(Lançamento) Novo Cronos 2023: visual renovado, motor 1.0 e câmbio automático por R$75 mil iniciais

A Fiat apresenta a linha 2023 do Cronos, seu sedan compacto fabricado na Argentina e disponível no Brasil desde 2018. Nesses quatro anos e com mais de 110 mil unidades emplacadas por aqui, o modelo nunca havia passado por reformulações no visual nem na mecânica, que inclusive perdeu parte do elenco com o fim das versões 1.8 E.TorQ. A novidade tem preços que variam entre R$74.790 e R$93.490.

Foto: Fiat/divulgação

Por fora as mudanças seguem aquilo já apresentado no país dos Hermanos: nova grade dianteira, rodas com desenho inédito (ou calotas, dependendo da versão), além da adoção do novo volante herdado do crossover Pulse. Assim como aconteceu no Argo 2023, seu hatch, as mudanças foram discretas e sem muitas revoluções, que serão deixadas para a próxima geração definitiva dos modelos. Segundo a Fiat, o design dos modelos são um dos principais argumentos de venda até hoje, por isso não foi muito alterado.

Foto: Fiat/divulgação

Agora, mecanicamente, ele passa a ser oferecido com o motor 1.0 Firefly de três cilindros aliado sempre ao câmbio manual de 5 marchas, em uma estratégia inédita de baixar seu preço inicial. Os Cronos 1.0 produzem 71/75 cv de potência com 10,4/10,7 mkgf de torque máximo. Nas versões superiores, permanece o 1.3 8V Firefly de 98/107 cv de potência com 13,2/13,7 mkgf de torque (gasolina/etanol). A adoção do motor 1.0 turbo de até 130 cv não está descartada para o futuro.

A boa e tão esperada novidade fica pela transmissão automática, que havia se despedido da gama do Cronos junto com o motor 1.8, mas que agora está de volta aliada ao motor 1.3. Não a mesma caixa convencional Aisin de seis velocidades de antes, mas sim um CVT (continuamente variável) que simula 7 velocidades e conta modo Sport, opção de trocas manuais e conversor de torque para as baixas rotações.

Foto: Fiat/divulgação

É o mesmo conjunto já encontrado na Nova Strada e Pulse, mas recalibrado com foco na economia de combustível. Tanto que o Cronos CVT passa a ser o sedan compacto automático mais econômico do Brasil segundo os números oficiais. Diferentemente daquilo esperado, o modelo não ganhou novas tecnologias ou equipamentos de série. Continua oferecendo praticamente o mesmo conteúdo desde o lançamento inicial.

Foto: Fiat/divulgação

Com a ampliação da linha, agora composta pelas versões 1.0 MT5, Drive 1.0 MT5, Drive 1.3 MT5, Drive 1.3 CVT e Precision 1.3 CVT, e mais opções de motorização, a meta é dobrar a participação do Cronos no segmento de sedans compactos. E, também para isso, o modelo recebeu melhorias, como os bancos em couro que mesclam tom preto e marrom (opcionais), parecidos com os da Strada Ranch. Segundo a fabricante, as versões mais vendidas deverão ser justamente as inéditas equipadas com motor 1.0.

Foto: Fiat/divulgação

A plataforma ainda é a mesma MP1 de antes, assim como em todo bom facelift de meia-vida. Dessa forma, números de espaço interno (2,53 m de entre-eixos e 1,72 m de largura), porta-malas (525 litros) e dimensões gerais da carroceria (4,36 m de comprimento e 1,51 m de altura) permanecem inalterados quando comparados aos da linha 2022. Direção, freios e suspensões mantém as mesmas calibrações.

Foto: Fiat/divulgação

Já disponível para venda e em processo de distribuição para a rede autorizada Fiat, hoje com mais de 500 pontos, o Novo Cronos 2023 oferece garantia de três anos sem limite de quilometragem. Veja abaixo a lista de equipamentos e preço de cada versão, além de mais fotos:

1.0 MT5 – R$74.790

Ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travamento elétrico das portas, alarme, ajuste de altura da coluna de direção, rodas em aço com calotas 14”, iTPMS (monitor inteligente de pressão dos pneus), computador de bordo, ajuste de altura do banco do motorista e preparação para rádio.

Drive 1.0 MT5 – R$78.490

Itens da 1.0 MT5 mais central multimídia de 7’’, volante multifuncional, entradas USB para o banco traseiro, sensor de estacionamento traseiro, vidros traseiro elétricos, assinatura em LED nos faróis e rodas em aço com calotas de 15”.

Drive 1.3 MT5 – R$84.490

Mesmos itens da Drive 1.0 MT5. Pacote S-Design, que engloba visual exclusivo com vários equipamentos extras, está disponível opcionalmente.

Drive 1.3 CVT – R$88.790

Itens da Drive 1.0 MT5 mais controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (ASR), assistente de partida em rampas (Hill Holder) e piloto automático.

Precision 1.3 CVT – R$93.490

Itens da Drive 1.3 CVT mais rodas de liga-leve de 16”, chave presencial, ar-condicionado automático digital, câmera de ré com linhas dinâmicas, faróis de neblina com função cornering, espelhos retrovisores elétricos, repetidor lateral de seta, luzes de cortesia sob os retrovisores, volante revestido em couro, câmbio com paddle-shifts, apoio de braço dianteiro, bancos traseiros bipartidos 60/40 e maçanetas externas cromadas. Como único opcional, os bancos em couro de dois tons.

Compartilhar:
Tem 20 anos, cursa Publicidade e Propaganda, é filho do jornalista Douglas Mendonça, e desde que se conhece por gente, convive com carros e está envolvido no mundo automobilístico. Aprendeu a ler nas revistas automotivas, cresceu frequentando oficinas, corridas, encontros e eventos com o pai, e daí veio sua maior paixão: os carros. Lucca se tornou o braço direito do pai após sua perda de visão em 2012, ajudando na produção de matérias, reportagens, avaliações e textos. No Carros & Garagem, é responsável pela cobertura de eventos de lançamento de novos veículos, e produz avaliações, fotos e comparativos de modelos.