(Lançamento) Novo Polo GTS: esportivo chega antes da hora com faróis exclusivos e preço de R$146 mil

Depois de ver praticamente tudo sobre o tão esperado Novo Polo GTS ser vazado de materiais oficiais para sua rede de concessionárias, a Volkswagen adiantou os planos e acabou fazendo o lançamento hoje. Ele, como esperado, segue as novidades do Polo 2023, lançado em setembro do ano passado, mas com a exclusividade de ser o único hatch esportivo da marca hoje. De quebra, a estreia da novidade ainda coincide com os 40 anos de história da linha GTS no Brasil, iniciada pelo Passat em 1983.

Foto: VW/divulgação

Mudam frente, traseira, laterais e interior, ainda que a mecânica continue a boa e velha união do motor 1.4 turboflex de 150 cv de potência e 25,5 mkgf de torque (gasolina ou etanol), ligado ao câmbio automático de seis marchas da Aisin, claro que com programação mais esportiva. Os números de desempenho são quase que os mesmos do carro anterior, apresentado no começo de 2020: pouco mais de 8 segundos no 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 206 km/h.

Foto: VW/divulgação

A dianteira é inspirada no Polo GTI europeu, irmão mais apimentado: tem parachoque invocado com luzes de LED exclusivas, o tradicional acabamento vermelho na grade e faróis, uma faixa de LED que interliga um farol ao outro pela grade (como no Taos Highline), e, como cereja do bolo, tecnologia inédita nos faróis full LED: além de direcionais, são do tipo IQ.Light e estreiam no segmento o sistema de iluminação matricial, com facho dividido em inúmeros pontos. Com isso, o Polo GTS passa a trazer de série a função de comutação automática do farol alto.

Foto: VW/divulgação

Na lateral estão retrovisores pintados em preto brilhante e, agora de série, as rodas aro 18 Breccia com pneus 205/45, que antes eram opcionais. As de aro 17 saem de cena. No mais, lanternas traseiras e parachoques seguem as discretas mudanças do restante da linha Polo, mas com detalhes em preto brilhante e mais destaque para o escapamento de saída dupla. O esquema de luzes da lanterna do GTS também é exclusivo.

Por dentro, além daquilo que já mudou nos outros Polo (volante, bancos, manopla de câmbio etc.), o GTS recebe os típicos detalhes em vermelho espalhados pela cabine, costuras exclusivas, e, para se diferenciar, faixa central do painel com o mesmo acabamento sintético macio dos bancos (que a VW chama de “couro”). Há seletor de modos de condução entre Eco, Normal, Sport e Individual.

Foto: VW/divulgação

O conteúdo de série cresceu pouco, infelizmente sem muitos assistentes de condução ou mais airbags: continua com quatro, dois frontais e dois laterais, além de ar-condicionado digital automático, volante regulável em altura e profundidade, portas USB e saídas de ar para os passageiros traseiros, freios a disco nas quatro rodas, retrovisor interno fotocrômico, carregador de celular sem fio, multimídia VW Play de 10,1”, instrumentação 100% digital de 10,2”, chave presencial, detector de fadiga, frenagem pós colisão, sensores de chuva e crepuscular, pedaleira esportiva e por aí vai.

Foto: VW/divulgação

O preço mudou pouco em relação a linha anterior, tabelado agora em R$145.790. Lembrando que, no começo de 2020, seu preço ficava abaixo dos R$100 mil. Há cinco cores disponíveis: Preto Ninja e Branco Cristal (sólidas), Cinza Platinum e Prata Sirius (metálicas), além da novidade Vermelho Sunset, que está em quase toda a linha nacional da marca, inclusive no lendário Gol Last Edition. A bonita Azul Night, metálica que era opcional, não está mais no catálogo.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.