(Lançamento) BMW M2: esportivo biturbo é mais rápido que Mustang


Um dos esportivos queridinhos da última década, o BMW M2 chega a sua segunda geração também no Brasil. Chamada de G87 e feita sobre a moderna base modular CLAR, o menor sedan esportivo da fabricante alemã é como um irmão menor do consagrado M3, e tem dimensões próximas a de um Toyota Corolla ou Honda Civic, mas é sempre coupé de duas portas. E anda mais que um Ford Mustang V8…
Isso porque, nas duas versões que o modelo é oferecido aqui no Brasil, Coupé (R$618 mil) e Coupé Track (R$668 mil), ele usa o mesmo powertrain do seu irmão maior M3: um motor 3.0 de seis cilindros em linha, com duplo comando variável, injeção direta, dois turbocompressores e outras soluções que favorecem a alta performance, acoplado a um câmbio automático de oito marchas. São 460 cv de potência e mais de 55 mkgf de torque, permitindo acelerar 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos e beirar os 300 km/h de máxima.
O conjunto ainda contempla tração traseira, diferencial ativo (distribui também a força entre a roda traseira direita ou esquerda, focando na dinâmica do carro), suspensão adaptativa e independente nas quatro rodas, amortecedores com controle eletrônico, freios a disco Motorsport nas quatro rodas, além rodas aro 19 na dianteira e aro 20 na traseira.
O motorista ainda pode configurar o comportamento de motor, transmissão, direção, freios e eletrônica (ESP, controle de tração e afins) para o melhor uso, enquanto a BMW fala em uma distribuição de peso praticamente perfeita, de 50/50 (dianteira/traseira). No exterior, há a configuração com câmbio manual de 6 marchas, mas essa não é oferecida por aqui.
Para quem busca melhor desempenho, a versão Coupé Track passa por emagrecimento, que dá direito a teto em fibra de carbono, bancos estilo concha mais leves e outras reduções. A versão mais endiabrada, indicada para uso em pistas de competição, traz ainda freios ainda mais potentes e com pinças vermelhas, iluminação diferenciada em LED nos faróis, e outras funções eletrônicas para melhorar a sensação ao volante.
Ambas versões trazem sempre detalhes da cabine em alumínio e fibra de carbono, ar-condicionado digital automático de três zonas, head-up display, iluminação ambiente em LED, sistema de som Harman Kardon, Park Assist, vários assistentes de condução, piloto automático adaptativo (ACC) e mais. O M2 2023 também já vem de série com uma tela curvada que inclui o painel de instrumentos digital (12,3”) e a multimídia (14,9”), serviços de concierge e várias comodidades a bordo (controle inteligente de revisões, internet 4G, navegador GPS online, acesso a portais de notícias, informações sobre clima e trânsito em tempo real, apps diversos etc).
Outras tecnologias mais atuais da marca, como a função de comandos do carro por voz, chaves digitais NFC (permite a abertura e partida do carro através do celular, sem uso da chave física) e conexão com app MyBMW também estão disponíveis. O Novo M2 é feito no México, na planta de San Luís Potosí, e, aqui no Brasil, já conta com revisões gratuitas por 3 anos ou 40 mil km (o que ocorrer primeiro).