(Lançamento) BMW M2: esportivo biturbo é mais rápido que Mustang

Um dos esportivos queridinhos da última década, o BMW M2 chega a sua segunda geração também no Brasil. Chamada de G87 e feita sobre a moderna base modular CLAR, o menor sedan esportivo da fabricante alemã é como um irmão menor do consagrado M3, e tem dimensões próximas a de um Toyota Corolla ou Honda Civic, mas é sempre coupé de duas portas. E anda mais que um Ford Mustang V8…

Isso porque, nas duas versões que o modelo é oferecido aqui no Brasil, Coupé (R$618 mil) e Coupé Track (R$668 mil), ele usa o mesmo powertrain do seu irmão maior M3: um motor 3.0 de seis cilindros em linha, com duplo comando variável, injeção direta, dois turbocompressores e outras soluções que favorecem a alta performance, acoplado a um câmbio automático de oito marchas. São 460 cv de potência e mais de 55 mkgf de torque, permitindo acelerar 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos e beirar os 300 km/h de máxima.

O conjunto ainda contempla tração traseira, diferencial ativo (distribui também a força entre a roda traseira direita ou esquerda, focando na dinâmica do carro), suspensão adaptativa e independente nas quatro rodas, amortecedores com controle eletrônico, freios a disco Motorsport nas quatro rodas, além rodas aro 19 na dianteira e aro 20 na traseira.

O motorista ainda pode configurar o comportamento de motor, transmissão, direção, freios e eletrônica (ESP, controle de tração e afins) para o melhor uso, enquanto a BMW fala em uma distribuição de peso praticamente perfeita, de 50/50 (dianteira/traseira). No exterior, há a configuração com câmbio manual de 6 marchas, mas essa não é oferecida por aqui.

Para quem busca melhor desempenho, a versão Coupé Track passa por emagrecimento, que dá direito a teto em fibra de carbono, bancos estilo concha mais leves e outras reduções. A versão mais endiabrada, indicada para uso em pistas de competição, traz ainda freios ainda mais potentes e com pinças vermelhas, iluminação diferenciada em LED nos faróis, e outras funções eletrônicas para melhorar a sensação ao volante.

Ambas versões trazem sempre detalhes da cabine em alumínio e fibra de carbono, ar-condicionado digital automático de três zonas, head-up display, iluminação ambiente em LED, sistema de som Harman Kardon, Park Assist, vários assistentes de condução, piloto automático adaptativo (ACC) e mais. O M2 2023 também já vem de série com uma tela curvada que inclui o painel de instrumentos digital (12,3”) e a multimídia (14,9”), serviços de concierge e várias comodidades a bordo (controle inteligente de revisões, internet 4G, navegador GPS online, acesso a portais de notícias, informações sobre clima e trânsito em tempo real, apps diversos etc).

Outras tecnologias mais atuais da marca, como a função de comandos do carro por voz, chaves digitais NFC (permite a abertura e partida do carro através do celular, sem uso da chave física) e conexão com app MyBMW também estão disponíveis. O Novo M2 é feito no México, na planta de San Luís Potosí, e, aqui no Brasil, já conta com revisões gratuitas por 3 anos ou 40 mil km (o que ocorrer primeiro).

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.