Seres Motors paralisa operações, mas promete voltar logo

Lembra da Seres, aquela importadora que trouxe ao Brasil alguns modelos da Huawei e DFSK? Pois bem: após pouco mais de um ano de mercado nacional, e algumas unidades vendidas, suas operações parecem ter dado uma “congelada”, pelo menos por enquanto. A Seres, na realidade, é uma importadora representada por um grupo de empresários brasileiros, que sempre apostaram em SUVs e veículos comerciais eletrificados, híbridos ou totalmente elétricos, vindos da China. 

Por aqui, até então, o grupo havia lançado quatro carros: O 3, um SUV compacto, e o 5, médio, ambos produtos da Huawei, além dos “caminhõezinhos” elétricos EC31 e EC35, da DFSK. Como promessa ainda estava o SUV grande M7, que não chegou oficialmente. A estratégia de vendas era diferenciada: não havia lojistas ou concessionários. Quem quisesse um Seres precisava adquiri-lo online, e alguns poucos representantes espalhados pelo país cuidavam dos possíveis test-drives, exposições e entregas aos compradores. A manutenção era feita em pontos de serviço da própria marca, os Service Center, e também em algumas oficinas da Porto Seguro.  

Foto: Seres/divulgação

Mas, vendendo muito pouco, e ficando na sombra de outras fabricantes e importadoras de carros chineses, a Seres Motors decidiu “parar tudo” para repensar o negócio. A tal “reestruturação para mudança na estratégia comercial”, deve durar cerca de 90 dias, como estima a importadora, e, a partir de então, o procedimento de venda se tornará mais normal: com concessionárias e lojistas. Segundo a Seres, 15 grupos do ramo já se interessaram na comercialização dos carros da marca. Por enquanto, seguem sem interrupções os test-drives, serviços de pós-venda e encomenda de novos modelos.  

A Seres Motors brasileira também culpa a falta de disponibilidade de carros para importação, já que a demanda pelos modelos aumentou bastante lá na China. Ou seja, não sobrava carro para o Brasil. Além disso, segundo a empresa, não há agenda para homologar os carros junto aos laboratórios credenciados do Brasil, aqueles que certificam que o produto está apto a ser vendido por aqui, e medem alcance elétrico, consumo médio e afins.  

Foto: Seres/divulgação

Mas, a Seres adianta: é esperado que, logo após o retorno às operações, cheguem novidades da marca ao mercado nacional. Uma delas é o SUV híbrido plug-in E5, que já teve um primeiro lote importado para cá, e o segundo está prometido para agosto (24 unidades). A marca também não descarta uma possível instalação de uma unidade de produção local, sem entrar em detalhes sobre locais ou datas.  

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.