Renault Logan Zen 1.0: O senhor da racionalidade

Quando chegou por aqui, em julho de 2007, o Logan não se destacava pelo design (que, inclusive, era bastante controverso), nem pelo desempenho, mas sim pelo espaço interno digno de sedan médio: entre-eixos de 2,63 metros e porta-malas com 510 litros, números próximos até mesmo de sedans grandes da época como VW Passat (que possuía entre eixos de 2,70 m) e Ford Fusion (que acomodava 530 litros de bagagem no porta-malas). Lembrando que, assim como hoje em dia, na época o Logan era considerado um sedan compacto.

Com a chegada dessa segunda geração em novembro de 2013, o destacável espaço interno permaneceu sem mudanças, inclusive com os mesmos números de porta-malas e entre-eixos, afinal a plataforma ainda é a de 2007. Mas, se nada mudou em espaço, no design o papo foi outro: com visual totalmente novo, ele se tornou moderno, mas sem ousar nem revolucionar.

Foto: Lucca Mendonça

E nessa reestilização de meia vida, lançada no mês passado, a Renault tratou de deixá-lo mais competitivo com a concorrência, que está cada vez melhor. Mas, apesar da sua evolução com o tempo, o Logan ainda é uma compra muito mais racional do que emocional, principalmente nessas versões mais baratas, como a Zen 1.0 dessa avaliação: nada de visual arrojado, modernidades eletrônicas e acabamento de primeira qualidade, o Logan preza mesmo pelo custo X benefício.

Foto: Lucca Mendonça

Seu motor 1.0 desenvolve 79/82 cv de potência e 10,2/10,5 mkgf de torque (gasolina/etanol), e é ligado a um câmbio manual de 5 marchas. Apesar de não brilhar no desempenho mesmo pesando apenas 1.034 kg, ele compensa no baixo consumo: rodando na estrada a cerca de 100 km/h, as médias ficaram entre 19,0 e 20,0 km/l de gasolina.

No interior, a melhoria mais sentida é o novo volante: muito mais anatômico e bonito que o anterior, ele até chega a disfarçar um pouco o peso da obsoleta assistência eletro-hidráulica com a melhor pegada. No geral, o sistema de direção tem precisão e rapidez nas respostas do comando do volante. As suspensões, em contrapartida, pecam por serem duras demais e terem pouca flexibilidade, em que pese o fato do Logan ser um sedan familiar (e assim, teoricamente confortável).

Foto: Lucca Mendonça

Na matéria de espaço interno ele vai muito bem, como sempre foi: apesar do painel grande, não permitindo que o banco dianteiro seja colocado muito pra frente, ninguém passa por aperto. Além disso, as cabeças dos passageiros ficam longe do teto, e isso vale até para aqueles com mais de 1,90 m de altura. Seu excelente porta-malas, de 510 litros, tem espaço de sobra. O único ponto negativo é que, enquanto os bancos dianteiros ficaram maiores e mais confortáveis, os traseiros continuam com pouca espuma e o formato quase plano do encosto, o que acaba se tornando desconfortável e cansando depois de um tempo.

Foto: Lucca Mendonça

Essa versão Zen 1.0 custa R$53.490 e traz de série ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, quatro airbags, Isofix, sensores de estacionamento traseiros, comandos de som na coluna de direção, central multimídia de 7” com conexões Android Auto/Apple CarPlay, computador de bordo, rodas de aço com calotas aro 15, luzes diurnas de LED, entre outros. Destaque para seu sistema de som, que recebeu melhorias nessa reestilização: apesar de contar apenas com os quatro alto-falantes das portas, sem tweeters dianteiros como na maioria dos carros atuais, o sistema tem boa qualidade pelo preço e segmento do carro.

Pra quem procura um carro econômico e espaçoso e não se importa muito com design e modernidade, o Logan é uma boa opção. Mas lembre de antes dar uma olhadinha na concorrência: o Nissan Versa, por exemplo, tem os mesmos destaques do Renault (inclusive a mesma mecânica, pela parceria entre as duas montadoras) e custa R$52.090 na versão 1.0 Conforto, que já tem direção com assistência elétrica e ganha vidros elétricos traseiros, mas perde itens como central multimídia, airbags laterais, Isofix e sensores de estacionamento em relação ao Logan. Entre francês e japonês, a escolha pelo mais racional vai do gosto freguês.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.