(Lançamento) Nova Chevrolet Trailblazer segue os passos da S10, inclusive no preço
Logo depois da chegada da S10 2025 ao mercado brasileiro, a Chevrolet aprontou a estreia do seu SUV Trailblazer reestilizado, nos mesmos moldes da picape: nova frente, interior, equipamentos e tecnologias de série, mantendo o preço de R$368.550. A versão única também é outra: antes Premier, seguindo a mesma linha dos modelos pequenos da marca, agora é a High Country como na S10, com perfil de maior luxo e estilo “caipira”, mantendo os sete lugares de série.
Apesar da dianteira alta igual à da nova picape, com direito a faróis afilados em LED, uma enorme grade, parachoque elevado e estilo mais bruto, e do interior totalmente repensado (painel novo com instrumentos digitais, multimídia maior, bancos inéditos e mais ergonômicos, e outras funcionalidades), a traseira do SUV turbodiesel mudou pouco: as lanternas estão apenas com um novo arranjo interno e receberam máscara escurecida, ao passo que o parachoque traseiro está praticamente igual ao de antes. As rodas aro 18 foram redesenhadas, e agora tem acabamento diamantado, não cinza como antes.
Segue no SUV o motor 2.8 turbodiesel de quatro cilindros, o conhecido Duramax de projeto MWM, que recebeu nova gestão eletrônica e recursos de inteligência artificial, melhorando sua potência para 207 cv e o torque para 52 mkgf, em uma faixa de rotação mais ampla (entre 1.600 e 2.400 rpm). A transmissão automática é outra: sai de cena a tradicional GM GF6, com seis marchas, e entra a moderna caixa de oito velocidades emprestada de alguns carros americanos da marca, ainda podendo transferir a força do motor para as quatro rodas (4×4 com modo de reduzida).
Graças as melhoras no motor Duramax, transmissão moderna e ao uso de novos pneus (ajudam no consumo, estabilidade e frenagens, segundo a marca), o Trailblazer conseguiu ficar 1 segundo mais rápido na aceleração de 0 a 100 km/h (de 10,5s para 9,5s), e agora consome até 12% menos óleo diesel (9,2 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada, de acordo com o INMETRO).
O modelo ainda passou por várias melhorias na mecânica: as suspensões estão com nova geometria, junto de amortecedores recalibrados, enquanto as bitolas aumentaram (assim como na S10) e a direção, com assistência elétrica, agora responde aos comandos de forma mais direta. Outras boas novas estão na coluna de direção e volante: a primeira recebe, pela primeira vez, o ajuste também de profundidade, e o segundo vibra menos, graças a novos pontos de fixação do sistema de direção. A Chevrolet ainda garantiu um rodar mais silencioso, já que há mais mantas acústicas em toda a carroceria do Trailblazer 2025.
A nova versão High Country, se comparada a antiga Premier, é mais recheada: soma faróis em LED com comutação automática de luz alta, monitor de ponto-cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, chave presencial e partida por botão, carregador de celular por indução, novas portas USB tipo C, multimídia de 11” e painel de instrumentos digital de 8” aos já existentes alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bancos em couro, banco do motorista com ajustes elétricos, câmera de ré HD, 6 airbags, Wi-Fi nativo, concierge OnStar etc.
O SUVzão da S10, feito no esquema de chassis sob carroceria, estreia ainda uma nova garantia, de cinco anos, que substitui a antiga de três anos sem limite de quilometragem. Sua produção segue na planta de São José dos Campos (SP), ao lado da picape, e a previsão é ter a Nova Trailblazer na rede de concessionárias Chevrolet ainda em meados de maio.