VW Projeto 246, o “Gol SUV”: como será o próximo grande lançamento da Volkswagen?
Foi-se o tempo em que o VW Nivus não passava de R$115 mil ou R$120 mil em sua versão mais cara. Hoje é preciso desembolsar, no mínimo, R$135 mil para tê-lo na garagem (excluindo a versão PCD Sense). Por essas e outras, a Volkswagen já prepara um representante para o nível mais baixo de crossovers nacionais: trata-se do que ainda é chamado pelo nome interno de “Projeto 246”, futuro modelo que deverá brigar com Fiat Pulse, Renault Kardian, Citroën Basalt e por aí vai. O apelido “Gol SUV” teve origem lá nos primórdios de desenvolvimento do projeto, cogitado como um substituto ao hatch veterano da VW.
O tal carro, apesar de ter sido desenvolvido no Brasil, tem como base o Skoda Fabia, uma espécie de opção europeia mais em conta ao VW Polo. A base MQB A0 é a mesma de Polo, Nivus, Virtus e T-Cross nacionais, porém o crossover brasileiro usará uma versão dedicada da plataforma, chamada de “IN”, segundo fontes. O 246 também será um pouco maior que o Fabia, principalmente na altura total e comprimento, mirando uma pegada mais musculosa e “inchada” como a encontrada nos Renault Kardian e Fiat Pulse, contando com uma construção similar a de seus rivais: suspensões McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, freios a disco na dianteira e tambores na traseira (os mais caros poderão ter discos nas quatro rodas), e direção elétrica.
Será característico do futuro crossover uma linha de cintura elevada, dianteira bastante alta e retilínea, buscando imponência, enquanto a traseira conta com uma janela mais inclinada, por conta da extensão no comprimento. As formas e traços quadrados do Polo também darão lugar a um design mais arredondado e limpo, seguindo a mais recente identidade visual da VW mundial (vide Novo Tiguan europeu).
Ele não será coupé como o Nivus, e sim um crossover convencional, mas compartilhará a distância entre-eixos com outros irmãos de plataforma: é esperado os mesmos 2,56 m de Polo e Nivus, medida também encontrada no Skoda. Por mais que seja cedo para adiantar dimensões precisas de comprimento, largura e capacidade do porta-malas, fontes afirmam que o Projeto 246 não deverá ter aumentos substanciais se comparado as medidas do Fabia: hoje 4,11 m de comprimento, 1,78 m de largura e com porta-malas de generosos 380 litros (dados oficiais Skoda).
Sua motorização não deverá inovar, ao menos no primeiro momento. Fontes afirmam que o “coringa” será o conhecido motor 1.0 TSI (turboflex) em sua configuração com 170 N.m, a mesma usada no Polo atual, com 109/116 cv de potência e 17,3 mkgf de torque (gas/eta). O casamento dela será com a caixa manual MQ200-5F, de cinco velocidades (presente nos Polo TSI manual), ou com a automática AQ160-6F, de seis marchas (presente nos Polo TSI automáticos).
Não está descartado, para os “246” mais caros, o 1.0 TSI em sua versão mais poderosa, 200TSI, de 116/128 cv e 20,4 mkgf (gas/eta), nesse caso acoplado permanentemente a transmissão automática de seis marchas (caixa AQ250-6F). Dada a inovação da Citroën, que trará o rival Basalt com motor 1.0 de aspiração natural, também poderemos ver nascer, futuramente, um VW 246 equipado com o 1.0 aspirado de três cilindros dos Polo Track e MPI: nesse caso, um carro com 77/84 cv de potência e 9,6/10,3 mkgf de torque, utilizando sempre câmbio manual de cinco marchas. De qualquer forma, o “manda-chuva” será o 170TSI.
A lista de itens de série deverá ser interessante, porém mais simples que as dos Nivus Comfortline e Highline. Assim como no Polo, o futuro crossover trará quatro airbags (dois frontais e dois laterais), oscilará entre painel de instrumentos analógico (do Polo Track) e tela digital de 8” (emprestada dos Polo TSI) e trará rodas aro 15, 16 ou 17, dependendo da versão, com liga-leve ou calotas no caso da opção de entrada. Embora cogitados para as versões mais caras, os assistentes de condução, como piloto automático adaptativo (ACC) e alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, não deverão ser prioridades da VW para o 246.
Em contrapartida, itens como a multimídia Play de 10”, chave presencial, partida por botão, ar-condicionado automático digital e carregador de celular sem fio estarão presentes nos pacotes de equipamentos mais completos, segundo fontes. O conjunto óptico em LED deverá ser item de série, assim como acontece nos Polo MPI e TSI (hoje, só há lâmpadas halógenas no Track).
Embora a VW já tenha afirmado que ele terá um nome definitivo com cinco letras, ainda é mistério como será chamado o crossover “246”. Segundo o site Autos Segredos, a VW contratou, ainda em 2023, uma empresa para cravar o nome do modelo, escolhido por votação dentre sete opções (Hera, Therion, Tera, Copa, Teon, Copan e Taira). Dentre essas alternativas, apenas duas contam com cinco letras: Copan e Taira. Para quem não sabe, uma das padronizações da fabricante alemã é batizar a grande maioria dos seus crossovers e SUVs com nomes iniciados pela letra “T”.
É cedo para cravar seus preços finais, mas o fato é que o novo modelo ficará num nicho entre Polo e Nivus, ou seja, algo entre R$100 mil e R$130 mil em valores atuais. E quando chega? Seu lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2025, no meio de um “lote” de 16 novidades que a Volkswagen apresentará no Brasil até 2028 (R$16 bilhões investidos no total). Enquanto isso, a Revista AutoEsporte já adiantou que o “246” está em fase de produção pré-série.