(Lançamento) Citroën C4 Cactus 2024 muda pouco, mas para melhor


A Citroën, depois de finalmente ver o C3 crescer no ranking de vendas como deveria, chega agora com a nova linha 2024 do C4 Cactus. O SUV compacto, que mais está para crossover, já é vendido no mercado brasileiro desde 2018, e essas são suas primeiras mudanças. Bastante discretas por fora, diga-se de passagem: apenas novos apliques pela carroceria (laranjas, ao redor dos faróis de neblina, airbumps laterais e emblemas), além de rodas de liga-leve inéditas (aro 16 ou 17, essa última com desenho já conhecido na Europa desde 2014).

Seu interior, bastante criticado pelo peso da idade e ausência de novidades, recebeu mais atenção: os bancos passam a ter nova padronagem de acabamento, com tecido melhorado; a multimídia aumentou para 10,2” (emprestada do C3, inclusive); e todo o console central foi repensado, incluindo um inédito carregador de celular sem fio e apoio de braço dianteiro aumentado (abaixo dele, o porta-trecos também cresceu). Para os passageiros traseiros, finalmente, agora há uma porta USB dedicada, junto de outra próxima a alavanca do freio de mão.
Nada mudou na mecânica. O 1.6 16v EC5 de aspiração natural continua sendo oferecido para a maioria das versões, com 113/120 cv de potência e 15,4/15,7 mkgf de torque com gasolina/etanol. Só a topo de linha, mais cara, traz o 1.6 THP turbo com 166/173 cv de potência e 24,5 mkgf de torque (gasolina/etanol). Nos dois casos, a transmissão automática tem 6 marchas e opção de trocas manuais na alavanca, e com motor turbo ele brilha no desempenho: são apenas 7,7 segundos na prova de 0 a 100 km/h e máxima de 212 km/h.

Suas versões foram reduzidas: saem de cena a X-Series (que, curiosamente, trazia os mesmos apliques laranjas dessa linha 2024) e a Shine 1.6 EC5, opção topo de linha com motor aspirado. A linha agora é composta pela Live 1.6 EC5 (R$106.990), Feel 1.6 EC5 (R$110.990), Feel Pack 1.6 EC5 (R$115.990) e Shine 1.6 THP (R$129.990).
Nenhuma versão possui equipamentos opcionais, apenas escolhas de cor e acessórios. Desde a Live 1.6, o Cactus já traz ar-condicionado automático digital, chave presencial com partida por botão, luzes diurnas em LED, piloto automático e a nova multimídia. Carregador de celular sem fio, airbags laterais, sensor crepuscular, rodas 17” e sensor de pressão dos pneus são destaques das intermediárias.

A THP acrescenta airbags de cortina, alerta de saída de faixa, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga do condutor, sistema Grip Control e outros. A nova linha Cactus 2024 deve começar, em breve, a chegar na rede de concessionárias Citroën pelo Brasil.