VW Nivus: em 5 anos, de furo jornalístico a carro maduro

O Nivus é um desses carros que ficou marcado pelo sucesso no mercado nacional. Tive a satisfação de ser o primeiro profissional da área jornalística a noticiar que a marca alemã trabalhava num adiantado projeto de um coupê aventureiro estruturalmente baseado no hatch Polo. Eram meados de 2018, e uma de minhas fontes me informou que a VW já tinha protótipos prontos de um SUV coupé pequeno que era, praticamente, um Polo com a traseira inclinada. Uma ousadia para a época, tanto que muitos colegas da área duvidaram da veracidade dessa informação.

Depois da notícia confirmada pela fonte, chequei com a indústria de auto peças se as informações que eu tinha batiam com a realidade. Bingo! Era tudo verdade, e o carro já estava adiantado, com o lançamento previsto para dali dois anos, em meados de 2020. Um ilustrador especializado na indústria automotiva me ajudou em maio de 2018 a criar a imagem do que seria o Nivus, baseando-se em informações descritivas que minha fonte havia dito na época. Chegamos muito perto do carro de produção, que nasceria em 2020. Trabalho feito!

Na realidade, a VW queria lançar um modelo que repetisse o sucesso do CrossFox, um aventureiro urbano baseado no Fox e que foi um grande sucesso de vendas por muitos anos. O interessante é que o CrossFox foi lançado para ser ocupar cerca de 30% da produção do Fox, mas, na realidade, em curto espaço de tempo, já representava mais de 50% das vendas do hatch do qual derivava. Uma indicação claríssima de um nicho de consumidores brasileiros que queriam um carro pequeno, ágil, adequado as nossas ruas e estradas e com um visual descolado, para os aventureiros das grandes cidades.

Pois o Nivus veio com a intenção de ocupar exatamente a laguna deixada pelo CrossFox, que saiu de linha em 2017, mas faz sucesso até hoje no mercado de usados. A Volks se apressou em criar um novo produto semelhante, mas nos moldes do mercado automotivo moderno: plataforma modular, motor turboflex, câmbio automático e bastante tecnologia embarcada.

1 semana com o Nivus Comfortline 2026
Recentemente tive a oportunidade de ficar uma semana com um Nivus Comfortline 2026 da frota de imprensa da Volkswagen. Um pouco mais de 5 anos depois do lançamento do carro, ficou nítido que ele está maduro: fiquei surpreso com o rodar macio, silencioso e que passa uma sensação de segurança para motorista e passageiros, muito boa.

O motor 1.0 turboflex de três cilindros com 4 válvulas por cilindro e injeção direta de combustível gera até 128 cv de potência com um torque que beira os 20,5 mkgf, no caso de etanol no tanque. Seu câmbio automático de 6 marchas é tão suave que não se percebe as trocas de marcha. Uma tocada de direção digna de um projeto maduro e completamente pronto ao consumidor brasileiro. Bacana saber que um produto que eu tratei como segredo mundial em 2018 hoje é um carro tão bom, ágil, econômico e confortável.

Claro que o modelo oferecido hoje nas revendas da marca possui sofisticações de acabamento e de conforto que destacam ainda mais as qualidades do Nivus. Um belo fruto de nossa engenharia, exportado para toda a América Latina e que está presente até no exigente mercado europeu, com o nome de Taigo. História bacana, que merecia ser contada!








