VW Gol: Como deverá ser o futuro do popular no Brasil? Ele passa de 2022?
Eis a pergunta que não quer calar: o Golzinho completará 42 anos de existência no mercado nacional? Posso afirmar com certeza, após apurar com fontes internas da Volkswagen, que sim, o Gol continuará a venda no Brasil após 2022. Em que pese a sua sofrível performance de vendas no mercado nacional hoje em dia, onde ele, muitas vezes, nem chega a figurar entre os 5 modelos mais vendidos do país, ele deve durar pelo menos mais dois anos. Ele deverá perder ainda mais versões e motorizações, se tornando um carro acessível e barato para empresas e frotistas.
O motor 1.6 8V EA-111 é quem deve partir em breve: ele deixará as linhas de produção no próximo ano, após mais de 20 anos de fabricação ininterrupta. Com isso, o Gol provavelmente passará a ser oferecido somente com o motor 1.0 de três cilindros, perdendo também o conjunto 1.6 16V e câmbio automático de 6 marchas. A VW já prepara o Polo Track, que será uma versão bem mais simples e barata do modelo, que ocupará o lugar deixado pelos Gol 1.6 8V e 1.6 16V automático.
A legislação que obrigará os controles eletrônicos de estabilidade e tração em carros fabricados a partir de janeiro de 2022, também não vai tirar o Gol do mercado. Como ele compartilha a mesma plataforma com a Saveiro, que já conta com esses itens na versão topo de linha Cross, o Golzinho herdará esses equipamentos da picape para a linha 2022, com apenas algumas recalibrações e ajustes. Assim, ele se adequa as leis vigentes, sem problema nenhum.
O Gol tem uma história rica e bonita de ser contada, e, acreditem, ela durará por, pelo menos, mais dois anos. Claro que, daqui em diante, serão só “enxugamentos” de linha, adequando o modelo com seu novo posicionamento de mercado, mas mesmo assim ele deve deixar saudades quando sair de linha!