(Lançamento) Citroën C4 Cactus 2024 muda pouco, mas para melhor

A Citroën, depois de finalmente ver o C3 crescer no ranking de vendas como deveria, chega agora com a nova linha 2024 do C4 Cactus. O SUV compacto, que mais está para crossover, já é vendido no mercado brasileiro desde 2018, e essas são suas primeiras mudanças. Bastante discretas por fora, diga-se de passagem: apenas novos apliques pela carroceria (laranjas, ao redor dos faróis de neblina, airbumps laterais e emblemas), além de rodas de liga-leve inéditas (aro 16 ou 17, essa última com desenho já conhecido na Europa desde 2014).

Foto: Citroën/divulgação

Seu interior, bastante criticado pelo peso da idade e ausência de novidades, recebeu mais atenção: os bancos passam a ter nova padronagem de acabamento, com tecido melhorado; a multimídia aumentou para 10,2” (emprestada do C3, inclusive); e todo o console central foi repensado, incluindo um inédito carregador de celular sem fio e apoio de braço dianteiro aumentado (abaixo dele, o porta-trecos também cresceu). Para os passageiros traseiros, finalmente, agora há uma porta USB dedicada, junto de outra próxima a alavanca do freio de mão.

Nada mudou na mecânica. O 1.6 16v EC5 de aspiração natural continua sendo oferecido para a maioria das versões, com 113/120 cv de potência e 15,4/15,7 mkgf de torque com gasolina/etanol. Só a topo de linha, mais cara, traz o 1.6 THP turbo com 166/173 cv de potência e 24,5 mkgf de torque (gasolina/etanol). Nos dois casos, a transmissão automática tem 6 marchas e opção de trocas manuais na alavanca, e com motor turbo ele brilha no desempenho: são apenas 7,7 segundos na prova de 0 a 100 km/h e máxima de 212 km/h.

Foto: Citroën/divulgação

Suas versões foram reduzidas: saem de cena a X-Series (que, curiosamente, trazia os mesmos apliques laranjas dessa linha 2024) e a Shine 1.6 EC5, opção topo de linha com motor aspirado. A linha agora é composta pela Live 1.6 EC5 (R$106.990), Feel 1.6 EC5 (R$110.990), Feel Pack 1.6 EC5 (R$115.990) e Shine 1.6 THP (R$129.990).

Nenhuma versão possui equipamentos opcionais, apenas escolhas de cor e acessórios. Desde a Live 1.6, o Cactus já traz ar-condicionado automático digital, chave presencial com partida por botão, luzes diurnas em LED, piloto automático e a nova multimídia. Carregador de celular sem fio, airbags laterais, sensor crepuscular, rodas 17” e sensor de pressão dos pneus são destaques das intermediárias.

Foto: Citroën/divulgação

A THP acrescenta airbags de cortina, alerta de saída de faixa, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga do condutor, sistema Grip Control e outros. A nova linha Cactus 2024 deve começar, em breve, a chegar na rede de concessionárias Citroën pelo Brasil.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.