(Comparativo) Volvo V60 X Audi A4 Avant: exemplares de uma espécie em extinção

Mesmo com a febre dos SUV’s, a categoria de peruas ainda é representada por três modelos aqui no Brasil (que estão mais para sobreviventes). O melhor disso é que duas delas concorrem entre si: igualmente bem equipadas, com motores modernos e tecnologia de sobra, a escolha entre a estilosa Volvo V60 T5 Momentum e a discreta Audi A4 Avant S-Line é tarefa difícil. Elas são, basicamente, as principais opções para quem quer sair do padrão e levar uma SW para casa, mas sem deixar de lado o conforto e bom porta-malas. Já falando de preço, eles certamente não vão ser decisivos na escolha porque são bem próximos: R$213.950 pela V60 e R$219.990 na A4 Avant.

Audi A4 Avant (foto: Lucca Mendonça)
Volvo V60 (foto: Lucca Mendonça)

As duas também são idênticas na concepção de motor (2.0, 4 cilindros, turbo e injeção direta), mas a diferença de potência é relativamente grande: enquanto a V60 rende 254 cv e 35,7 mkgf de torque (que é progressivo desde 1.500 até 4.800rpm), a A4 Avant desenvolve 190 cv e 32,4 mkgf de torque (que também progride de 1.450 até 4.200rpm). Na transmissão, a Volvo usa um automático convencional de 8 marchas (chamado de Geartronic) e a Audi um automatizado de dupla embreagem com 7 marchas (S-Tronic).

O propulsor 2.0 TFSI Audi (foto: Lucca Mendonça)

No final, as duas tem desempenho igualmente interessante: mesmo a Volvo tendo mais potência e torque, a Audi é 230 kg mais leve (1.460 contra gordos 1.729 kg da sua concorrente sueca). Na prática, enquanto a A4 Avant faz de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e chega nos 238 km/h de velocidade máxima, a V60 cumpre as mesmas provas em 6,7 segundos e 240 km/h, respectivamente (dados oficiais das montadoras). Lembrando ainda que as duas possuem seletor de modo de condução, inclusive com modo mais esportivo, o que deixa essas wagons ainda mais ariscas e divertidas de guiar.

2.0 Drive-E da Volvo (foto: Lucca Mendonça)

Elas podem andar bem, mas seus respectivos “quilinhos a mais” fazem o consumo desapontar na cidade, onde o motor é mais exigido pelas oscilações de velocidade: enquanto na estrada a A4 Avant conseguiu médias de 16,0/16,5 km/l e a V60 rodeou os 14,5/15,0 km/l, no circuito urbano esses números despencaram pra 8,5/9,0 km/l na wagon alemã e 7,0/7,5 km/l na perua sueca. E se você for andar muito no trânsito pesado das cidades, se prepare pra sempre ter que dar aquela paradinha pra abastecer, pois outro ponto negativo que é comum nessa dupla é o tanque de combustível pequeno (de aproximadamente 55 litros nas duas).

Andando no dia a dia, a principal diferença fica pela Volvo ter um rodar mais suave, com acerto de suspensão mais voltado para o conforto e maciez, enquanto a A4 Avant se mostra mais rígida, focando mais na dinâmica e estabilidade. Mas nenhuma das duas acaba fugindo de suas propostas de origem, levando mérito quando o assunto é conforto. Na direção e freios, ponto pra Audi, que tem conjuntos mais bem ajustados e eficientes (embora a Volvo também fique bem longe de desapontar).

foto: Lucca Mendonça

Ok, agora convenhamos que conforto sem espaço interno não resolve muita coisa, e é aí que as duas pecam: mesmo tendo bom entre-eixos (de 2,82 m na A4 Avant e 2,87 m na V60), falta um pouco de espaço para os joelhos e pernas dos ocupantes (principalmente na Audi, que obriga o passageiro dianteiro a quase apertar a perna contra o painel caso alguém mais alto sente atrás). Outro problema que é comum nas duas é o túnel central alto, que impede uma acomodação confortável das pernas de quem for no meio do banco traseiro. Pelo menos, para compensar a falta de espaço, as duas possuem saídas de ventilação para a segunda fileira. No porta-malas, a V60 vence com ótimos 529 litros de capacidade, contra 505 da A4 Avant (que já são bastante suficientes).

foto: Lucca Mendonça

Nos equipamentos de série, ambas trazem painel digital; 6 airbags; chave presencial; sensores de chuva e crepuscular; retrovisores externos com rebatimento elétrico e interno eletrocrômico; ar-condicionado digital; faróis de LED; sistema Start&Stop; multimídia com conexões Android Auto/Apple CarPlay, navegador e câmera de ré; entre outros. Enquanto a Audi oferece também porta-malas com abertura/fechamento automático, freio de mão com sistema Auto Hold, terceira zona de ar-condicionado para passageiros traseiros, teto solar panorâmico (opcional na sua concorrente sueca) e paddle-shifts para trocas de marcha no volante, a Volvo compensa com banco do passageiro com ajuste elétrico (além das três posições de memória para o motorista, também indisponível na A4 Avant), alerta de colisão frontal, leitor de placas de velocidade, frenagem automática com assistente de direção, alerta de mudança de faixa, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e assistente de permanência em faixa (esses dois últimos opcionais na Audi).

Cada uma delas tem suas vantagens: V60 anda mais e é mais espaçosa, A4 Avant gasta menos combustível e tem preço básico menor, por aí vai. Escolher entre as duas é tarefa difícil, e os R$6 mil de diferença entre uma e outra não ajudam, mas se você não fizer questão de uma SW, tanto Audi quanto Volvo oferecem modelos de outros segmentos pela mesma faixa de preço. Mas convenhamos, é difícil encontrar nesses tais outros segmentos o charme de uma station.

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Com 21 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.