VW Nivus: em 5 anos, de furo jornalístico a carro maduro

VW Nivus Comfortline - Foto: Lucca Mendonça

O Nivus é um desses carros que ficou marcado pelo sucesso no mercado nacional. Tive a satisfação de ser o primeiro profissional da área jornalística a noticiar que a marca alemã trabalhava num adiantado projeto de um coupê aventureiro estruturalmente baseado no hatch Polo. Eram meados de 2018, e uma de minhas fontes me informou que a VW já tinha protótipos prontos de um SUV coupé pequeno que era, praticamente, um Polo com a traseira inclinada. Uma ousadia para a época, tanto que muitos colegas da área duvidaram da veracidade dessa informação.

VW Nivus na capa da Motor Show – Foto: acervo pessoal do autor

Depois da notícia confirmada pela fonte, chequei com a indústria de auto peças se as informações que eu tinha batiam com a realidade. Bingo! Era tudo verdade, e o carro já estava adiantado, com o lançamento previsto para dali dois anos, em meados de 2020. Um ilustrador especializado na indústria automotiva me ajudou em maio de 2018 a criar a imagem do que seria o Nivus, baseando-se em informações descritivas que minha fonte havia dito na época. Chegamos muito perto do carro de produção, que nasceria em 2020. Trabalho feito!

VW Nivus na Motor Show em 2018 – Foto: acervo pessoal do autor

Na realidade, a VW queria lançar um modelo que repetisse o sucesso do CrossFox, um aventureiro urbano baseado no Fox e que foi um grande sucesso de vendas por muitos anos. O interessante é que o CrossFox foi lançado para ser ocupar cerca de 30% da produção do Fox, mas, na realidade, em curto espaço de tempo, já representava mais de 50% das vendas do hatch do qual derivava. Uma indicação claríssima de um nicho de consumidores brasileiros que queriam um carro pequeno, ágil, adequado as nossas ruas e estradas e com um visual descolado, para os aventureiros das grandes cidades.

VW Nivus na Motor Show em 2018 – Foto: acervo pessoal do autor

Pois o Nivus veio com a intenção de ocupar exatamente a laguna deixada pelo CrossFox, que saiu de linha em 2017, mas faz sucesso até hoje no mercado de usados. A Volks se apressou em criar um novo produto semelhante, mas nos moldes do mercado automotivo moderno: plataforma modular, motor turboflex, câmbio automático e bastante tecnologia embarcada.

VW Nivus Comfortline 2026 – Foto: Lucca Mendonça

1 semana com o Nivus Comfortline 2026

Recentemente tive a oportunidade de ficar uma semana com um Nivus Comfortline 2026 da frota de imprensa da Volkswagen. Um pouco mais de 5 anos depois do lançamento do carro, ficou nítido que ele está maduro: fiquei surpreso com o rodar macio, silencioso e que passa uma sensação de segurança para motorista e passageiros, muito boa.

VW Nivus Comfortline 2026 – Foto: Lucca Mendonça

O motor 1.0 turboflex de três cilindros com 4 válvulas por cilindro e injeção direta de combustível gera até 128 cv de potência com um torque que beira os 20,5 mkgf, no caso de etanol no tanque. Seu câmbio automático de 6 marchas é tão suave que não se percebe as trocas de marcha. Uma tocada de direção digna de um projeto maduro e completamente pronto ao consumidor brasileiro. Bacana saber que um produto que eu tratei como segredo mundial em 2018 hoje é um carro tão bom, ágil, econômico e confortável.

VW Nivus Comfortline 2026 – Foto: Lucca Mendonça

Claro que o modelo oferecido hoje nas revendas da marca possui sofisticações de acabamento e de conforto que destacam ainda mais as qualidades do Nivus. Um belo fruto de nossa engenharia, exportado para toda a América Latina e que está presente até no exigente mercado europeu, com o nome de Taigo. História bacana, que merecia ser contada!

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Jornalista na área automobilística há 50 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e na Revista Motor Show por 24 anos, de onde foi diretor de redação de 2007 até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Ensino de Engenharia Paulista (IEEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e os Mil Quilômetros de Brasília em 2004, além de ter participado em competições de várias categorias do automobilismo brasileiro. Tem 69 anos, é casado e tem três filhos homens, de 22, 33 e 36 anos.