Seres Motors paralisa operações, mas promete voltar logo
Lembra da Seres, aquela importadora que trouxe ao Brasil alguns modelos da Huawei e DFSK? Pois bem: após pouco mais de um ano de mercado nacional, e algumas unidades vendidas, suas operações parecem ter dado uma “congelada”, pelo menos por enquanto. A Seres, na realidade, é uma importadora representada por um grupo de empresários brasileiros, que sempre apostaram em SUVs e veículos comerciais eletrificados, híbridos ou totalmente elétricos, vindos da China.
Por aqui, até então, o grupo havia lançado quatro carros: O 3, um SUV compacto, e o 5, médio, ambos produtos da Huawei, além dos “caminhõezinhos” elétricos EC31 e EC35, da DFSK. Como promessa ainda estava o SUV grande M7, que não chegou oficialmente. A estratégia de vendas era diferenciada: não havia lojistas ou concessionários. Quem quisesse um Seres precisava adquiri-lo online, e alguns poucos representantes espalhados pelo país cuidavam dos possíveis test-drives, exposições e entregas aos compradores. A manutenção era feita em pontos de serviço da própria marca, os Service Center, e também em algumas oficinas da Porto Seguro.
Mas, vendendo muito pouco, e ficando na sombra de outras fabricantes e importadoras de carros chineses, a Seres Motors decidiu “parar tudo” para repensar o negócio. A tal “reestruturação para mudança na estratégia comercial”, deve durar cerca de 90 dias, como estima a importadora, e, a partir de então, o procedimento de venda se tornará mais normal: com concessionárias e lojistas. Segundo a Seres, 15 grupos do ramo já se interessaram na comercialização dos carros da marca. Por enquanto, seguem sem interrupções os test-drives, serviços de pós-venda e encomenda de novos modelos.
A Seres Motors brasileira também culpa a falta de disponibilidade de carros para importação, já que a demanda pelos modelos aumentou bastante lá na China. Ou seja, não sobrava carro para o Brasil. Além disso, segundo a empresa, não há agenda para homologar os carros junto aos laboratórios credenciados do Brasil, aqueles que certificam que o produto está apto a ser vendido por aqui, e medem alcance elétrico, consumo médio e afins.
Mas, a Seres adianta: é esperado que, logo após o retorno às operações, cheguem novidades da marca ao mercado nacional. Uma delas é o SUV híbrido plug-in E5, que já teve um primeiro lote importado para cá, e o segundo está prometido para agosto (24 unidades). A marca também não descarta uma possível instalação de uma unidade de produção local, sem entrar em detalhes sobre locais ou datas.