(Lançamento) Peugeot 208 2023 começa em R$73 mil com novo motor 1.0 e custa menos que Fiat Argo

A Peugeot partiu para o ataque depois da união do grupo Stellantis. Em uma de suas maiores ofensivas na última década de Brasil, a marca francesa do Leão passa a oferecer seu hatch compacto 208 também com motor 1.0 e câmbio manual de 5 marchas. Até então, a versão mais barata do modelo era a Like 1.6 MT5, que custava próximo dos R$80 mil, e agora deverá sair de linha, abrindo espaço para a nova motorização.

Like e Style são as novas versões 1.0 do 208 (Foto: Peugeot/divulgação)

Agora, o 208 1.0, que é movido pelo eficiente motor Firefly de três cilindros, o mesmo do Fiat Argo (mas que também já equipou Mobi e Uno), e também transmissão manual de 5 marchas, chegará bem mais barato: R$72.990 na versão Like. Acima dela, a inédita configuração Style também trará esse novo propulsor por R$79.990, e, com ela, o hatch da Peugeot promete ser o 1.0 de aspiração natural mais completo do Brasil. Esse título, até então, coincidentemente era do Argo S-Design 1.0.

 

O Peugeot 208 Firefly produz os mesmos 71/75 cv de potência e 10,4/10,7 mkgf de torque (gasolina/etanol) dos modelos Fiat. O câmbio manual utilizado será o mesmo do 1.6 atual, mas com outro escalonamento, certamente mais curto, para aproveitar melhor a força do conjunto.

Apesar do motor 1.0, o câmbio do Novo 208 será o mesmo com outro escalonamento (Foto: Lucca Mendonça)

Além disso, outras boas novidades virão para toda a linha, como a nova multimídia de 10,3”, compartilhada com o SUV médio 3008, enquanto as luzes diurnas de LED em formato de dente de sabre passarão a ser de série desde a versão Like 1.0. O atual Like 1.6, por exemplo, não contava com esse item. Já os faróis full-LED, de alta tecnologia e potência, serão padrões a partir da Style 1.0, uma inovação e tanto no segmento dos hatches compactos.

A estratégia da Peugeot com o Novo 208, como já adiantado pelo Carros&Garagem, é torná-lo um modelo bem mais vendável. O crescimento dos seus emplacamentos de 2021 para cá já mostram os efeitos das mudanças, mas os números deverão crescer ainda mais com a motorização 1.0 Firefly e preço inicial menor. Ele, por exemplo, custará menos que um Argo 1.0, que hoje parte de mais de R$73,5 mil e oferece apenas o essencial em equipamentos.

A tendência é fazer com que o carro venda cada vez mais, especiamente nessa nova linha de acesso com motor 1.0 (Foto: Peugeot/divulgação)

Como ressaltado pela marca, o Novo 208 1.0 chega para ser “um produto hipercompetitivo, que se apresenta como a mais completa solução dentro do seu segmento”, fazendo dele um modelo bastante interessante dentro da sua faixa de preço.

Além das novidades com motor Firefly, o 208 renovado provavelmente será comercializado também nas versões Active 1.6 AT6, Allure 1.6 AT6 e Griffe 1.6 AT6. Todas essas utilizam o consagrado motor 1.6 16V EC5, de até 120 cv de potência e cerca de 16 mkgf de torque máximo, e oferecem sempre transmissão automática de 6 marchas fornecida pela Aisin.

O 1.0 Firefly não tira de linha as versões 1.6 (Foto: Peugeot/divulgação)

Itens de série e fotos do 208 1.0:

Foto: Peugeot/divulgação

Sobre o Peugeot 208

Lançado no Brasil em meados de 2020, o Novo 208 é feito sobre a plataforma modular CMP, a mesma de modelos maiores como 3008 e 5008, e apostava na tecnologia e refinamento. Na época da estreia, era o único do segmento que oferecia itens como acabamento interno em camurça, leitor de placas de sinalização, alerta de saída de faixa ativo, faróis full-LED com função de facho alto automático, painel de instrumentos digital 3D e muito mais.

Lançado em 2020 e apostando na tecnologia, o 208 passou a ser feito na plataforma CMP (Foto: Peugeot/divulgação)

Apesar de bastante completo, bonito e refinado, ele pecava no espaço interno um tanto comedido, principalmente atrás, o que limitava sua cabine a acomodar no máximo quatro ocupantes não muito grandes. O porta-malas seguia o mesmo caminho, ficando atrás daquilo oferecido pela concorrência. Esses são problemas que o acompanham até hoje, afinal ainda segue na mesma geração de antes.

Ainda assim, ele traz até hoje como trunfo o painel i-Cockpit, com pequeno volante oval, instrumentação elevada e posição baixa de dirigir, o que proporciona uma ótima experiência ao motorista acostumado com outros hatches compactos do mercado. Conforto e segurança também sempre foram pontos altos do pequeno Peugeot.

O i-Cockpit atrai, e está nas novas versões Like e Style 1.0 (Foto: Peugeot/divulgação)

 

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.