(Lançamento) Mercedes-Benz atualiza seus SUVs EQA e EQB

Lançados há pouco mais de um ano e meio no mercado nacional, junto do sedanzão EQE, os SUVs elétricos EQA e EQB, da Mercedes-Benz, já chegam com novidades na linha 2024. Na verdade, eles são basicamente as variantes elétricas dos GLA e GLB, só que custam mais: o EQA 2024 estreia por R$399.900 e o EQB 2024 chega por R$459.900. A marca alemã anda eletrificando a maioria dos seus modelos, e hoje já conta com sete EVs de diferentes segmentos a venda no Brasil. 

Com relação ao EQA e EQB, são novidades o visual dianteiro e traseiro: suas frentes recebem parachoques e faróis retocados, além das novas grades escurecidas e decoradas com estrelas cromadas, enquanto as lanternas traseiras de ambos estão com novo arranjo interno. A dupla adota inéditas rodas de liga-leve de aro 22, e traz o pacote estético AMG: ele garante um aspecto mais esportivo, enquanto adereços espalhados pela carroceria contribuem com o menor coeficiente de arrasto (Cx). 

Por dentro, os MB elétricos esbanjam novos volantes com teclas touch, acabamentos renovados e mais funcionalidades na multimídia de 10,2”. O pacote de assistentes de condução também foi atualizado com funções aprimoradas. Aliás, EQA e EQB são muito similares no desenho interno, já que compartilham bancos, laterais de portas, instrumentação, comandos, multimídia, console central e parte do desenho do painel central. O SUV menor EQA, porém, aposta em um estilo de acabamento mais esportivo, enquanto o maior, de sete lugares, é mais sóbrio e requintado.  

No trem-de-força, mais novidades. Até então, os dois traziam o mesmo conjunto, composto por um motor elétrico dianteiro de 190 cv de potência e quase 40 mkgf de torque, mas agora essa configuração só está disponível para o EQA, o menor. Ele não sofre alterações nos números de desempenho, aliás: continua acelerando de 0 a 100 km/h em cerca de 8,5 segundos, e correndo até os 160 km/h.  

A boa nova é o par de motores elétricos, um dianteiro e outro traseiro, que passa a vir de série no EQB, o maior. Totalizando saudáveis 292 cv de potência, o powertrain entrega ainda mais de 53 mkgf de torque imediato, e é acompanhado do sistema de tração integral 4Matic. O EQB de motor único sai de linha, porém não deixa saudades, ao menos quando falamos em desempenho: o novo carro de dois motores leva apenas 6,2 segundos na prova de 0 a 100 km/h. Ainda assim, também não passa de 160 km/h.  

Os dois modelos contam com baterias de 66 kWh de capacidade, e permitem recarga com potência de até 100 kW. No caso do EQA, o alcance máximo por carga é de 321 km pelo ciclo PBEV do INMETRO (ou quase 500 pelo ciclo WLTP europeu), enquanto o EQB tem autonomia declarada de 272 km no PBEV (ao redor de 470 km WLTP). Claro, a propulsão por dois motores exige maior demanda de energia, o que reduz o alcance. Como novidades para redução de consumo, novos pneus de baixo atrito e um inédito modo de condução que maximiza a autonomia graças a limitação de equipamentos de conforto e comodidade.  

EQA e EQB oferecem o mesmo conteúdo de série: são destaques a iluminação ambiente em LED personalizável, chave presencial e partida por botão, bancos revestidos em material premium sustentável, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória de posição, painel de instrumentos digital de 10,25”, multimídia de 10,25” com conexões sem fio, controles do carro por comandos de voz (“Hey Mercedes”), navegador GPS embutido, carregador de celular por indução, teto-solar panorâmico, retrovisor interno fotocrômico, ar-condicionado digital automático dual zone, conjunto óptico Full LED, comutação automática de luz alta, diversos assistentes de condução e por aí vai.  

A dupla renovada, EQA e EQB, já está disponível em toda a rede de concessionárias Mercedes-Benz espalhada pelo país. A fabricante dá três anos de garantia sem limite de quilometragem para os carros, ou oito anos/160 mil km de cobertura para as baterias de tração.  

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.