VW Projeto 246, o “Gol SUV”: como será o próximo grande lançamento da Volkswagen?

Foi-se o tempo em que o VW Nivus não passava de R$115 mil ou R$120 mil em sua versão mais cara. Hoje é preciso desembolsar, no mínimo, R$135 mil para tê-lo na garagem (excluindo a versão PCD Sense). Por essas e outras, a Volkswagen já prepara um representante para o nível mais baixo de crossovers nacionais: trata-se do que ainda é chamado pelo nome interno de “Projeto 246”, futuro modelo que deverá brigar com Fiat Pulse, Renault Kardian, Citroën Basalt e por aí vai. O apelido “Gol SUV” teve origem lá nos primórdios de desenvolvimento do projeto, cogitado como um substituto ao hatch veterano da VW. 

Foto: Renato Maia/Falando de Carro

O tal carro, apesar de ter sido desenvolvido no Brasil, tem como base o Skoda Fabia, uma espécie de opção europeia mais em conta ao VW Polo. A base MQB A0 é a mesma de Polo, Nivus, Virtus e T-Cross nacionais, porém o crossover brasileiro usará uma versão dedicada da plataforma, chamada de “IN”, segundo fontes. O 246 também será um pouco maior que o Fabia, principalmente na altura total e comprimento, mirando uma pegada mais musculosa e “inchada” como a encontrada nos Renault Kardian e Fiat Pulse, contando com uma construção similar a de seus rivais: suspensões McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, freios a disco na dianteira e tambores na traseira (os mais caros poderão ter discos nas quatro rodas), e direção elétrica. 

Será característico do futuro crossover uma linha de cintura elevada, dianteira bastante alta e retilínea, buscando imponência, enquanto a traseira conta com uma janela mais inclinada, por conta da extensão no comprimento. As formas e traços quadrados do Polo também darão lugar a um design mais arredondado e limpo, seguindo a mais recente identidade visual da VW mundial (vide Novo Tiguan europeu). 

Ele não será coupé como o Nivus, e sim um crossover convencional, mas compartilhará a distância entre-eixos com outros irmãos de plataforma: é esperado os mesmos 2,56 m de Polo e Nivus, medida também encontrada no Skoda. Por mais que seja cedo para adiantar dimensões precisas de comprimento, largura e capacidade do porta-malas, fontes afirmam que o Projeto 246 não deverá ter aumentos substanciais se comparado as medidas do Fabia: hoje 4,11 m de comprimento, 1,78 m de largura e com porta-malas de generosos 380 litros (dados oficiais Skoda).  

Foto: Renato Maia/Falando de Carro

Sua motorização não deverá inovar, ao menos no primeiro momento. Fontes afirmam que o “coringa” será o conhecido motor 1.0 TSI (turboflex) em sua configuração com 170 N.m, a mesma usada no Polo atual, com 109/116 cv de potência e 17,3 mkgf de torque (gas/eta). O casamento dela será com a caixa manual MQ200-5F, de cinco velocidades (presente nos Polo TSI manual), ou com a automática AQ160-6F, de seis marchas (presente nos Polo TSI automáticos).  

Foto: reprodução/Falando de Carro

Não está descartado, para os “246” mais caros, o 1.0 TSI em sua versão mais poderosa, 200TSI, de 116/128 cv e 20,4 mkgf (gas/eta), nesse caso acoplado permanentemente a transmissão automática de seis marchas (caixa AQ250-6F). Dada a inovação da Citroën, que trará o rival Basalt com motor 1.0 de aspiração natural, também poderemos ver nascer, futuramente, um VW 246 equipado com o 1.0 aspirado de três cilindros dos Polo Track e MPI: nesse caso, um carro com 77/84 cv de potência e 9,6/10,3 mkgf de torque, utilizando sempre câmbio manual de cinco marchas. De qualquer forma, o “manda-chuva” será o 170TSI. 

Foto: reprodução/Falando de Carro

A lista de itens de série deverá ser interessante, porém mais simples que as dos Nivus Comfortline e Highline. Assim como no Polo, o futuro crossover trará quatro airbags (dois frontais e dois laterais), oscilará entre painel de instrumentos analógico (do Polo Track) e tela digital de 8” (emprestada dos Polo TSI) e trará rodas aro 15, 16 ou 17, dependendo da versão, com liga-leve ou calotas no caso da opção de entrada. Embora cogitados para as versões mais caras, os assistentes de condução, como piloto automático adaptativo (ACC) e alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, não deverão ser prioridades da VW para o 246.  

Foto: reprodução/Falando de Carro

Em contrapartida, itens como a multimídia Play de 10”, chave presencial, partida por botão, ar-condicionado automático digital e carregador de celular sem fio estarão presentes nos pacotes de equipamentos mais completos, segundo fontes. O conjunto óptico em LED deverá ser item de série, assim como acontece nos Polo MPI e TSI (hoje, só há lâmpadas halógenas no Track).  

Foto: Renato Maia/Falando de Carro

Embora a VW já tenha afirmado que ele terá um nome definitivo com cinco letras, ainda é mistério como será chamado o crossover “246”. Segundo o site Autos Segredos, a VW contratou, ainda em 2023, uma empresa para cravar o nome do modelo, escolhido por votação dentre sete opções (Hera, Therion, Tera, Copa, Teon, Copan e Taira). Dentre essas alternativas, apenas duas contam com cinco letras: Copan e Taira. Para quem não sabe, uma das padronizações da fabricante alemã é batizar a grande maioria dos seus crossovers e SUVs com nomes iniciados pela letra “T”.  

Foto: VW/divulgação

É cedo para cravar seus preços finais, mas o fato é que o novo modelo ficará num nicho entre Polo e Nivus, ou seja, algo entre R$100 mil e R$130 mil em valores atuais. E quando chega? Seu lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2025, no meio de um “lote” de 16 novidades que a Volkswagen apresentará no Brasil até 2028 (R$16 bilhões investidos no total). Enquanto isso, a Revista AutoEsporte já adiantou que o “246” está em fase de produção pré-série. 

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.