tinha.

Maior destaque da Touring é o pacote Honda Sensing (Foto: Lucca Mendonça)

Com ele incluso, o City Sedan se torna bem mais tecnológico com frenagem autônoma emergencial (freia sozinho para evitar acidentes), alerta de saída de faixa (avisa quando o carro está “comendo faixa”), corretor automático de trajetória do veículo (ajusta sozinho a direção do carro), farol alto automático (ativa e desativa automaticamente a luz alta de acordo com a situação) e piloto automático adaptativo (controla, acelerando e freando sozinho, a velocidade de acordo com o carro da frente). Esse último, só o City Sedan têm dentro do segmento.

City Sedan Touring tem tecnologias que só ele oferece no segmento (Foto: Lucca Mendonça)

Mecânica onipresente

City Sedan EX, EXL e Touring tem a mesma alma, esqueleto e coração. Além de motor e câmbio que lhes é comum, nada muda nos freios, direção, suspensões…até o conjunto de rodas/pneus é igual. Lembrando que esse Novo City é feito sobre a mesma plataforma da geração anterior. Claro que, para isso, ela foi totalmente revista, perdeu alguns quilinhos, ganhou maior rigidez torcional e evoluiu bastante em segurança com a adoção de materiais altamente resistentes.

Plataforma do Novo City é a mesma de antes, mas melhorada em praticamente todos os aspectos (Foto: Lucca Mendonça)

O 1.5 16V, de quatro cilindros, conta com duplo comando de válvulas, tecnologia VTEC e até injeção direta para se tornar mais eficiente. São bons 126 cv de potência e razoáveis 15,5/15,8 mkgf de torque máximo (gasolina/etanol). Ele vem por completo aos 4.600 rpm, altíssimos, mas já tem disposição suficiente para mover o carro com desenvoltura antes disso. Na companhia do 1.5, como não poderia faltar em um Honda, uma caixa automática tipo CVT com simulação de sete marchas e acoplamento via conversor de torque.

1.5 16V tem injeção direta e VTEC. Econômico é apelido (Foto: Lucca Mendonça)

Não são números que surpreendam, mas, para um sedan compacto bem leve (a Touring, mais recheada, tem 1.170 kg) e de pouca pretensão esportiva, estão de acordo. O carro é esperto, principalmente com o modo Sport ativado e comandando o câmbio manualmente pelas borboletas atrás do volante, mas requer um kickdown para ultrapassagens ou manobras rápidas vez ou outra. Aqui a aspiração é natural e a aceleração progressiva, sem o imediatismo do turbo.

Esse CVT simula bem as marchas, e tem modo Sport, mais ágil (Foto: Lucca Mendonça)

Econômico é apelido: EXL e Touring, com a mesma mecânica, conseguiram bater os 14 km/l na cidade e passar dos 19,5 km/l na estrada, nesse caso com gasolina, combustível que o carro é entregue. Com o EXL, tive a oportunidade de reabastecê-lo com etanol quando estava no final da reserva de gasolina, e me surpreendi com as marcas de 10,1 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada.

City e as virtudes

No geral, o City Sedan é um carro excelente (Foto: Lucca Mendonça)

É um carro que se garante na suavidade e silêncio ao rodar, mostrando equilíbrio dos bons entre conforto e estabilidade, fora a dirigibilidade elogiável. Poderia melhorar só com os freios a disco traseiros, mas aí entra uma limitação da plataforma “reutilizada”. De resto, tudo que a Honda prometeu com as soluções inteligentes de isolamento acústico e acerto de suspensões, cumpriu. A posição de guiar é bem baixa, assim como o carro, e esse é seu ponto mais esportivo.

Discos de freios só estão nas rodas da frente, infelizmente (Foto: Lucca Mendonça)

E não dá para deixar de citar o espaço interno descomunal. O compacto City Sedan deixa em situação complicada vários SUVs médios por aí, principalmente no vão para as pernas dos cinco ocupantes. Ótimo aproveitamento dos 4,55 m de comprimento/1,75 m de largura/2,60 m de entre-eixos, que fizeram bem até para o porta-malas de 519 litros. Quem olha por fora nem imagina tamanho conforto e espaço por dentro.

O que vale R$10 mil?

Basicamente, a EXL é para quem simplesmente não faz questão de muita tecnologia, coisas que a Touring entrega muito bem. Mas, na verdade, só pelo extra que a topo de linha traz, ela já se torna uma opção mais interessante: um pacotão como o Honda Sensing, se vendido como opcional, dificilmente custaria menos de R$10 mil, e só por causa dele a Touring é um negócio mais vantajoso. Faróis em LED, partida remota do motor e retrovisor interno fotocrômico vem “de brinde”.

Ficha técnica:

Concepção de motor: 1.497 cm³, flex, quatro cilindros, 16 válvulas (quatro por cilindro), aspiração natural, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão e escape, bloco e cabeçote em alumínio
Transmissão: automática do tipo continuamente variável (CVT), com simulação de 7 marchas e opção de trocas manuais por paddle-shifts
Potência: 126 cv a 6.200 rpm (gasolina/etanol)
Torque: 15,5/15,8 mkgf a 4.600 rpm (gasolina/etanol)
Suspensão dianteira: independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora
Suspensão traseira: eixo de torção com molas helicoidais
Direção: com assistência elétrica progressiva
Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Pneus e rodas: Dunlop Enasave EC300+, medidas 185/55. Rodas de liga-leve aro 16
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,55 m/1,75 m/1,48 m/2,60 m
Porta-malas: 519 litros
Tanque de combustível: 44 litros
Peso em ordem de marcha: 1.170 kg
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,6 segundos
Velocidade máxima: 186 km/h
Preço básico: R$122.400 (EXL) e R$132.200 (Touring)
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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.